x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 6

acessos 1.335

Duvida sobre conhecimento

IGOR CAETANO DE LIMA

Igor Caetano de Lima

Bronze DIVISÃO 3, Estagiário(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 1 maio 2015 | 16:44

Olá a todos,

Estou com uma grande duvida, estou no 2º semestre de ciências contábeis .

Qual o conhecimento que deverei ter em contabilidade no 2° semestre, pois onde estudo eles ensinam tudo na praticas e não ensinaram absolutamente nada na teoria. Então eu aprendi a levantar o diário, razão, DRE, Balanço, contabilizar juros ativo, juros passivo, desconto ativo, desconto passivo, contabilizar folha de pagamento, despesas antecipadas. Para o segundo semestre estou bem ou estou atrasado ?

Marcos Jory

Marcos Jory

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 1 maio 2015 | 19:31

Igor, boa noite.

Quando formei em Ciências Contábeis em 1994, a queixa era ao contrário. Muita Teoria sem prática.
Vejo como positivo o método de sua faculdade.

Na minha opinião, você está atrasado e pode estar perdendo conhecimento em sala de aula.
O aprendizado contábil deve ser "pari passu" Teoria X Prática.

Comece com um bom livro sobre "Contabilidade Básica" para assimilar termos e expressões contábeis.

Depois adquira o famoso livro de contabilidade societária " FIPECAFI" do Prof.Eliseu Martins e equipe como "Livro de Cabeceira" ou " Bíblia do Contador" como queira.

Abraço e bons estudos.

Marcos Jory
Contador - BH/MG

Warlison  Santos

Warlison Santos

Iniciante DIVISÃO 4
há 9 anos Sábado | 9 maio 2015 | 10:30

Igor

A título de comparação no meu segundo semestre não sabia o quanto você está sabendo hoje, então aproveite para ler livros principalmente pensando desde já no seu TCC. Quanto mais conhecimentos adquirir no decorrer no curso nas diversas áreas da contabilidade será de grande valia para escolha de seu tema. A dica é 'abusar' da biblioteca.



Att.
Warlison Santos

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 11 maio 2015 | 14:04

Igor,

Ao meu ver o Sr. está mais do que adiantado, normalmente grades para iniciantes são matérias mais introdutórias, contabilidade introdutória, aplicada, lançamentos mais simples, como o Sr. explanou que já está ciente das demonstrações e diversos lançamentos está bem para o semestre atual.
E como nossos colegas acima citaram procure estar lendo sobre os assuntos, caso pegue uma matéria que já lhe passe para a prática, procure um livro para se obter uma base teórica de como, porque e quando é feito tal operação. No mais, acredito que está em um caminho bem adiantado.


Sds.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
MICHELE

Michele

Ouro DIVISÃO 2
há 9 anos Segunda-Feira | 11 maio 2015 | 14:26

boa tarde


vc esta muito adiantado em relaçao a minha pessoa por exemplo,estou no 6º periodo de ciencias contabeis !
posso afirmar que o que tenho aprendido é mais na pratica no trabalho do que nas aulas na faculdade.

att

o sucesso de amanha, depende do empenho hoje!!!
Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Segunda-Feira | 11 maio 2015 | 15:46

Boa tarde a todos!

Realmente essa sua faculdade é muito boa, já que você sabe coisas que muita gente recém formada não sabe.
As faculdades hoje em dia estão muito mais focadas na parte teórica do que na prática, onde geralmente os formandos saem de lá, mas não conseguem emprego em um cargo mais elevado, já que não tem essa parte prática tão importante para nossa caminhada.

Além dos vários conselhos acima de nossos colegas, é muito interessante, se você já trabalha na área, fazer cursos práticos de Legislação (Federal, Estadual e Municipal) e também cursos voltados para SPED, NFe, E-Social, Declarações diversas, etc.

Os livros são bons, mas você fazendo esses cursos presenciais, muitas das dúvidas são sanadas ali mesmo, e nunca mais você tem dúvida sobre algum assunto relacionado à parte de legislação.

Boa sorte....


Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Luiz Mauricio Rodrigues de Almeida

Luiz Mauricio Rodrigues de Almeida

Ouro DIVISÃO 2, Consultor(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 13 maio 2015 | 13:48

Igor,
Boa tarde.

No segundo semestre do curso de contábeis aprendi as mesmas coisas que você. Já cheguei a questionar outros colegas meus e eles disseram que sequer sabiam como contabilizar folha de pagamento e despesas antecipadas. Acredito que algumas informações desse tipo dependem de cada professor e da instituição, além de estar ligado ao interesse do aluno.

Att.

Luiz Mauricio Rodrigues de Almeida
Consultor Tributário e Contábil
Contador - CRC GO nº 24.586/5-O

e-mail: [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.