x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 44

acessos 17.177

Correção Exame de Suficiência 2015/2 - Ciências Contábeis

Rogério César
Administrador

Rogério César

Administrador , Analista Sistemas
há 8 anos Sexta-Feira | 18 setembro 2015 | 18:34

Exame de Suficiência 2015/2 - Bacharel em Ciências Contábeis

Data do Exame: 20/09/2015

Este tópico ficará aberto para acompanharemos o gabarito extra-oficial e debateremos as questões.

Lembro que este ano o Portal Contábeis fará a correção da prova ao vivo no domingo a partir das 18hs.

Boa sorte a todos.

Obrigado

Rogério César
CEO Portal Contábeis. Idealizador, administrador e webmaster do Fórum Contábeis. Graduado em Ciências Contábeis e Análise de Sistemas, empresário Contábil atuante desde 1993.

Respeite as Regras do Fórum
Rogério César
Administrador

Rogério César

Administrador , Analista Sistemas
há 8 anos Domingo | 20 setembro 2015 | 21:23

Boa noite

Obrigado a todos que acompanharam a resolução on-line da prova

Segue o link do vídeo. Em breve estaremos postando o gabarito extra-oficial.

https://www.contabeis.com.br/ao-vivo/exame-suficiencia-cfc/

Obrigado

Rogério César
CEO Portal Contábeis. Idealizador, administrador e webmaster do Fórum Contábeis. Graduado em Ciências Contábeis e Análise de Sistemas, empresário Contábil atuante desde 1993.

Respeite as Regras do Fórum
Rogério César
Administrador

Rogério César

Administrador , Analista Sistemas
há 8 anos Segunda-Feira | 21 setembro 2015 | 16:16

Olá Felipe

Na própria página da correção, no item ARQUIVOS PARA DOWNLOAD você vai encontrar um link da Prova.

Obrigado

Rogério César
CEO Portal Contábeis. Idealizador, administrador e webmaster do Fórum Contábeis. Graduado em Ciências Contábeis e Análise de Sistemas, empresário Contábil atuante desde 1993.

Respeite as Regras do Fórum
Marcos Maciel

Marcos Maciel

Bronze DIVISÃO 4, Agente Administrativo
há 8 anos Segunda-Feira | 21 setembro 2015 | 17:40

Por gentileza,
Alguém poderia me disponibilizar a prova?

Desde já agradeço....

Aprendi que as oportunidades nunca são perdidas; alguém vai aproveitar as que você perdeu.
Andrei Fernandes da Costa

Andrei Fernandes da Costa

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 21 setembro 2015 | 17:49

Marcos Maciel, veja o que o Rogério César postou em 21 de setembro de 2015 às 16:16:47, lá vc consegue a prova.

"A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior perdoa, a inferior condena.
Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!"

Chico Xavier
Luan Batista

Luan Batista

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 21 setembro 2015 | 20:19

Acredito que a resposta correta da questão 49 não seja a letra C

Na linha 20 do texto da questão diz: "Mas ainda não usavam moedas por lá. O dinheiro ainda eram barras de cobre, sacas de trigo , pepitas de sal grosso. A ideia de cunhar discos de metal só chegaria por volta de 300 a.C. Foi mais uma coisa que eles copiaram dos gregos"

Ou seja, a cunhagem é sim anterior a república romana.... Foi o que eu entendi.

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 22 setembro 2015 | 08:57

Bom dia colegas,

No contexto interpretativo analisando aqui a prova também, ao meu ver...

Não acho que seja a letra C na questão 49 também, ora que o enunciado pede a INCORRETA. E no texto menciona sim a cunhagem de moedas anteriores a R. Romana (L. 21 a 22).
Então ao meu ver creio que seja a letra B, porque? Por simples duas questões (É mencionado? É provado?).

É mencionado que era uma "aldeiazinha"? Sim. É provado que foi este fato que marcou o nascimento de Roma? Não, pois cita apenas que por ser pequena já era digamos que regida por leis e doutrinas estatais.


Att.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
Marcelle Luperini
Suporte

Marcelle Luperini

Suporte , Auxiliar Administrativo
há 8 anos Terça-Feira | 22 setembro 2015 | 11:11

Bom dia,

Seguindo a ordem cronológica:
Século VIII a. C. – nascimento de Roma à ano 500 a.C. - república à ano 300 a.C. cunhagem da moeda.
Parece que a resposta da 49 é a “C” mesmo, pois a cunhagem de moeda (300 a.C. – linha 22) foi após a República romana (500 a.C. – linha 19).

Atenciosamente
Marcelle Luperini
Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 22 setembro 2015 | 11:37

Marcelle,

Realmente, observando os fatos concordo que seja a letra "C" .

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
Luan Batista

Luan Batista

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 22 setembro 2015 | 11:43

Marcelle, bom dia!

Acredito que a frase "a ideia de cunhar discos de metal só chegaria por volta de 300 a.C" não significa que a cunhagem de moedas passou a existir a partir de 300 a.C, mas sim que os Romanos passaram a cunhar moedas a partir desse período.

Neilor Leite

Neilor Leite

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 24 setembro 2015 | 09:57

Comparei os gabaritos entre o que foi corrigido no PORTAL CONTÁBEIS no dia 21/09, como divulgado extra-oficial pelo CFC no dia 23/09, constam algumas questões divergindo, segue abaixo a lista:
08; 15; 16; 18; 38; 48; 49.

