x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 20

acessos 3.483

Ciências Contábeis EAD

Raih Henrique

Raih Henrique

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Financeiro
há 8 anos Terça-Feira | 29 setembro 2015 | 16:05

Prezados, boa tarde!

Como estão? Espero que bem...

Sou calouro do curso de Bacharel em Ciências Contábeis EAD. Em respeito à universidade, não vou citar o nome da IES em que atualmente estudo. Porém, estou muito insatisfeito com a metodologia de ensino, AVA, suporte aos alunos, grade curricular (que não é publicada ao candidato em nenhum momento), etc. Pretendo transferir para outra IES, e quero tomar uma decisão acertada dessa vez visto que prezo a formação sólida e de qualidade. Por favor, gostaria que alunos e ex-alunos que cursam ou cursaram Contábeis na modalidade EAD comentem sobre a universidade (metodologia de ensino, suporte aos alunos, grade curricular, etc) e, principalmente, se recomendam. Criei tal tópico, pois acredito que vocês podem me ajudar muito na minha decisão.

Obrigado!

Saudações contábeis a todos!

Raih Henrique O. Chagas
São Paulo, SP
E-mail: @Oculto

Barbara  Meneghetti

Barbara Meneghetti

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 29 setembro 2015 | 16:14

Raih Henrique, eu curso na Anhanguera 100% EAD e não me arrependo. Tenho contato direto com os professores e minha tutora, claro que, alguns vídeos não tem qualidade 100% em audio, mas o suporte é muito bom.

Leonardo Pavani

Leonardo Pavani

Prata DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 29 setembro 2015 | 16:29

Boa tarde Raih Henrique,

Estudei 2 anos no ensino presencial e outros 2 anos EAD na Unopar. Na minhã opinião o curso presencial é mais completo pelo fato de você ter contato direto(PESSOALMENTE) com os professores. Porém, quando estava em dúvida com relação ao ensino à distância, um professor me disse a seguinte frase: " Não é faculdade/universidade que faz o aluno, é o aluno que faz a faculdade/universidade". E realmente, se você é um aluno dedicado, que corre atrás da informação, penso que isso não interferirá no seu aprendizado.

Espero ter ajudado.

Abraços

Att,

Leonardo Pavani

" Pra quem não sabe ler, o letreiro é somente um desenho"
Fabiana de Jesus

Fabiana de Jesus

Ouro DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 8 anos Terça-Feira | 29 setembro 2015 | 16:58

Leonardo, no caso do Ensino a Distância em se tratando de legislação e afins, as aulas presenciais fazem muita diferença?

Fabiana de Jesus - Assistente Fiscal
[email protected]

"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende" - Guimarães Rosa
Leonardo Pavani

Leonardo Pavani

Prata DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 29 setembro 2015 | 17:28

Fabiana,

Levando em consideração que o ensino a distância é "sério" e que a legislação brasileira é extensa,não haverá distinção, pois, apesar de muitas vezes ser interpretativa, o texto da lei é o mesmo. Porém, o aprendizado também irá depender dos seus tutores, as vezes, vale conferir o currículo e experiência dos tutores. É claro, esse é meu entendimento. De repente, algum colega pode discordar.

Espero ter ajudado.

Att,

Leonardo Pavani

" Pra quem não sabe ler, o letreiro é somente um desenho"
Fabiana de Jesus

Fabiana de Jesus

Ouro DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 8 anos Terça-Feira | 29 setembro 2015 | 17:31

Obrigada Leo!

Vou tentar...eu já fiz um curso, e acho que não tenho mais pique pra enfrentar o ensino presencial rs!

Fabiana de Jesus - Assistente Fiscal
[email protected]

"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende" - Guimarães Rosa
Samuel S. Rodrigues

Samuel S. Rodrigues

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 29 setembro 2015 | 17:44

Olá Fabiana boa tarde, eu pessoalmente acredito que o EAD seja até mais difícil, pois exige muito mais disciplina e determinação de sua parte, já que você mesmo controla os horários, enquanto na presencial você tem o controle de frequência, nas EADs o calcanhar de Aquiles é o contato com o professor, que geralmente é problemático, mas se a sua faculdade proporciona isso, só dependerá de você.. rsrs ...


Abraço

________________________________________________________________________
"Faça o teu melhor, na condição que você tem, enquanto você não tem condições melhores, para fazer melhor ainda!"
(Mário Sergio Cortella)
Fabiana de Jesus

Fabiana de Jesus

Ouro DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 8 anos Terça-Feira | 29 setembro 2015 | 17:47

Eu penso nesse contras mesmo, a questão de que manter a disciplina e a regularidade nos estudos seja um esforço maior com relação a EAD, mas em contra partida há a flexibilidade de horários e a questão de não ter q enfrentar o transtorno do transito paulista pra cruzar a cidade rs
Vou tentar EAD se não rolar, mudo pro presencial!
Obrigada pela ajuda pessoal!

Fabiana de Jesus - Assistente Fiscal
[email protected]

"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende" - Guimarães Rosa
Raih Henrique

Raih Henrique

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Financeiro
há 8 anos Terça-Feira | 29 setembro 2015 | 17:51

Obrigado pela participação de vocês, galera!

