x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 2

acessos 974

Distribuição de Lucros e Resultados

RAFAEL CARDOSO SAVIO

Rafael Cardoso Savio

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 19 agosto 2015 | 09:26

Bom dia,

Estou fazendo um trabalho sobre uma empresa Optante pelo Lucro Real que terá que distribuir Lucros e dividendos em duas situações:
1. Distribuição para sócios;
2. Participação nos Lucros e Resultados p/ empregados.

Segundo o que eu pesquisei, ambas as distribuições estarão no DRE, mas não entendi alguns pontos, abaixo:

- Essas distribuições estarão antes ou depois do "Lucro Líquido Antes do IR e da CSSL" e das " Provisões do IR e CSLL" no DRE?

- A "distribuição para os sócios" serão Adições no Lalur para compor a base de cálculo?

- A "Participação nos Lucros e Resultados p/ empregados" irá para o Lalur ou só fica no DRE?

Por favor, se puderem me indiquem site para eu pesquisar.

Desde já agradeço.

Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 19 agosto 2015 | 10:02

Bom dia Rafael, tudo bem?

Vamos ver se eu te ajudo.

Segundo o que eu pesquisei, ambas as distribuições estarão no DRE, mas não entendi alguns pontos, abaixo:
- Essas distribuições estarão antes ou depois do "Lucro Líquido Antes do IR e da CSSL" e das " Provisões do IR e CSLL" no DRE?


Apenas a participação dos empregados que deve aparecer no DRE, na linha de outros resultados antes do resultado financeiro.

Os dividendos é uma distribuição de lucros, portanto ele deverá ser demonstrado na DMPL apenas, após a destinação do lucro.

Remuneração aos acionistas só aparece no DRE sob pró-labore e JSCP (juros sobre capital próprio)

- A "distribuição para os sócios" serão Adições no Lalur para compor a base de cálculo?

Como estamos falando de dividendos, esta distribuição não afeta resultado, apenas caixa, portanto não há ajuste no LALUR.

- A "Participação nos Lucros e Resultados p/ empregados" irá para o Lalur ou só fica no DRE?

Depende das condições. É realmente participação ou é uma bonificação apenas? O conceito do cálculo poderá ter tratamento tributário diferenciado.

RAFAEL CARDOSO SAVIO

Rafael Cardoso Savio

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 19 agosto 2015 | 10:50

Depende das condições. É realmente participação ou é uma bonificação apenas? O conceito do cálculo poderá ter tratamento tributário diferenciado.


É conforme a Lei nº 10.101/00, que consta como "Participação nos lucros ou resultados."
nesse caso fica como no DRE?

----
Só mais um questão:

- Então em nenhum desses casos irão para o Lalur como Adição: ''Dividendos'', ''Remuneração aos acionistas'' ou ''Participação nos Lucros do empregados''?


( Já solucionei as dúvidas... obrigado)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.