x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 13

acessos 5.609

Graduação em Ciências Contábeis

Daniel Granja

Daniel Granja

Bronze DIVISÃO 2, Estagiário(a)
há 8 anos Sábado | 29 agosto 2015 | 12:03

Tudo bom,estou com uma dúvida,eu tenho 37 anos e gostaria de iniciar uma faculdade/univercidade de ciências contábeis, e nunca trabalhei na área,não tenho experiência nenhuma desse tipo de atividade,se eu for começar a graduação,iniciarei em 02/2016,já com 38 anos,li bastante antes de fazer essa pergunta e vi que quem não tem uma noção não consegue nem estágio( pela idade avançada),pois, a política das empresas são estagiários até 24 anos já com uma noção(pelo que eu pesquisei) ,terminei o ensino médio em em 10/2014 e pesquisei durante 8 meses até ver a graduação de uma profissão que eu goste,e ciências contábeis eu adorei,mas tenho receio de começar a graduação e não arrumar nada por causa da idade ou por falta de experiência,o pior é gastar o dinheiro em uma graduação que não vai me trazer retorno,li muitos artigos que para ''chegar lá'' leva no mínimo 10 anos,eu tenho certeza que consigo,mas o que vocês que estão na área me dizem?alguém já viu um caso desse que teve sucesso na área contábil,eu irei me dedicar 100%,mas existe oportunidade em relação a minha idade ou em relação ao tempo para ''chegar lá'' ?

Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida.
Confúcio.
 Eduardo  Freitas

Eduardo Freitas

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Sábado | 29 agosto 2015 | 12:24

Caro Daniel,

Atualmente em nosso país, em qualquer profissão, está difícil conquistar uma colocação no mercado de trabalho. A idade influencia com certeza, mas isso está mudando. Eu amo minha profissão e trabalho no poder publico já ha algum tempo. Se vc realmente acredita que Ciências Contábeis é o que lhe atrai, não perca mais tempo, entre de cabeça e com fé

Att

Eduardo Freitas
FMS CM
Controlador Geral
[email protected]
Mateus da Silva Barbosa

Mateus da Silva Barbosa

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Sábado | 29 agosto 2015 | 14:37

Boa tarde Daniel,

Conheço vários empresários contábil de sucesso que começaram a trabalhar mais ou menos com essa idade na área. Vale a pena começar! O que não vale é agora, depois de você ter conseguido o Ensino Médio, parar no caminho por falsos medos na carreira. Siga em frente, busque o máximo de si e boa sorte!

Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 31 agosto 2015 | 07:50

Daniel, bom dia

Não somente pela idade, mas pelo mercado e a atual situação do país é preciso analisar com cautela.

Analise sua atual condição, família, momento de vida, veja aonde está, a ponte que terá de cruzar e aonde quer chegar.

Quanto ao estágio, seria interessante conhecer alguém que pudesse, pelo menos a princípio, lhe auxiliar na pratica, pois no atual cenário, realmente não é fácil.

São diversos casos de profissionais que começaram depois dos 30 e estão aí em ótimas condições e a área lhe dará um bom retorno, pois abre um imenso leque de campos para trabalhar.

Como eu citei anteriormente, veja se vale a pena deixar sua condição atual e investir em uma carreira desde o início. Se isso está fazendo seu coração vibrar, meu caro, se arrisque.

Não deixe de buscar conhecimento e evolução pelo "medo" de não conseguir se inserir na área, tenho certeza que será de imensa valia.

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br
Flávia Marini

Flávia Marini

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 31 agosto 2015 | 08:25

Bom dia, Daniel

Estou me formando em Ciências Contábeis no final desse ano, realmente, como os outros colegas já disseram.. se você se sentiu atraído pelo curso, vai gostar mais ainda quando começar.

Eu me realizo fazendo/estudando Contabilidade. Estou na área desde o começo do curso, continuando o trabalho do meu pai.

Até dois anos atrás, eu tinha dúvidas.. na verdade, duvidava da minha capacidade. A responsabilidade associada ao Contador me causava (causa) medo. Porém, aos poucos, com muita prática chegamos lá.


