x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 6

acessos 1.152

Início de Carreira?

Rodrigo Gomes de Araújo

Rodrigo Gomes de Araújo

Bronze DIVISÃO 2
há 8 anos Sábado | 22 agosto 2015 | 10:22

Bom dia pessoal!

Me chamo Rodrigo, tenho 25 anos e trabalho na área de Segurança Patrimonial, porém dos 17 aos 21 trabalhava na área admistratIva onde tive contato com a área contábil. Porém casei aos 22 anos e por algumas escolhas e circustâncias acabei migrando para a área de Segurança.

Mas sempre admirei os profissionais de Contabilidade pela tamanha importância e responsabilidade que eles desempenham na Gestão de uma Empresa.

Portanto tomei a decisão de iniciar meus estudos na área, já fiz alguns cursos online na Fundação Bradesco, Cefis e outros para poder conhecer mais sobre o assunto e realmente tive a certeza de que quero seguir carreira nessa área.

Também estou iniciando nesse 2º Semestre a Graduação em Ciências Contabéis pela Unip, pois pesquisei aqui na região onde moro e o curso ofertado por ela é bem conceituado.

- Portanto gostaria de saber a opinião sincera de vocês, é muito tarde para eu mudar de área?

- Devido a minha idade e não ter experiência na área vou ter dificuldade de conseguir emprego na área?

- A graduação que iniciei é na modalidade EAD, pois meu horário de trabalho não me permite cursar presencialmente, mas não estou tendo nenhuma dificuldade pois sempre gostei de ler e buscar informações. Mas fico pensando se isso será um ponto negativo no momento de uma entrevista?

Gostaria de saber opinião de vocês que já estão na área e conhecem o dia a dia desse mercado. Aceito dicas e sugestões.

Agradeço pela atenção de todos!

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 8 anos Sábado | 22 agosto 2015 | 10:50

Rodrigo,

Imagina, com 25 anos você ainda é um menino (tenho 52).

O principal você já têm:
-Foco;
-Determinação e força de vontade, e,
-Se expressa muito bem na escrita.

São requisitos notáveis num profissional, seja de que área for.

Desde os 16 anos trabalho na área contábil. Formei em Técnico em 1981. Somente em 2009 consegui fazer minha graduação, também via EAD, ou seja, a graduação em nada difere da presencial, até vejo que tenha tido mais esforço por parte do aluno. E no diploma só consta que voce é formado em Ciências Contábeis, não distinguindo se foi presencial ou não.

Te aconselho a fazer estágios em escritórios de contabilidade, sei que não é fácil nessa correria do nosso dia a dia, mas com esse estágio, terá conhecimentos que nenhuma faculdade lhe dará. E esse será o difencial.

No mais, vá em frente, está no caminho certo. Não lhe faltarão oportunidades. O mercado ainda carece de bons profissionais.

Boa sorte!!!





Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
MICHELE

Michele

Ouro DIVISÃO 2
há 8 anos Sábado | 22 agosto 2015 | 11:44

boa tarde

Hugo Ribeiro

vendo o seu comentário
me sinto ainda mais motivada.

att

o sucesso de amanha, depende do empenho hoje!!!
Rodrigo Gomes de Araújo

Rodrigo Gomes de Araújo

Bronze DIVISÃO 2
há 8 anos Sábado | 22 agosto 2015 | 22:10

Boa noite Hugo!

Gostaria de agradecer imensamente pela sua resposta, pois certamente pela sua experiência e vasto conhecimento na área, ela me servirá de fonte de inspiração.

Obrigado!

Jessé César Pinto

Jessé César Pinto

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 24 agosto 2015 | 08:25

Já dizia o velho ditado : "Antes tarde do que mais tarde ".E nesse caso nem é tão tarde assim.Conheço alguns casos de pessoas de outras áreas que optaram por contábeis após os 40 ...

"O sol nasce para todos, mas a sombra é somente para quem merece."_ anônimo

CRC : 1SP297323/O-5

Jessé César Pinto
Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 25 agosto 2015 | 08:51

Rodrigo, bom dia conterrâneo! rs

Inicialmente o foco e determinação, conforme de forma sábia nosso colega Hugo citou, são muito importantes.

Não acho que é tarde para mudar de área, com determinação e clareza tenho certeza que você tem muito o que evoluir.

Se eu te falasse que está fácil arrumar emprego não seria verdade da minha parte, está bem difícil no atual momento econômico que estamos vivendo, mas as coisas melhoram e digo mais, na área contábil (ou os diversos ramos que se abrem no leque) com qualidade no serviço e foco no objetivo, parado você não irá ficar!

Muitas vezes o EAD exige ainda mais esforço do aluno, outras vezes não! Em uma entrevista, atualmente pode ser que conte muito mais seu lado pessoal, sua comunicação, seu objetivo e interesse em evoluir do que a instituição que está se formando.

Mudei de área também, não é uma decisão fácil! Se é isso que faz seu coração vibrar e a semente já está plantada, vai fundo meu caro!!

Bom dia para nós!

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br
Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 25 agosto 2015 | 10:36

Bom dia!

Colega, primeiramente deverá pensar se quer ser empreendedor e ter o próprio negócio ou se quer uma posição de contador/controller/gerente contábil em uma empresa. Embora a atuação seja na contabilidade, o trabalho é diferente.

Se você não tiver problema com viagens, sugiro tentar ingresso em uma empresa de auditoria independente, de preferência uma Big4. Se conseguir chegar ao cargo de gerente de auditoria em +/- 7 anos, você terá portas abertas para qualquer grande empresa devido a bagagem que acumulará.

Abraço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.