x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 10

acessos 1.727

Duvidas em relação ao curso na universidade

Murilo Fontebasso

Murilo Fontebasso

Iniciante DIVISÃO 1
há 8 anos Quarta-Feira | 13 janeiro 2016 | 16:24

Olá, meu nome é Murilo, e gostaria de tirar uma duvida se possivel: Para um contador, necessariamente a faculdade tem que ser de nome (em geral), ou pode ser qualquer outra (com todo respeito)? Porque eu passei em uma faculdade que tem um nome super bem reconhecivel, porém, por questões pessoais, eu gostaria de estar cursando outra que não tem tanto este "glamour", será que isso ira interferir? Porque o que vale na verdade não é passar no exame do CFC?
Obrigado e grande Abraço,
att

Geórgia Beatriz Pereira Bittencourt

Geórgia Beatriz Pereira Bittencourt

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 13 janeiro 2016 | 16:29

Boa tarde Murilo,

a faculdade contribuirá para sua formação profissional. Depende mais de você do que da instituição, porém se você tiver a oportunidade de cursar em uma faculdade renomada pode lhe proporcionar uma melhor base/formação, mas não é uma regra geral.

Todo progresso acontece fora da zona de conforto. (Michael John Bobak)

Atenciosamente,

Geórgia Beatriz Pereira
Cleberson Silverio da Silva

Cleberson Silverio da Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 14 janeiro 2016 | 09:00

Olá Murilo,
a escolha da faculdade é algo particular e como você mesmo está vendo depende de uma série de questões pessoais.
O mercado porém (diria que isso já foi mais comum), pode utilizar o renome de uma instituição como critério de desempate no caso de um processo seletivo por exemplo.
Em alguns processos seletivos a instituição faz muita diferença, como nos processos de trainee e estágio. Já vi em várias situações a empresa escolher determinado candidato por critério de instituição, dentre outros claro. Grandes empresas inclusive colocam isso como ponto de avaliação em processos seletivos, já vi isso em redes como LinkedIn e o site vagas.com

Então em diria que na dúvida opte se possível pela instituição de maior prestigio.

Se estiver pensando em ter o seu próprio negócio ou mesmo prestar concurso público essa escolha talvez não faça tanta diferença. Mas lembre-se de que o mundo dá muitas voltas, o empregado de hoje pode muito bem ser o empreendedor de amanhã. Mas a reciproca é verdadeira.

Abraço

Cleberson Silva
Contador/Perito Judicial
CRC 56.794- PR
CNPC 3637 - CFC
LinkedIn - https://www.linkedin.com/in/cleberson-silva-86251b34
paulo cesar santos souza

Paulo Cesar Santos Souza

Iniciante DIVISÃO 2, Operador(a) Produção
há 8 anos Sábado | 16 janeiro 2016 | 23:08

Olá tudo bem! Fazer uma faculdade é um excelente investimento no futuro profissional. O diploma de nível superior ajuda muito na hora de conseguir um bom emprego ou progredir no trabalho atual.
Um estudo realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) apontou que, em média, o trabalhador brasileiro que conclui o ensino superior tem um salário duas vezes e meia mais alto do que quem completou apenas o ensino médio. Esta foi a maior diferença salarial percebida entre os 32 países que participaram da pesquisa. Acesse o site e fique por dentro de tudo.

Estude o que te faz feliz, mais tbm seja o melhor em sua escolha, alias quem faz o conceito da faculdade e o aluno seja ela publica ou privada;

 Eduardo  Freitas

Eduardo Freitas

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Domingo | 17 janeiro 2016 | 08:30

Bom dia colegas!

Excelente o forum. Considero que, no ramo das ciências contábeis, a instituição em que se cursa o bacharelado, não tem um peso tão grande assim, mas poder cursar em uma instituição que nos dá mais estrutura, melhor corpo docente, etc, etc..., melhor! Concordo com a colocação da Geórgia.

Att

Eduardo Freitas
FMS CM
Controlador Geral
[email protected]
Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 21 janeiro 2016 | 10:36

Murilo, bom dia, meu conterrâneo

Dizer que a instituição não influencia em nada, é engano, mas o importante é na entrevista você ser sincero, estar seguro e principalmente quando atuante buscar conhecimento fora da faculdade para se destacar, especializações, leituras e pró-atividade.