Vagas para contador tem de sobra , porém, o mercado carece de profissionais altamente qualificados e que se atualizem constantemente!

Contabilidade é tudo de bom! Espero que você tenha coragem e mergulhe de cabeça. Você não vai se arrepender!

Te desejo sorte, e muita luz!!

Flávia Marini

Marini Contadores Associados
Fernando Prestes/SP

"Confiança é tudo!"
Fernando Pessoa Alves

Fernando Pessoa Alves

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 1 setembro 2015 | 11:48

Prezado Daniel,
estou inserido na área desde a década de 90, portanto já faz um tempinho.
No início, tive dúvidas na direção a seguir, como é comum a várias pessoas, mas analisei o seguinte:
- é uma área que sempre tem campo de trabalho;
- tem várias ramificações: pode se especializar na área contábil, ou fiscal, ou trabalhista, ou legal, auditoria, como consultor e etc.
- pelo conhecimento amplo que se adquire, pode-se trabalhar também na área administrativa, na área financeira, etc, ou seja pode-se trabalhar em qualquer área administrativa, é claro que deve-se sempre estudar e ater-se as peculiaridades de cada atividade.
- e até, ter seu próprio negócio, um escritório contábil por exemplo, porque não?
Então, é realmente um segmento muito atrativo, porém como qualquer outro segmento, tem seus desafios, dificuldades, mas tem suas compensações.
Independente de idade, acho que deve sim buscar e tentar concretizar seus anseios.
Se pretender ter uma vida profissional até seus 70, 75 anos, ou um pouco mais, creio que ainda pode se considerar jovem, e também considerando que tenha iniciado sua vida profissional ao 18 anos e hoje tem 37 anos, isso significa 19 anos, mas se considerar dos 37 aos 70 ou 75 anos, ainda terá pela frente 33 ou 38 anos. ~
Então, analisando desta forma, você tem 2/3 de sua vida profissional pela frente, a qual poderá "escrever" da forma que achar conveniente, conforme suas ambições e é claro, pedindo que Deus abençoe e ilumine sua caminhada, porque nada é fácil.
Trabalhei em empresas, escritórios contábeis e tive meu próprio escritório contábil por 17 anos. Atualmente, estou iniciando um novo escritório contábil aos 46 anos, mas como espero trabalhar até os 75 anos, se Deus assim permitir, terei ainda 29 anos pela frente para conquistar amigos, pessoas e me sentir bem profissionalmente.
Se me permite dar uma dica, aqui vai:
- trabalhe bem a questão pessoal, postura pessoal e profissional no ambiente de trabalho, repense seus princípios, valores, ética, sua forma de se expressar, escrita e verbal, seja honesto, ponderado, sereno, equilibrado, ativo, tenha iniciativa, porque isso é que diferencia as pessoas.
A técnica, é igual para todos, todos aprendem a mesma coisa, com os mesmos livros, nas mesmas escolas, atendendo as mesmas regras, mas somos únicos, e isso é que faz a diferença.
Até a década de 80, até 90, as empresas buscavam profissionais com "curriculuns", experiências, etc, mas, ainda bem que as coisas mudaram.
Siga em frente, Deus te abençoe e ilumine.
Abraço
Atenciosamente
Fernando


Atenciosamente

Fernando Alves
MICHELE

Michele

Ouro DIVISÃO 2
há 8 anos Terça-Feira | 1 setembro 2015 | 14:12

Fernando Alves

boa tarde


obrigado por compartilhar as suas experiencias!

att

o sucesso de amanha, depende do empenho hoje!!!
Flávia Marini

Flávia Marini

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 2 setembro 2015 | 12:52

Fernando Alves,

Suas palavras são de grande valia. Obrigada por compartilhar conosco.

Serviram de impulso para mim, que estou apenas começando!

Flávia Marini

Marini Contadores Associados
Fernando Prestes/SP

"Confiança é tudo!"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.