x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 2

acessos 1.758

Perguntas sobre o Simples Nacional

wanderson Vieira

Wanderson Vieira

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 3 dezembro 2015 | 18:23

Olá amigos contadores, boa tarde !

Estou precisando da ajuda de vocês, estou terminando meu TCC sobre o Simples nacional, e gostaria que respondessem duas perguntas para o meu questionário, estou precisando também de novas perguntas e respostas, se puderem expor suas ideias ! Ficarei grato ! Lembrando que não estou querendo que vocês façam o meu questionário, estou simplesmente precisando de novas ideias ! obrigado

pergunta 01 Levando em conta que o Simples Nacional veio para beneficiar os Pequenos Empresários, propondo melhorias na contribuição fiscal, de que forma o novo regime pode acrescentar positivamente na economia do Brasil?

Pergunta 02 Qual das Vantagens você considera mais relevante para o simples Nacional, comparativamente a uma empresa não enquadrada no Simples?

Obrigado !

Geórgia Beatriz Pereira Bittencourt

Geórgia Beatriz Pereira Bittencourt

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 8 dezembro 2015 | 08:29

Bom dia Wanderson,

qual é o objetivo do seu trabalho? Com o objetivo fica melhor para ajudarmos com ideias.

Todo progresso acontece fora da zona de conforto. (Michael John Bobak)

Atenciosamente,

Geórgia Beatriz Pereira
João Henrique

João Henrique

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 8 anos Terça-Feira | 8 dezembro 2015 | 09:14

Gostei da ideia Wanderson, próximo ano estarei preparando minha monografia e também vou irei abrangi o tema Simples Nacional.

Darei minha opinião sobre as duas perguntas:

1 - Tenho apenas 20 anos, e apenas 2 anos na área fiscal, digo isso porque sei que o Simples Nacional é um programa muito antigo e não sei como ele era regulamento a 10 anos atrás... Mas hoje, o Simples Nacional, é um dos melhores programas (benefícios) tributários que o governo já pode fazer, além de trazer simplicidade ao contribuinte, o programa também reduz muito a carga tributária. Isso acredito que vá ajudar muito os pequenos empresários a crescer, e com isso, crescer a renda, crescer o número de pessoas com carteira assinada. Além de trazer maior competitividade dos pequenos empresários com as grandes empresas. Acredito que o programa diminuiu muito a informalidade e a desburocratização, já que o próprio empresário pode calcular o próprio tributo na ferramenta PGDAS-D.

Não estou dizendo também, que o Simples é uma mil maravilhas, não são todos os pequenos e micro empresários que sabem utilizar dessa ferramenta (PGDAS-D), porque o programa ainda tem muitas particularidades que deve-se ter um pequeno estudo sobre o sistema. Mas comparado aos outros regimes de tributação, o Simples se torna realmente Simples!

2 - A vantagem mais relevante, sem dúvida alguma é a redução na carga tributária. E lógico existem outras vantagens como dispensa do cumprimento de certas obrigações trabalhistas e previdenciárias, preferência nas compras públicas, regulamentação da figura do pequeno empresário, criando condições para sua formalização, estímulo à inovação tecnológica, simplificação do processo de abertura, alteração e encerramento das MPEs, dispensa também de várias outras obrigações tributárias acessórias.


Espero que sirva, lógico que tudo que eu falei aqui é apenas a minha humilde opinião tendo pouca experiência na área, mas é uma área que me interessei muito, espero que também você venha a gostar.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.