x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 3

acessos 1.940

O patrimônio sob três aspectos

Mariana M. Camargo Giacomini

Mariana M. Camargo Giacomini

Bronze DIVISÃO 5
há 9 anos Terça-Feira | 26 maio 2015 | 09:02

Olá,
estou no primeiro semestre de contábeis e preciso de uma ajuda,
Alguém sabe me dizer como podemos interpretar o patrimonio em Situação Patrimonial, Econômica e Financeira? E se é possível a empresa estar bem financeiramente e mal economicamente? Como?
Obrigada!

Mariana M. Camargo Giacomini

Mariana M. Camargo Giacomini

Bronze DIVISÃO 5
há 9 anos Terça-Feira | 26 maio 2015 | 10:38

Obrigada Flávio,
Mas ainda não encontrei nada sobre Situação Patrimonial, que teria uma diferença entre essas.
De qualquer forma, obrigada pela atenção!

Danilo Poleza Kolczycki

Danilo Poleza Kolczycki

Prata DIVISÃO 3, Perito(a)
há 9 anos Terça-Feira | 26 maio 2015 | 11:29

Acho que é mais comum falarmos sobre a situação econômica e financeira. Entendo que a situação Patrimonial está ligada exatamente ao Patrimônio Líquido. Dentro da análise da balanços realizamos a análise financeira, econômica e estrutural da empresa. E a situação Patrimonial está exatamente ligada à análise Estrutural, onde serão calculados a participação de capital de terceiros, a composição da Exigibilidade, a imobilização dos recursos próprios e a capitalização. Isso é algo feito para analisar o Balanço da empresa.

Quanto a uma empresa poder ter uma situação econômica diferente de uma situação financeira, a resposta é sim. Vamos pensar da seguinte forma: A situação econômica está relacionada com a DRE e a situação financeira com a DFC. POde acontecer de uma empresa vender muito bem em determinado período e ter uma situação econômica positiva (Lucro líquido na DRE muito bom) porém, se essa empresa vendeu seus produtos a prazo, ela teve lucro nas operações, mas não realizou esse lucro, ou seja, ainda não recebeu as vendas. Sendo assim, ela pode ter lucro, mas não ter dinheiro no caixa por estar concentrando o resultado das vendas na sua conta de Clientes. Isso impacta diretamente a DFC. Então pode acontecer de a empresa estar com a DRE positiva, mas com a DFC negativa. É muito ruim isso acontecer com a empresa, pois isso demanda mais capital de giro e pode fazer com que a empresa tenha que correr atrás de empréstimos para continuar funcionando.


Espero ter ajudado,
Abraços

Danilo Poleza Kolczycki
Perito Contador
Professor de Perícia Contábil
Instagram: @danilokolczycki
Youtube: Carreira em Cálculo

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.