x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 9

acessos 1.984

Indicação de Pós Graduação para Situação abaixo.

NEI VIEIRA DE SOUZA JÚNIOR

Nei Vieira de Souza Júnior

Bronze DIVISÃO 4, Micro-Empresário
há 8 anos Terça-Feira | 15 dezembro 2015 | 12:14

Caros colegas,

Quem puder ajudar com uma opinião ou experiência pessoal serei grato.

Acabo de terminar minha graduação em Ciências Contábeis, colação em janeiro e registro no CRC garantido através de aprovação no primeiro semestre de 2015.
Pretendo me planejar para dar continuidade aos estudos e desenvolvimento no próximo ano. Entre outros objetivos de trabalho (escritório próprio, consultoria, etc) pretendo lecionar. Farei monitoria na faculdade que cursei e no próximo ano não poderei fazer mestrado já que depende do teste anpad que não será feito a tempo. Por isso pensei numa Pós graduação nos temas de meu interesse que são controladoria, analise, finança. Algum dos presentes indicaria algum específicamente, sabendo que depois pretendo complementar com curso Didática do ensino superior. Desde já agradeço.

Nei Vieira de Souza

[email protected]
NEI VIEIRA DE SOUZA JÚNIOR

Nei Vieira de Souza Júnior

Bronze DIVISÃO 4, Micro-Empresário
há 8 anos Quinta-Feira | 17 dezembro 2015 | 10:18

Oi Eduardo bom dia.

Na verdade eu já fiz essa filtragem inicial, cheguei a três possibilidades de cursos e três instituições. O objetivo do tópico seria mais uma opinião pessoal a partir da experiência profissional que sirva de reflexão e "desempate" na escolha.

Nei Vieira de Souza

[email protected]
Cleberson Silverio da Silva

Cleberson Silverio da Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 28 dezembro 2015 | 17:34

Olá Nei,
eu sou professor universitário, sou graduado em contábeis, com especialização em controladoria e finanças, tenho também pós graduação em gestão de projetos e tecnologia da informação.
Indico dentre as opções que você citou, buscar uma pós em controladoria. Em minha opinião há um bom complemento para alguns temas que você viu na faculdade, mas que serão tratados de uma maneira mais gerencial. Pelo menos esse é o espirito dos cursos pós graduação. Se possível aconselho fazer na UFRJ, para ter um maior peso no currículo.

Eu também devo fazer o ANPAD no ano que vêm, já cursei duas disciplinas como aluno ouvinte para curso de mestrado aqui em Curitiba. Dou aulas em duas faculdades aqui, mas como a crise está comendo os recursos dos alunos, creio que uma das faculdades deva dispensar alguns professores. Tenho quase certeza que estou entre os dispensados. Isso por que não tenho o tal mestrado, realmente faz bastante diferença na área acadêmica.

Após concluir o curso de mestrado o professor com alguma experiência praticamente escolhe onde quer lecionar. Estou nessa empreitada fazem pelo menos 3 anos como professor.

Boa sorte em sua caminhada

Abraço

Cleberson Silva
Contador/Perito Judicial
CRC 56.794- PR
CNPC 3637 - CFC
LinkedIn - https://www.linkedin.com/in/cleberson-silva-86251b34
Geórgia Beatriz Pereira Bittencourt

Geórgia Beatriz Pereira Bittencourt

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 28 dezembro 2015 | 17:50

Boa tarde Nei,

estou na mesma situação em que você se encontra, terminei a graduação agora, vou colar grau no dia 28/01 e fui aprovada no CRC no 1º semestre de 2015 e também tenho o intuito de ingressar em um mestrado.

Sempre tive o mestrado em mente porém deixei para olhar apenas agora ao término da graduação e todos os processos seletivos para 2016 já se encerraram.

O teste Anpad agora já esta com inscrições abertas, mas será para processos feitos em 2016 para 2017.

Sobre a pós estou com a mesma dúvida, não sei me dedico estudando para o mestrado ou se ingresso em uma pós antes do mestrado, gostaria que compartilhasse comigo sua decisão, pois pelo que pareci são situações bem parecidas.

Obrigada!

Todo progresso acontece fora da zona de conforto. (Michael John Bobak)

Atenciosamente,

Geórgia Beatriz Pereira
Cleberson Silverio da Silva

Cleberson Silverio da Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 29 dezembro 2015 | 09:20

Oi Geórgia e Nei,
por experiência eu digo a vocês para que se tem interesse no mestrado que não percam tempo fazendo outra pós graduação. Afinal o mestrado também é uma pós, porém com objetivo acadêmico.
Eu após iniciar minha empreitada na área de ensino, sinto muita falta do mestrado. É uma verdadeira obrigação para ser professor universitário, eu consegui entrar na área pela minha boa experiência profissional. Hoje me arrependo de ter gasto um bom dinheiro em cursos de pós graduação sem ser o mestrado, pois vi que perdi tempo e dinheiro em algo que não faz tanta diferença assim no meu dia dia se comparado ao mestrado.
Me refiro apenas a experiência como professor, não estou falando de outras atividades, que fique bem claro para que ninguém se engane. O mestrado (strictu sensu) tem um objetivo diferente da pós graduação (latu sensu).
No passado eu não tinha interesse nem vontade de dar aulas, mas após começar a realizar alguns treinamentos para equipes dentro da empresa onde trabalhei, isso foi mudando.
Após um tempo eu senti a necessidade de aumentar minha participação nesses treinamentos e consequentemente após receber alguns feedback de que levava jeito. Decidi apostar nessa carreira de docente, agora está dificil de querer sair.

Eu tenho um material interessante sobre os cursos de mestrado, se tiverem interesse, deixem o email que envio pra vocês.

Abraço e boa sorte

Cleberson Silva
Contador/Perito Judicial
CRC 56.794- PR
CNPC 3637 - CFC
LinkedIn - https://www.linkedin.com/in/cleberson-silva-86251b34
Joyce Beatriz C. da Silva

Joyce Beatriz C. da Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 29 dezembro 2015 | 09:39

Bom dia Cleberson e demais colegas, gostei muito da discussão. Eu tenho as mesmas dúvidas, sou formada desde 2013, ingressei em uma Pós em parceria com o CRC que não teve continuidade, e de lá pra cá venho pesquisando sobre. Meu objetivo também é lecionar, e não sei exatamente como direcionar uma especialização para esse lado. Aqui em São Luís tudo é mais restrito, deixo meu e-mail para receber o material sobre os mestrados. @Oculto

Joyce Beatriz
Contadora

“Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre” (Paulo Freire)
Geórgia Beatriz Pereira Bittencourt

Geórgia Beatriz Pereira Bittencourt

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 29 dezembro 2015 | 09:44

Bom dia pessoal,

Cleberson, obrigada pelo posicionamento.

Meu e-mail para envio do material do mestrado: @Oculto


Obrigada desde já.

Todo progresso acontece fora da zona de conforto. (Michael John Bobak)

Atenciosamente,

Geórgia Beatriz Pereira
Cleberson Silverio da Silva

Cleberson Silverio da Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 29 dezembro 2015 | 10:04

Olá Joyce e Geórgia,
enviei o material para vocês. Apenas para esclarecer este "material" que me refiro é um texto interessante sobre a decisão de fazer ou não um curso de pós graduação, principalmente o mestrado.

Boa leitura e decisão.

Abraço

Cleberson Silva
Contador/Perito Judicial
CRC 56.794- PR
CNPC 3637 - CFC
LinkedIn - https://www.linkedin.com/in/cleberson-silva-86251b34

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.