x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 530

acessos 98.909

Exame de Suficiência 2015 - Bacharel

Juliana

Juliana

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 9 anos Quarta-Feira | 25 março 2015 | 11:35

Recurso pra 46



Solicito a anulação da questão tendo em vista que a mesma contém um erro de digitação que induz ao erro do candidato e da outro sentido a questão, considerando esse erro não há alternativa correta.

Justificativa:

A questão fornece 3 (três) itens para apreciação e pede para assinalar a questão correta em relação ao levantamento dos honorários e execução de honorários pericias de acordo com a NBC PP 01 – Perito Contábil.

De acordo com o gabarito divulgado pela Fundação Brasileira de Contabilidade a resposta correta é a letra A itens I, II e III, porém o item II está divergente da Norma, foi trocado um verbo mudando todo o sentido da lei, onde fez-se pensar que seria proposital afim de considerar o item incorreto e com iss não há uma alternativa correta, pois teria que ter uma alternativa com os itens I e III que seria a resposta correta.

Fundamentação:

A NBC PP 01 – Perito Contábil em seu item 66 informa ao levantamento dos honorários, vejamos:
Levantamento dos honorários

65. O perito-contador deve requerer o levantamento dos honorários periciais, previamente depositados, na mesma petição em que requer a juntada do laudo pericial aos autos.

66. O perito-contador pode requerer a liberação parcial dos honorários quando julgar necessário para o custeio de despesas durante a realização dos trabalhos.

Se observado o item 66 da Norma e compará-lo com o item II da questão percebe-se uma diferença do verbo “PODER” que foi alterado para o verbo “DEVER” que muda todo o sentido da lei, ficando assim este item incorreto e não como divulgado no gabarito preliminar.
Item da questão;

II- O perito-contador DEVE requerer a liberação parcial dos honorários, quando julgar necessário, para o custeio de despesas durante a realização dos trabalhos.

Item da Norma;
66. O perito-contador PODE requerer a liberação parcial dos honorários quando julgar necessário para o custeio de despesas durante a realização dos trabalhos.

Anderson Caciano

Anderson Caciano

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 25 março 2015 | 11:37

Juliana Também estou torcendo que não mudem a 49, marquei a D.

Acertei 25, estou com o coração na mão! kkkkk também vou entrar com recurso na questão 29 pelo modelo de recurso que você passou, se tudo der certo e a questão for anulada vou para 26.... ai solta o grito Nação !

Mas Deus é fiel! e vai dar tudo certo!


Anderson Caciano
Contador
CRC PR-072412/O-3
Joao Marcos

Joao Marcos

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 25 março 2015 | 11:37

Ana Paula se você precisa da anulação da 29 e 46 pode se considerar passada. Vão ter muitos recursos para anular essas duas questões. Não terei a mesma sorte, pois nas minhas 24 questões eu acertei essas 2 de acordo com o Extra-Oficial.

O que a gente não pode esquecer é que esse gabarito não é o oficial, pode ter algumas surpresinhas aí

Joao Marcos

Joao Marcos

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 25 março 2015 | 11:44

A banca não aceita os recursos tão facilmente. A questão tem que estar mal elaborada e induzir ao erro, e para convence-los que realmente induziu ao erro tem que ter muita gente entrando com recurso.
De qualquer maneira não podemos resolver nada disso antes do gabarito oficial.

Anderson Caciano

Anderson Caciano

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 25 março 2015 | 11:50

Realmente Joao, estou fazendo o possível, conversando com meus amigos que tiraram uma nota boa mesmo, pra entrar com recurso, e nos grupos do face que estou cadastrado vou pedir ajuda para entrar com o recurso, quanto mais gente entrar melhor.

Anderson Caciano
Contador
CRC PR-072412/O-3
Solange

Solange

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 9 anos Quarta-Feira | 25 março 2015 | 12:05

Boa tarde Pessoal,

Achei interessante compartilhar com vocês, já que li que algumas pessoas estão preocupadas se for anuladas questões que acertou, somente vai alterar sua pontuação se você errar a questão, se você acertar não muda nada em sua pontuação.


Se alguma questão for anulada, como eu conto os pontos que fiz na prova?

Novamente, vamos verificar o que diz o Edital:

7.4. Em hipótese nenhuma, devido à anulação de qualquer questão, a prova deixará de valer em sua totalidade 50 pontos.

7.4.1. Se houver anulação de qualquer questão, essas alterações pontuarão todos os examinados, independentemente de eventual interposição de recurso.

7.5. Será reprovado nas provas objetivas o examinado que obtiver nota inferior a 50% (cinquenta por cento), ou seja, nota inferior a 25 (vinte e cinco) pontos.

