x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 9

acessos 5.772

Conselho sobre a area contabil e fiscal

IGOR CAETANO DE LIMA

Igor Caetano de Lima

Bronze DIVISÃO 3, Estagiário(a)
há 9 anos Terça-Feira | 21 abril 2015 | 21:48

Olá ,

Sou igor, tenho 19 anos e estou no 2º semestre de ciências contábeis e nunca trabalhei.

Estou quase ficando louco em casa pois já faz 2 anos que procuro emprego e não consigo arruma, porem adiei a procura para agosto pois estarei no 3º semestre. Mais será que estando no 3º semestre eu conseguirei oportunidade na área.

Não conheço ninguém na área estão estou com muitas duvidas:

Tenho vontade de atuar na área fiscal, porem não quero deixa de atuar na área contábil também, será que optando em me especializar no fiscal vou perder oportunidade no contábil ?

Por ser ruim de interpretação de texto pode me prejudicar no fiscal, na parte da legislação ?

Na área fiscal tem bastante oportunidade ?

Já ouvir dizer quem atua no fiscal abre mão de sua vida pessoal, É verdade isso ?

Como é a rotina do departamento fiscal ?

alguém tem alguma dica para mim que estou iniciando agora ?

Estou desempregado a procura do primeiro emprego, será que vale a pena espera ate agosto quando iniciar o 3º semestre, para ver se aparece boas oportunidade ou arrumar em qualquer área mesmo ?


Sejam sinceros, pois preciso muito dessas repostas,
Agradeço desde Já, muito obrigado !!!

Lee Anderson

Lee Anderson

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 22 abril 2015 | 08:55

Bom dia Igor!

Tentarei te ajudar da forma mais resumida possível. Então, o mercado realmente carece de profissionais capacitados e empenhados para o departamento fiscal, então, se você colocou na sua cabeça que é realmente isso que quer seguir, procure um estágio na área e se dedique ao máximo, pois você realmente precisará ter bastante atenção no desenvolver do trabalho neste setor. Vida de contador não é nem um pouco fácil, mas dizer que você vai se excluir da vida pessoal é um tanto quanto exagerado. Você precisa sim, se condicionar a estudar frequentemente, aprender a trabalhar esta sua interpretação de texto, ser dinâmico, ler, ler e ler. Com relação a questão de poder trabalhar no departamento fiscal e contábil, não vejo nenhum impedimento quanto a isto, porém, você tem que identificar se está apto a atender a demanda das duas rotinas, que por sinal, são de grandes responsabilidades. No mais, a única coisa que posso lhe dizer quanto aos seus questionamentos é: "Você pode chegar aonde quiser, basta lutar para isto.".

FLAVIO

Flavio

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 9 anos Quarta-Feira | 22 abril 2015 | 11:15

Bom dia, Igor

De qualquer forma, o que você precisa no momento é de um estágio, pois mesmo pra atuar como analista fiscal é necessário ter alguma experiência na área, vale a pena procurar escritórios de contabilidade e empresas que fornecem software fiscal e contábeis sempre precisam de analistas de suporte. Mas enfim a área fiscal carece de profissionais capacitados como disse o colega acima, e sem experiência tudo fica mais difícil, então vale a pena aceitar mesmo que seja um estágio com remuneração baixa se tiver grande oportunidade de adquirir conhecimento e experiência.
Em escritórios de contabilidade você pode ter grandes chances de aprender tanto do fiscal quanto contábil e conhecer o dia-dia da profissão, eu trabalho na área mas sou formado em administração, espero cursar C. Contábeis ainda esse ano.

Boa sorte, Igor!

Ótima semana!

