x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 1

acessos 942

Rateio de custos

André Menezes

André Menezes

Prata DIVISÃO 3
há 8 anos Terça-Feira | 10 novembro 2015 | 01:25

Boa Noite Caros Colegas,

Estou elaborando um trabalho a ser apresentado, e no desenvolvimento deste me surgiram diversas duvidas..

O trabalho se trata de um projeto de custos, já criei uma empresa fictícia (atividade: Comercio Varejista de Calçados), já houveram entrada e saída de estoque, já fiz a tributação do período de apuração e na ultima etapa antes do resultado será apresentado o rateio dos custos,

Essa esta sendo a parte mais complexa, pois não me recordo de quais os custos ou despesas podem ser rateados para o comercio.

Um exemplo dos custos e despesas que teremos:

» Aluguel
» Salarios a pagar
» Pro-labore Sócios
» Segurança Privada
» Encargos sobre salarios
» Telefone e Internet
» Energia Eletrica e Agua
» Descontos Sobre Vendas (5%)
» Aluguel Maquinetas de cartão
» Impostos (SIMPLES NACIONAL)
» Embalagens
» Comissão sobre vendas (para vendedores)
» Fretes ( das notas fiscais de entrada)

Minha duvida é: Quais desses custos ou despesas posso ou devo rateá-los para mensurar o valor total de custos por unidade vendida ?

Gabriel Lisboa da Silva

Gabriel Lisboa da Silva

Prata DIVISÃO 1, Estagiário(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 25 novembro 2015 | 13:59

André Menezes,

Vale lembrar a definição de custos para a contabilidade:
"É todo gasto relativo a bem ou serviço utilizado na PRODUÇÃO de outros bens/serviços".

Analisando suas contas, podemos tirar as seguintes conclusões:

» Aluguel - Pode ser custo ou despesa, para isso, é necessário verificar quanto desse gasto é consumido no setor de produção.
» Salarios a pagar - Pode ser tanto custo como despesa. Os salários dos empregados que trabalham dentro do setor de produção são CUSTO. Os demais empregados que trabalham no setor administrativo e de vendas da entidade, são despesas.
» Pro-labore Sócios - São despesas.
» Segurança Privada - Pode ser custo (indireto) ou despesa. É necessário verificar o quanto o setor de produção consome desse gasto.
» Encargos sobre salarios - Mesmo raciocínio para salários a pagar.
» Telefone e Internet - Normalmente é despesa, pois esse gasto é mais utilizado no setor administrativo e de vendas da empresa.
» Energia Eletrica e Agua - Pode ser custo ou despesa. É necessário verificar quanto desse gasto é consumido no setor de produção para ser classificado como custo.
» Descontos Sobre Vendas (5%) - Despesa.
» Aluguel Maquinetas de cartão - Despesa.
» Impostos (SIMPLES NACIONAL) - Despesa.
» Embalagens - Pode ser considerado custo.
» Comissão sobre vendas (para vendedores) - Despesa.
» Fretes ( das notas fiscais de entrada) - Despesa.



Atenciosamente,
Gabriel Lisboa da Silva
Graduando de Ciências Contábeis
Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Rio Grande - RS
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.