x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 3

acessos 20.161

Ativo permanente ou Ativo não Circulante?

Edlaine Karine Stabele

Edlaine Karine Stabele

Bronze DIVISÃO 2, Estagiário(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 30 outubro 2015 | 03:58

Boa noite,
Acabei meu Tcc e como requisito temos que auditar o Tcc de outro grupo e nesse Tcc meus colegas utilizaram uma formula para calcular a imobilização dos recursos próprios da empresa cujo denominador ao invés de constar o termo imobilizado como eu mesma utilizei na elaboração do meu Tcc eles usaram o termo Ativo Permanente. Mas o termo Ativo Permanente não foi extinto com a publicação da nova lei das SA's?

Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 30 outubro 2015 | 08:22

Edlaine Karine Stabele,

Você está correta. Veja artigo citação da Lei 6.404/76, com as alterações previstas na Lei 11.941/09:

SEÇÃO III

Balanço Patrimonial

Grupo de Contas

II – ativo não circulante, composto por ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível. (Incluído pela Lei nº 11.941, de 2009)


Abraço.

Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1, Sócio(a) Comercial
há 8 anos Sexta-Feira | 30 outubro 2015 | 09:27

Bom dia Edlaine,

Além da nomenclatura, que de fato não é correta, existe um erro de conceito.

Pois o grupo utilizou Ativo Permanente, invés de Ativo não Circulante, erro meramente de nomenclatura. Mas se o correto era Imobilizado, há ainda o erro de conceito.

Quanto à nomenclatura, vale ressaltar que a nível gerencial e de fórmulas, muitos livros ainda utilizam as nomenclaturas antigas, seja por falta de atualizações, por estarem reimpressões e não novas edições, ou quaisquer motivos, mas também porque algumas fórmulas e índices perdem precisão se adotas as novas nomenclaturas, daí a nível de controle interno e busca de índices e tudo, ainda existem autores e profissionais que utilizam-se de algumas nomenclaturas antigas, com o prejuízo da técnica mas com melhora da informação.

Att.,

Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 30 outubro 2015 | 13:50

Ótima a consideração do colega Sergio Fernandes!

Temos que saber separar os conceitos contábeis genuínos dos conceitos gerenciais. Na análise dinâmica do capital de giro, por exemplo, existem os termos de ativo e passivo errático, cíclico, etc. Embora não sejam termos utilizados para a estruturação de um balancete ou de um BP, são termos muito comuns para a estruturação de análises financeiras, índices, dentre outros.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.