IGOR CAETANO DE LIMA

Igor Caetano de Lima

Bronze DIVISÃO 3, Estagiário(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 22 abril 2015 | 11:41

Flavio Vicente , Obrigado

Entendo porem já fiz diversas entrevista e não conseguir nada, venho tentando a vezes dar ate vontade de desistir pois é muito ruim você saber que é bom naquilo e não consegue uma oportunidade, veio a mais de 2 anos procurando emprego mais não consigo nada esta muito difícil. Já ate pedir minha esperança não sei mais o que fazer, minha esperança agora é ter oportunidade nesse segundo semestre senão.

FLAVIO

Flavio

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 9 anos Quarta-Feira | 22 abril 2015 | 13:58

Boa tarde, Igor

Infelizmente a maioria das vagas em escritórios de contabilidade são preenchidas por indicação, como na maioria dos escritórios são empresas antigas ou mesmo familiares é comum isso acontecer, mas como você é de são paulo existem escritórios mais estruturados onde deve ser diferente a seleção para vagas. Normalmente na propria faculdade são oferecidas vagas de estágio.
Vale a pena aumentar sua lista de contatos, trabalhar melhor seu "networking", se cadastrar nas agencias de emprego on-line, agências especializadas em estágio, e claro conversar sobre isso com seus professores e colegas. Uma vez com o certificado do CRC em mãos deve ser mais fácil pra você.
Mas não desista, e sempre vale a pena insistir, procure mudar sua abordagem, em uma próxima entrevista discuta com o selecionador sobre pontos fortes e fracos, e repense sua maneira de se apresentar!

Boa sorte! E avise quando conseguir!

Abraços!

Donizete

Donizete

Prata DIVISÃO 4, Atendente Comercial
há 9 anos Quarta-Feira | 22 abril 2015 | 21:36

Igor, boa noite!

O que é isso "menino", 19 anos e já querendo desistir?

Só complementando que os colegas já disseram. Procure na medida do possível, caso tenha condições, fazer alguns curso como SENAC, SESI, SENAI, sei que alguns até tem bolsas.

Participe de Workshop, feiras e palestras (contabilidade, ou não) , são ótimas fonte de "Relacionamento", ou como o Flávio disse "Networking".
Fica antenado nos jornais, internet e mesmo no site do CRC, aparecem muitas oportunidades para enriquecer seus conhecimentos e também pode abrir uma porta para seu futuro.

Abs

Donizete

IGOR CAETANO DE LIMA

Igor Caetano de Lima

Bronze DIVISÃO 3, Estagiário(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 22 abril 2015 | 22:32

obrigado Flavio Vicente
Donizete ,

Me ajudarão muito com seus conselho,

Irei fazer um curso de escrita fiscal no senac no mês de junho, lá eles tem bastante curso nessa área. Se depois do curso de escrita fiscal eu conseguir arrumar um emprego estou planejando em fazer assistente fiscal, analista fiscal e gestão e planejamento fiscal.

Marcos Jory

Marcos Jory

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Sábado | 2 maio 2015 | 08:01

Igor, bom dia.

Fique atento também às aberturas de vagas em empresas de auditoria como trainee.
É uma excelente escola.


Lembre-se que "Nem tudo que dá errado, dá errado o tempo todo".

Abraço e continue lutando.

Marcos Jory
Contador - BH/MG

GILSON JOSE DA SILVA

Gilson Jose da Silva

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Sábado | 2 maio 2015 | 09:43

Bom dia Igor! Atualmente os programas contabeis permitem uma interação com os diversos departamentos então, para se trabalhar no departamento fiscal, precisa sim ter um pouco de conhecimento com a escrituraria pois, as informações do departamento fiscal geralmente são aproveitadas pelo departamento de escrituração. Voce esta no 2 semenstre e nunca trabalhou na area, então posso afirmar que voce ainda nao teve contato com a real contabilidade e está vendo apenas materias introdutorias, quando tiver contato verá que não é um bicho de 7 cabeças e uma coisa muito gostosa de se fazer.
Quanto mais conhecimento voce obtiver das outras rotinas, mais facil e gostoso ficara o seu trabalho.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.