x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 5

acessos 2.149

Sobre faculdade de Contábeis

Jean

Jean

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 3 setembro 2015 | 21:09

Faço engenharia e to pensando em largar pra fazer contabeis. Tenho algumas duvidas(eu fiz um post anterior mas nao deu muito ccerto).Aqui vai:

1- Como é o curso? As cadeiras, a estrutura(ja vi as matrizes curriculares), mas os conteudos sao como? Como geralmente sao as aulas? Tem muitos seminarios(apresentaçoes)?
2-Tem que ser bom em que? (matematica? adm?)
3-Sinceramente, vale a pena o curso?
4- Estou lendo o livro do Marion, Contabilidade Basica, e to gostando, é um bom inicio?
5- Sou timido, isso atrapalharia o curso, e a carreira?
6- Um contador , deve ter

JAQUELINE FRANCINE

Jaqueline Francine

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 4 setembro 2015 | 08:41

Jean,

Primeiramente você deve se perguntar você esta indo para área contábil por que gosta ou pela parte financeira?

Eu mesmo fazia ciência da computação e mudei de rumo completamente indo para o setor contábil, que hoje amo muito, e consegui conciliar o aprendizado em T.I. com a área contábil.


- O curso em sala é mais teórico, você ira aprender realmente se começar a trabalhar na área.
- O Curso vale muito a pena na minha opinião mais você tem que ser diferenciado no campo, se especializar em alguma área da contabilidade.
- Não precisa ser bom, pra mim só basta ter atenção no que faz
- Ler livros ajuda e muito

Agora você tem que ver se é isso o que você quer. Largar um curso e começar outro tudo de novo tem que ver se você quer isso para você.
Minha opinião.

Jaqueline Francine

" A lei da mente é implacável, o que você pensa você cria, o que você sente você atrai, o que você acredita se torna realidade" BUDA
Fábio

Fábio

Prata DIVISÃO 3
há 8 anos Sexta-Feira | 4 setembro 2015 | 09:09

Olá,


Superar a timidez será o seu primeiro passo, faça curso de como falar em público, senão quiser, tem um curso online no site nube.com.br, só para ter uma base, mas o ideal é fazer presencial. Como em qualquer outra área é preciso ter uma boa comunicação.


Sobre fazer ciências contábeis é uma escolha muito pessoal, pois não sei seu objetivo de vida, pontos fortes e fracos, metas, etc.


É preciso cuidado ao responder essas perguntas, pois depende de muitas variáveis e cada lugar a metodologia é diferente. Minha intenção não é motivar ou desmotivar sua escolha pelo curso, apenas dar informações. Assim respondendo sua pergunta na minha visão, é o seguinte:

1- A matriz curricular varia bastante para cada faculdade, mas basicamente nos dois primeiros anos você verá matérias como contabilidade introdutória, matemática financeira, economia, administração, finanças, direito do trabalho, estatística, contabilidade de custos, teoria da contabilidade, e nos últimos anos, contabilidade gerencial e avançada, mercado financeiro e derivativos, controladoria, contabilidade tributária, etc.. (matemática e estatística você poderá pedir equivalência, caso tenha feito na engenharia).
Minhas aulas eram como qualquer outra, o professor dava a matéria na lousa, exercícios, trabalhos. Na minha faculdade tinha uma matéria de comunicação, e sim, tinha apresentações quase toda a semana (você deve superar esse medo). Nas matérias de exatas não tinha seminários. E em outras matérias algumas apresentações, mas nada que você não possa superar, o pessoal está no mesmo barco que você. Uma média de 2 apresentações por semestre. É preciso passar por essas etapas para você estar preparado para apresentação do TCC e para o mercado de trabalho.

2- Especificamente para a graduação, o curso é voltado tanto para a parte de raciocínio matemático, como também para humanas, mas quem tem uma boa base em matemática e raciocínio lógico, vai ter mais facilidade no curso, apesar de ser um curso da área de humanas.

3- O meu conselho para essa pergunta é primeiro ter experiência de trabalho em algum escritório de contabilidade, para ter uma visão. Vale a pena se você tiver determinação para superar as adversidades, como em qualquer outra área.

5- Como falei, é preciso superar a timidez. Na carreira é fundamental a comunicação, principalmente na iniciativa privada. Já pensou em fazer concurso público (área fiscal)?



Pesquise bastante sobre a área contábil, antes de largar outro curso para não se arrepender. Faça um bom planejamento ou procure uma orientação profissional.

JAQUELINE FRANCINE

Jaqueline Francine

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 4 setembro 2015 | 09:17

Ótimas palavras Fabio.

Jaqueline Francine

" A lei da mente é implacável, o que você pensa você cria, o que você sente você atrai, o que você acredita se torna realidade" BUDA
Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 9 setembro 2015 | 07:49

Jean, bom dia

Diversos fatores influenciam o todo, a começar por alguns aspectos que considero como diretamente impactantes:

Motivo pela busca da área contábil, a faculdade que irá escolher e o desempenho e vontade com o qual você irá encarar o curso.


1- Como é o curso? As cadeiras, a estrutura(ja vi as matrizes curriculares), mas os conteudos sao como? Como geralmente sao as aulas? Tem muitos seminarios(apresentaçoes)?

R: Seminários e derivados dependem da faculdade que você escolher, mas isso em qualquer curso, provavelmente você terá de fazer.
As aulas são teóricas voltadas para o entendimento de diversos aspectos, tais como:
Legislação Tributária, Previdenciária, Empresarial, Interpretação de demonstrações contábeis/financeiras...

2-Tem que ser bom em que? (matematica? adm?)

R: O curso envolve sim matemática, mas não é o foco. O principal é a leitura direcionada e muita dedicação, alem de boa interpretação de Leis.

3-Sinceramente, vale a pena o curso?

R: Sim

4- Estou lendo o livro do Marion, Contabilidade Basica, e to gostando, é um bom inicio?

R: Se você está gostando já é um bom início.

5- Sou timido, isso atrapalharia o curso, e a carreira?

R: Sim, na maior parte das profissões a timidez atrapalha, mas na profissão contábil diversas vezes precisamos ter interação direta com clientes e usuários externos, sendo assim, boa comunicação e ficar a vontade no momento das conversas é fundamental.

6- Um contador , deve ter

R: Responsabilidade de passar corretamente as informações ao cliente, ser um bom comunicador, ter segurança de seu conhecimento, fazer os lançamentos, cálculos e seguir corretamente toda legislação do país relacionado ao nosso ramo de atividade e saber interpretar as necessidades de cada cliente.

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.