Poderíamos entrar com recurso para que eles anulem estas questões e o maior numero de pessoas sejam aprovadas.

Obrigado!

Neilor Leite

Neilor Leite

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 24 setembro 2015 | 10:02

RECURSOS

Com a divulgação do gabarito neste dia 23/09, o prazo para interposição de recursos começa às 10h do dia 24/09 (quinta-feira) e se encerra às 18h do dia 25/09 (sexta-feira). Somente será admitida interposição de recurso via sistema de acompanhamento de inscrição.

Após o prazo mencionado acima, o sistema ficará automaticamente indisponível para a interposição de recursos.

Não serão aceitos, em hipótese alguma, recursos protocolados em Delegacias Regionais, Conselhos Regionais de Contabilidade (CRC’s),
Conselho Federal de Contabilidade e Fundação Brasileira de Contabilidade.

http://portalcfc.org.br/coordenadorias/registro/exames/exame_de_suficiencia/

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 24 setembro 2015 | 10:06

Neilor Leite,

A questão 1 está bem formulada, no enunciado diz: desconsiderando os tributos sobre lucro, ora logo se entende que ou é Simples ou é L. Presumido, analisando o balancete temos impostos a recuperar, então logo se tem que é L. Presumido.

Desconsiderando Os impostos a recuperar e aceitando apenas a recolher monta-se uma DR para verificar.

RB - 420.000
Deduções (120.250,00)
RL= 299.750,00
CMV (170.000,00)
LB= 129750,00
Despesas
Salarios
e Comissão (50.000)
Receita/Desp. Financeira
R 2.600
Desp (1.700)

Resultado: R$ 80.650,00

Então logo se tem a letra "C" como correta.

Att.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
Neilor Leite

Neilor Leite

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 24 setembro 2015 | 10:21

Kaik R. Vieira

Muito obrigado, foi questão interpretativa, pois considerei a "devolução de vendas" somando a base, sendo que deverá ser estornado.

Falha minha.

Gabriela Batista de Carvalho

Gabriela Batista de Carvalho

Prata DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 8 anos Quinta-Feira | 24 setembro 2015 | 10:29

Neilor,

Onde você viu falha na questão 8?

O item I e II estão corretos.

No item II, extraído abaixo da norma está correto:

13. Esta Norma distingue entre:
(a) provisões – que são reconhecidas como passivo (presumindo-se que possa ser feita uma estimativa confiável) porque são obrigações presentes e é provável que uma saída de recursos que incorporam benefícios econômicos seja necessária para liquidar a obrigação; e
(b) passivos contingentes – que não são reconhecidos como passivo porque são:
(i) obrigações possíveis, visto que ainda há de ser confirmado se a entidade tem ou não uma obrigação presente que possa conduzir a uma saída de recursos que incorporam benefícios econômicos; ou
(ii) obrigações presentes que não satisfazem os critérios de reconhecimento desta Norma (porque não é provável que seja necessária uma saída de recursos que incorporem benefícios econômicos para liquidar a obrigação, ou não pode ser feita uma estimativa suficientemente confiável do valor da obrigação).

Gabriela Batista de Carvalho
Auxiliar de Pessoal
Praia Grande-SP
"Aprender é crescer"
LINDOMAR DA SILVA

Lindomar da Silva

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 24 setembro 2015 | 12:31

Bom dia, gente olha os email´s abaixo que mandei para a FBC e CFC, más não obtive resposta ainda, pois acho importante nos posicionar:

Bom dia, desculpa me posicionar, más acho que tenho direito de opinar, eu gostaria de propor o seguinte sobre o exame de suficiência:

Estou terminando a Bacharelado em Ciências Contábeis e fiz a prova do dia 20/09/2015, infelizmente pelos gabaritos não oficiais, acho que não irei passar, pois fiz 21 pontos/acertos.

Gostaria de propor para a FBC fazer 2 fases ou seja, por ex. no meu caso:

1 – Fase = 50 Questões - Acertei 21 questões = ou seja de 100% fiz 42% de Acerto, então faria:
2 – Fase na proporção de erros e acertos da 1 fase, então teria 21 questões ou um percentual menor de questões para acertar as outras 4 questões que falta para passar no exame, ou algo parecido, me parece que seria mais justo.

Pois vc não conseguir fazer as 25 questões e ter que começar do zero novamente num outro exame dá uma frustação muito grande. Pois todos sabem que num exame além da sabedoria do candidato temos que contar com a sorte também na hora da prova.

Por favor analisa e me de uma resposta sobre o assunto.


att.

Lindomar da Silva
4º CIC FID – DIAMANTINO – MT
0Oculto / 0Oculto
__________________________
Bom dia, desculpa, quanto ao email anterior que mandei, acho que fazendo em 2 fases o exame de suficiência, não tiraria a qualidade do teste, pois os candidatos aumentariam em maior tempo o qualidade e qualificação no estudo por ser em 2 fases, aumentaria a quantidade de profissionais mais qualificados no mercado e com isso maior volume de anuidades para o CRC.
Pois muita gente fica batendo na tecla 1,2,3,4,5 vezes para passar no exame e acaba frustrando um pouco a vontade de abrir seu próprio escritório e o tempo todos sabemos que é dinheiro e passa rápido e o mercado contábil é muito cigano e ambicioso.


att.

Lindomar da Silva
4º CIC FID – DIAMANTINO – MT
0Oculto / 0Oculto
__________________________

Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.