Leonardo, você citou que fez na UNOPAR, uma universidade conceituada na modalidade EAD. Quais são os pontos fortes e fracos dela? Compartilhe, por favor, sua experiência no EAD da UNOPAR.

Desde já, agradeço!

Abraço!

Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 30 setembro 2015 | 08:07

Raih, bom dia

Dividir um pouco da minha visão, tanto por experiência própria como por opiniões que já vi de colegas.

O ensino EAD exige sim uma disciplina de estudo, muitas vezes maior que ocurso 100% presencial, o curso pode ter boa qualidade de ensino e dar ótima base pára alunos.

Agora, no meu ponto de vista, um curso muitas vezes não tão comprometido com o aluno poderá lhe prejudicar muito na sua carreira, além dos problemas já citados, tal como qualidade do áudio e vídeo, distância para o feedback aluno-professor.

Meu comentário a vocês, inclusive a minha amiga Fabiana, é o seguinte:

- Qual o motivo pelo qual vocês querem cursar a distância?

- Qual objetivo vocês tem com Ciências Contábeis?

- Vocês tem clara a ideia de que somente a faculdade não lhes dará conteúdo suficiente e o principal é a dedicação prática e estudos específicos?

São três questões que valem muito a pena serem discutidas com pessoas mais experientes nesse assunto e principalmente, para clarear a ideia de vocês.

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br
Jessé César Pinto

Jessé César Pinto

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 30 setembro 2015 | 08:19

Eu cursei EAD pela PUC-MG e recomendo, entrei via ProUNI,o que é relevante por que o preço deles é bem mais alto que Unopar e Ananguera por exemplo, por vias normais seria lógico optar por curso presencial.Quanto a qualidade do curso é boa, muito exigente e você é obrigado a se dedicar bastante ou ficará pelo caminho.Para quem já trabalha na área EAD pode sim ser uma boa.

"O sol nasce para todos, mas a sombra é somente para quem merece."_ anônimo

CRC : 1SP297323/O-5

Jessé César Pinto
Fabiana de Jesus

Fabiana de Jesus

Ouro DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 8 anos Quarta-Feira | 30 setembro 2015 | 08:21

Bom dia, Fe!

Bom respondendo seus questionamentos:

Um dos principais motivos de cursar a distância, é que no meu caso a faculdade escolhida, fica num ponto da cidade distante do meu trabalho, fazer a distância facilitaria isso. Já cursei um bacharelado e sei o quanto é complicado trabalhar o dia todo, estudar a noite enfim...O ensino EAD facilitaria por haver disponibilidade de horários.
O objetivo principal é complementar minha carga de conhecimentos, já tinha a opção de fazer ciencias contabéis no passado, e por motivos de força maior fui compelida a cursas administração, mas atuo na area fiscal há algum tempo já, quero obter base para o dia a dia do meu trabalho de maneira mais eficiente e completa.
E por fim em qualquer curso apenas a faculdade não traz o conteúdo suficiente, é necessário ir além, buscar informações na prática e no conteúdo pós aula é importante sempre!

Obrigada, pela opinião será de grande importância na decisão final!

:)

Fabiana de Jesus - Assistente Fiscal
[email protected]

"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende" - Guimarães Rosa
Leonardo Pavani

Leonardo Pavani

Prata DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 30 setembro 2015 | 08:27

Bom dia a todos!

Raih Henrique, Com relação ao feedback aluno-professor como sugeriu o colega Fernando H. Buzaneli, não tenho o que reclamar, a área do aluno é completa, e-mails sempre respondidos, os professores são bem graduados, as aulas são ao vivo, onde você pode encaminhar perguntas em tempo real, meu tutor em sala é um ótimo contador do meu município, enfim, penso que a experiência foi positiva. No entanto, como mencionei em outros comentários, apesar da UNOPAR ser bem conceituada no quesito EAD, não conheço os demais polos da instituição. Todavia, se os demais forem idênticos ao de onde cursei, indico.

Espero ter ajudado.

Att,

Leonardo Pavani

" Pra quem não sabe ler, o letreiro é somente um desenho"
Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 30 setembro 2015 | 08:28

Fabi,

Ao meu ver você está preparadíssima para o EAD, sabe que assim como você também atuo na área fiscal/tributária, e na faculdade de ciências contábeis, mesmo que a distância, você com disciplina irá expandir muito seus conhecimentos, mas não na área em que atuamos!

Recomendo muito o curso, tendo a consciência que você demonstrou de toda situação, a vontade de aprender mais sobre essa complexa área e a noção de que o trabalho mais árduo é fora da faculdade , manda ver, mulher!

Valem as boas experiências também compartilhadas por nossos colegas Jessé e Leonardo que tiveram boa base nos cursos que citaram.

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br
FABIO FELICIANO DA SILVA SANTOS

Fabio Feliciano da Silva Santos

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 8 anos Quarta-Feira | 30 setembro 2015 | 08:43

Bom dia a todos !

