x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 9

acessos 14.236

despesas com aluguel

Katia Ravaiano

Katia Ravaiano

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Administrativo
há 8 anos Domingo | 6 setembro 2015 | 13:15

Gente estou com duvidas em uma questão da faculdade:
O exercício me fala que qual conta vou utilizar para debito e para credito, para lançamento de pagamento de aluguel de um prédio usado somente para o escritório da administração de uma empresa, esse aluguel é referente ao mês 03/2015, e foi pago no dia 31/03/2015, portanto dentro do próprio mês.

Fiquei na duvida entre duas opçoes:

D-alugueis, despesas administrativas
C-Contas a pagar no passivo circulante.

D-alugueis, despesas administrativas
C-Caixa, no ativo circulante.

A minha duvida é pq no enunciado falou em pagamento dentro do mês. quando pagamento dentro do mês, no caso dentro da competência, faço o lançamento, como se fosse pagamento a vista, ou seja utilizando a primeira opção????

Ivonaldo J.Santos

Ivonaldo J.santos

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 8 anos Segunda-Feira | 7 setembro 2015 | 15:22

Prezada
Nesta situação, o lançamento de pagamento a vista acontece C- em caixa ativo circulante (quando o caixa diminui tenho uma crédito) desta forma o pagamento acontece dentro do mês. (segunda opção)
Se fosse para o mês seguinte seria primeira opção (a palavra a pagar normalmente significa para meses seguintes ou exercícios futuros).

IVONALDO
Katia Ravaiano

Katia Ravaiano

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Administrativo
há 8 anos Segunda-Feira | 7 setembro 2015 | 16:13

Pessoal, boa tarde

a minha duvida foi pq no enunciado nao falou em pagamento a vista ou prazo. So foi colocado que o aluguel era referente ao mes 03 e que foi pago no dia 31-03.

Posso considerar que foi pago a vista por ter sido pago dentro do mes???

Ou considero o lançamento contabil como contas a pagar ja que a contabilização das provisoes sao feitas no inicio do mes???

Vou transcrever o enunciado, pq talvez eu esteja me equivocando no entendimento:

" Considerando que os fatos contabeis devem ser registrados nos livros Diario e Razao, com observancia dos principios contabeis, do metodo das partidas dobradas, que contas serão utilizadas a débito e a crédito para o lançamento do aluguel do predio utilizado somente para o escritorio da administração de uma empresa, referente ao mes 03/2015, que foi pago em 31/03/2015, portanto dentro do mês??

a) D-alugueis, despesas administrativas e C-contas a pagar, no passivo circulante.
b) D-alugueis, parte despesas administrativas e parte despesas com vendas e C-contas a pagar no passivo circulante.
c) D-caixa no ativo circulante e C-alugueis, nas contas de resultado.
d)D-alugueis, parte despesas administrativas e parte despesas com vendas e C-caixa no ativo circulante.
e)D-alugueis, despesas administrativas e C-caixa, no ativo circulante. "

é esse o exercicio....

Estou fazendo o curso de Ciencias Contabeis a distancia, entao nao consigo tirar essa duvida direto com o professor.

Donizete

Donizete

Prata DIVISÃO 4, Atendente Comercial
há 8 anos Segunda-Feira | 7 setembro 2015 | 18:42

Bom , alguns exercícios realmente não são claros. Mas quando o exercício não informa o tipo recebimento (dinheiro, cheque, etc), eu entendo como pago em dinheiro.

Leva essa dificuldade ao seu tutor presencial ou a distância.

Abs

Donizete

Barbara  Meneghetti

Barbara Meneghetti

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 8 setembro 2015 | 15:29

Olá,

Levo em consideração que foi pago a vista então selecionaria a opção:

D-alugueis, despesas administrativas e C-caixa, no ativo circulante, pois um registro de débito e um credito no caixa (dinheiro que saiu do mesmo).

Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 9 setembro 2015 | 13:32

Boa tarde!

Os lançamentos sugeridos pelos colegas estão corretos, mas gostaria de acrescentar que em determinados ERPs os pagamentos à vista também transitam pela conta de fornecedores, apenas para manter o histórico para a necessidade de se emitir um livro razão de um determinado fornecedor.

Neste caso os lançamentos seriam:

Pela entrada da NF

D - Despesa de aluguel
C - Fornecedores a pagar

Pelo pagamento

D - Fornecedores a pagar
C - Caixa e equivalentes

O resultado é o mesmo, apenas o "caminho" é mais detalhado.

Katia Ravaiano

Katia Ravaiano

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Administrativo
há 8 anos Quarta-Feira | 9 setembro 2015 | 14:00

Boa tarde,

muito obrigada pela colaboração, me esclareceu mais ainda.
era exatamente isso que queria saber...
estou tentando a horas postar uma pergunta com essa indagação....
muito obrigada Mauricio e a todos

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.