x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 5

acessos 15.838

Depreciação acumulada

Larissa Rafael

Larissa Rafael

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 5 junho 2015 | 21:13

alguem pode me explicar:

depreciação acumulada, tanto no balancete de verificação quanto no balanço patrimonial fica como redutora no lado do ativo?

eu entendo que a mesma é uma conta de natureza credora, e no balanço patrimonial fica do lado do ativo, mas como redutora (-), mas e no balancete de verificação também?

me ajudem É urgente, to com muita duvida nisso!!

Danilo Poleza Kolczycki

Danilo Poleza Kolczycki

Prata DIVISÃO 3, Perito(a)
há 9 anos Sábado | 6 junho 2015 | 00:30

Larissa, para facilitar o entendimento:
A conta de depreciação Acumulada ela fica sempre junto com a conta que ela é agregada. Por exemplo:
Veículos: 10.000
(-) Depreciação acumulada (1000).

Essa conta vai estar sempre acompanhando o ativo, como credora, pois ela está corrigindo o valor daquele bem, pois um dos objetivos da contabilidade é trazer a situação da empresa da maneira mais próxima da realidade.

Então, entendendo a Lógica dessa conta, como sendo uma conta que corrige (retificadora) a uma conta do imobilizado, elas sempre andam juntas nas DFs ;)

Espero ter contribuído de alguma forma para o entendimento!
Abraços

Danilo Poleza Kolczycki
Perito Contador
Professor de Perícia Contábil
Instagram: @danilokolczycki
Youtube: Carreira em Cálculo
Jullie Stéphanie

Jullie Stéphanie

Bronze DIVISÃO 5, Assistente
há 9 anos Terça-Feira | 28 julho 2015 | 12:17

Boa tarde!
Estou trabalhando com uma empresa e preciso depreciar seus bens. No entanto, nunca fizeram a depreciação dos itens do ativo imobilizado. Até onde pesquisei a depreciação deve ser reconhecida no período em que ela ocorre. Há como fazer um lançamento acumulado? Se não, como devo proceder para ajustar essa conta?
Obrigada!

"A vida é maravilhosa se não se tem medo dela."

[email protected]
Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 28 julho 2015 | 13:48

Jullie Stéphanie, você já abriu um tópico sobre sua dúvida. Sugiro centralizarmos apenas em um canal para que possa servir de base de consultas para futuras dúvidas.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.