
Kelrylene Gomes
Bronze DIVISÃO 2
As terminologias débito e crédito vêm confundindo os iniciantes da área contábil, pois há diferentes significados ao que estamos acostumados a ouvir.
No nosso dia a dia a palavra DÉBITO normalmente significa um saldo negativo e CRÉDITO é referente a saldo positivo.
Quando decidimos estudar ou apenas entender um pouco sobre a contabilidade precisamos nos desapegar desses significados.
Para começar a entender você primeiro precisa saber a natureza das contas.
CONTAS / NATUREZA
ATIVO / DEVEDORA
PASSIVO / CREDORA
PATRIMÔNIO LIQUIDO / CREDORA
DESPESAS / DEVEDORA
RECEITAS / CREDORAS
Ou seja, toda conta de saldo devedor aumenta com um débito e diminui com um credito e as de saldo credor irão aumentar com um crédito e diminuir com um débito.
Vejamos o exemplo:
Digamos que a empresa EXEMPLO LTDA ME fez a aquisição de mercadorias para revenda a prazo no valor de RS 12.000,00 a contabilização será:
D. Estoques de mercadorias (Ativo)
C. Fornecedores (Passivo) – R$ 12.000,00
O débito em mercadorias significa que a empresa está aumentando seu estoque com essa aquisição e ao mesmo tempo aumentando seu passivo no crédito, pois adquiriu uma divida a ser a paga a prazo.
Se a compra fosse á vista:
D. Estoques de mercadorias (Ativo)
C. Caixa/Bancos (Ativo) R$ 12.000,00.
O crédito também seria no ativo, pois estamos pagando á vista, ou seja, o dinheiro está saindo de imediato do caixa/banco consequentemente diminuindo seu saldo.
Considerações Finais:
O débito e o crédito podem assumir uma saída ou uma entrada, isso vai depender da conta que estaremos tratando e da operação a ser analisada.
Kelrylene Gomes
Acadêmica em Ciências Contábeis
Estácio Fic Moreira Campus