Muito bom o assunto ! Sou do Rio de Janeiro e trabalho na área Fiscal ah 8 anos , estou no 4º período de Ciências contábeis presencial , mas penso em mudar para o modo EAD , pela flexibilidade de horarios, minha duvida é , como as empresas veem um profissional formado em EAD ?
Já escutei alguns colegas que dizerem que quem cursava ou era formado por EAD não era bem visto por empresas...o que os amigos tem a dizer sobre isso ?

Abraços a todos

Fabiana de Jesus

Fabiana de Jesus

Ouro DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 8 anos Quarta-Feira | 30 setembro 2015 | 09:01

Obrigada pelo incentivo Fe! Vamos lá, se não rolar, eu mudo pro presencial e "vambora" rs!

Fabio, eu não sei como é ai no RJ aqui por São Paulo, creio que esse preconCeito existisse há algum tempo trás sim! Mas hoje em dia, acho que essa idéia já caiu por terra, na minha opinião pelo menos. Tenho amigos formados via EAD que estão muito bem colocados no mercado de trabalho.

Fabiana de Jesus - Assistente Fiscal
[email protected]

"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende" - Guimarães Rosa
Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 30 setembro 2015 | 09:20

Fábio, bom dia

Por aqui, o que vale mesmo é a desenvoltura na entrevista, o como você se posta e se porta profissionalmente.

Talvez tenham ainda empresas que dão prioridade para quem se formou em curso 100% presencial, mas com as mudanças na legislação a capacitação profissional e especializações além da graduação são fundamentais, desta forma o que você busca " a mais " provavelmente será o diferencial para almejar uma promoção ou vaga de emprego.

Alguns exemplos, visando também a área fiscal/tributária: Inglês fluente, noções avançadas de office, capacidade de análise de arquivos de declarações federais (EFD ICMS/IPI, EFD PIS/COFINS, DCTF) , especialização ou pós-graduação relacionada a gestão de tributos.

Das citadas, você não verá tecnicamente nada disso no curso de ciências contábeis, mas com certeza são diferenciais para um profissional bem preparado de hoje.

Fabi, começa e termina! Você é super capaz e a já tem uma ótima base!

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br
Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1, Sócio(a) Comercial
há 8 anos Quarta-Feira | 30 setembro 2015 | 09:29

Bom dia,

Eu não gosto de faculdade por EAD, já tive uma experiência bastante ruim, e obviamente, devido a essa minha má "primeira impressão", quando vamos contratar alguém, este é um critério importante para mim, no sentido negativo, infelizmente.

Tenho vários amigos donos de escritório que possuem a mesma visão, e em grandes empresas da nossa área, pelo que conheço, também tem ressalvas.

Entretanto, este não é o único critério de avaliação, uma experiência na área supre essa "ressalva" que fazemos com facilidade. Em grandes empresas da nossa área, existem provas e tudo mais, que caso você seja bem avaliado, também ira diminuir esta ressalva. Além, é claro, de outras iniciativas como apresentação de trabalhos e tudo mais, que ajudam a enriquecer o curriculum.

Att.,

Raih Henrique

Raih Henrique

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Financeiro
há 8 anos Quarta-Feira | 30 setembro 2015 | 11:01

Bom dia a todos!

Sobre as perguntas do colega Fernando H. Buzaneli, segue minhas respostas.

- Qual o motivo pelo qual vocês querem cursar a distância?

Tenho uma rotina muito puxada. Cursei gestão financeira presencial (tranquei no 2º semestre), e fui prejudicado pelo trânsito caótico de São Paulo, entre outros. Visto que sempre fui autodidata e tomo iniciativa na busca pela informação, acredito que tenho o perfil de aluno EAD embora ainda não atuo na área.

- Qual objetivo vocês tem com Ciências Contábeis?

A área de contabilidade sempre me atraiu pela importância na sociedade. E, depois que estudei a disciplina de contabilidade gerencial, vi que precisava de um curso que me proporcionasse melhor e profundo conhecimento. Tenho contato com pessoas que trabalham na área, e isso reforçou meu objetivo de iniciar tal curso e alavancar minha vida pessoal e profissional.

- Vocês tem clara a ideia de que somente a faculdade não lhes dará conteúdo suficiente e o principal é a dedicação prática e estudos específicos?

Sim, tenho.

Leonardo, obrigado pelos seus comentários. Eles foram muito esclarecedores para mim, e irão contribuir para minha decisão final.

Novamente, agradeço pela participação de todos!

Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 30 setembro 2015 | 11:27

Raih,

Entendo, a busca pelo EAD realmente, na maioria dos casos é por pessoas como nós que tem uma rotina puxada no dia-a-dia.

Se a área contábil te atraiu a segunda questão liga a terceira que é exatamente isso, o gosto pelo conteúdo que será apresentado em sala e principalmente a consciência que você parece ter de que o básico, um bom curso a distância pode suprir, mas o diferencial será a sua dedicação e vontade fora da sala além da humildade e amadurecimento na prática que serão etapas constantes da sua - e são - da evolução de todos nós.

Pelo visto você realmente está afim do curso e preparado, inicie o projeto e vá com tudo pra frente!

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.