Então, da forma mais simples possível: você considera a questão que foi anulada como uma questão que você acertou na prova. Ainda não ficou claro? vamos aos exemplos:

Acertei 25 questões e, dentre as questões que eu acertei na prova, uma foi anulada. O que acontece: Você continua com as 25 questões e é considerado(a) aprovado(a) no Exame.
Acertei 23 questões e 2 questões que eu errei na prova foram anuladas anuladas. O que acontece: você passa a ficar com 25 questões corretas e é considerado(a) aprovado(a) no Exame. Fonte: suficiência contábil

Solange
Luh

Luh

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 25 março 2015 | 12:48

Boa tarde!
Galera se estamos correndo o risco de ter alteração na questão 49 como foi dito nos outros sites...é porque a questão não foi bem formulada. Inclusive no site de "suficiência contábil" menciona que na questão há controversas e que no gabarito oficial pode ser tanto a alternativa "B" ou "D".
O que me preocupa é que até os mais experientes ficaram com dúvidas...
Nos resta esperar sair o gabarito oficial e independente da resposta deveríamos entrar com recurso pedindo anulação da questão alegando duas respostas corretas...
Lembrando que outras pessoas podem entrar com recurso solicitando a alteração da alternativa.
O ideal seria "ANULAR" mesmo assim todos seriam beneficiados...

Heliesio Vaz

Heliesio Vaz

Bronze DIVISÃO 4, Programador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 25 março 2015 | 14:13

Alguem tem a prova ai pra escrever pra mim a questão da prefeitura que fala do pagamento IPTU e escrituração na competência do decimo terceiro?

Juliana

Juliana

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 9 anos Quarta-Feira | 25 março 2015 | 14:28

De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Publico, analise as variações patrimoniais apresentadas nos itens abaixo , ocorridos nos registros contábeis de uma prefeitura, em relação ao patrimonio Líquido e, em seguida, assinale a opção CORRETA:

A - Lançamento de IPTU, na data da ocorrência do fato gerador.
B - Aquisição de veículo a prazo
C - Contratação de Operação de Crédito
D - Reconhecimento, em Regime de Competencia mensal, do 13° salário a ser pago no final do ano.

Classificam-se como Variações Patrimoniais Qualitativas aquelas descritas nos itens:

a) C e D
b) B e C
c) A e D
d) A e B

Heliesio Vaz

Heliesio Vaz

Bronze DIVISÃO 4, Programador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 25 março 2015 | 14:29

De qualquer forma vai depender do gabarito oficial, mas eu lembro que ela Juliana tem um texto em cima falando algo relação patrimonio liquido em baixo fala de Qualitativo. lembro que há uma diferença no qualitativo e quantifico um altera patrimônio liquido o outro não.

Heliesio Vaz

Heliesio Vaz

Bronze DIVISÃO 4, Programador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 25 março 2015 | 14:48

Minha duvida é acerca do Aquisição de veículo a prazo. Sendo a praz não alteraria o patrimônio liquido? A questão pede em relação ao patrimônio liquido, a questão não deveria estar escrito Quantitativo uma vez que o qualitativo não faz alteração no patrimônio liquido?


8. Entende-se como variações quantitativas aquelas decorrentes de transações no setor público que aumentam ou diminuem o patrimônio líquido.
9. Entende-se como variações qualitativas aquelas decorrentes de transações no setor público que alteram a composição dos elementos patrimoniais sem afetar o patrimônio líquido.

jennifer dos santos silva

Jennifer dos Santos Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 25 março 2015 | 14:49

Pessoal entrem esse link [url=http://www.contadoraqualquercusto.com.br/2015/03/anulacao-e-modelos-de-recursos-questoes.html][/url]
aqui estap os recursos que eu fiz junto com o Yuri, das questões 29 e 46, la o Professor Antonio explica certinho como fazer para mandar os recursos, e quem tiver feito mais algum recurso de outras questões e quiser me mandar, por favor mande no email @Oculto

ISABEL DE LIMA MELO

Isabel de Lima Melo

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 9 anos Quarta-Feira | 25 março 2015 | 15:33

Heliesio,

Não vejo erro na questão 21. A questão pede as Variações Qualitativas.

Entende-se como variações qualitativas aquelas decorrentes de transações no setor público que alteram a composição dos elementos patrimoniais sem afetar o patrimônio líquido.

Na aquisição de um veículo , há apenas uma troca (permuta) de uma obrigação, por um veículo. Não alterou em nada o PL
A mesma situação ocorre na contratação de operação de crédito. Você tem uma entrada de caixa, advinda de um empréstimo, em contrapartida
a um registro de uma obrigação de devolução do empréstimo.

Carley Delmondes Costa

Carley Delmondes Costa

Bronze DIVISÃO 5, Analista
há 9 anos Quarta-Feira | 25 março 2015 | 15:38

Olá, boa tarde!
rsrs
Eu particularmente achei a prova fácil, precisei um pouco mais de atenção em algumas na qual erradas. ( que por incrível que pareça, era as mais fáceis)

Agora de resto, tudo bem ( essa 46 errei por ler, DEVE, marquei a letra B. ). Fora all right!

acertei 35. com os gabaritos preliminares, espero que consigam o recurso para que possamos ser realmente contadores!

Boa sorte a todos.

att,
Carley Delmondes.

Página 6 de 19

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.