Até porque rotinas contábeis você aprenderá mesmo na prática, mas não aconselho você, tendo a possibilidade de fazer um curso melhor, escolher outro... claro que deve ter seus motivos, mas conforme os colegas estão dizendo, uma faculdade melhor, talvez lhe de uma base mais sólida na formação, o que poderá tornar algumas coisas mais fáceis de assimilar na prática.

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br
MATOS

Matos

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 8 anos Sexta-Feira | 22 janeiro 2016 | 11:51

As duas coisas são importantes: o esforço pessoal e a faculdade ter 'nome'. Por exemplo, se eu falar pra qualquer pessoa que estudei em Harvard isso já abriria enormes avenidas em meu favor. Por outro lado tem a questão do quanto eu tenho de conhecimento, se eu for disciplinado e me dedicar bastante eu irei me sobressair em relação a outros que supostamente estariam no mesmo nível acadêmico que eu.

Carlos Tellechea

Carlos Tellechea

Prata DIVISÃO 1, Analista
há 8 anos Segunda-Feira | 25 janeiro 2016 | 17:22

Empresas querem resultados. A origem da faculdade é irrelevante. Se especialize, publique artigos (se visa a carreira acadêmica), faça cursos de extensão e adquira experiência durante a graduação. Dessa forma, as portas estarão abertas para você. Hoje em dia nome de instituição não tem tanto impacto como já foi no passado.

Analista Judiciário
Contador
Joao Calandreli

Joao Calandreli

Iniciante DIVISÃO 2, Controller
há 8 anos Quinta-Feira | 28 janeiro 2016 | 12:12

Não pense no nome da faculdade em si, mas se elas tem nome é por algum motivo... Nem sempre ser mais famosa garante que seja melhor, mas há uma grande chance de realmente ser.

A questão do peso que o nome da faculdade tem, é relativo, tem processos seletivos em que contam muito, outros em que conta pouco. Depende de qual é a sua perspectiva de carreira, se for abrir/trabalhar em escritório ou virar servidor público, não vai impactar muito, se for seguir carreira em Auditoria, Controladoria, ou mesmo em contabilidade, mas em empresas grandes/multinacionais, ai já impacta mais, mas se vc for bom supera tudo isso. Se você for bom ao ponto de não poder ser ignorado, aí a sua formação não vai fazer diferença.

Se tiver pensando em sair da faculdade de renome pq os colegas de sala são mala, tudo playboyzinho chato, não ter amigos, ou coisas desse tipo, te digo: segura a onda, foca nos estudos e absorve o que os professores tem pra te ensinar. Faculdade é assim mesmo, eu mesmo não tive muitos amigos durante esse período... Não ia as festas nem nada disso, eles só pegam no pé no começo, enquanto vc é calouro, depois acabam esquecendo de você...

Boa escolha!


Fausto Barcelos

Fausto Barcelos

Iniciante DIVISÃO 1
há 8 anos Quinta-Feira | 28 janeiro 2016 | 18:11

Boa noite!

Possuo a mesma dúvida do colega Murilo, porém estou em uma situação um pouco diferente. Conclui o ensino médio no ciclo passado, e apenas neste chegarei na maioridade. Não obtive exito em ingressar em uma faculdade federal neste ano, algo que é de certa forma visado pela grande maioria dos jovens na mesma faixa etária.

Mediante a essa situação, conseguirei uma bolsa financiada em uma faculdade privada de renome(Pontífica), mas o curso de Contábeis possui conceito 3 na instituição; mesmo a PUC sendo tão prestigiada. Em contrapartida, uma universidade com menos peso no nome(Novos Horizontes), possui nota 5(máxima), e isso me despertou interesse também.

Tenho um familiar auditor que por conta de minha idade, disse que valeria investir em um curso preparatório para ambicionar o peso de uma federal, mesmo que não conte tanto na área de contabilidade. Estou visando multinacionais, como fonte de experiência e auto-engrandecimento no futuro, mas o pensamento imediatista(talvez um mal da geração) não foge da minha cabeça, de que um ano estudando novamente para o vestibular seria um ano perdido em uma faculdade privada.

Bom, estes são os fatos. Agradeço antecipadamente qualquer conselho sobre o dilema! Obrigado!

Cleberson Silverio da Silva

Cleberson Silverio da Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 28 janeiro 2016 | 23:13

Olá Fausto,
sim eu concordo com o seu parente de que vale a pena estudar mais e tentar uma vaga numa federal. Sinceramente eu me arrependo de não ter ido por esse caminho, pois os custos de uma particular vão muito além da mensalidade. Mesmo você conseguindo uma bolsa ou fies da vida.

A grana que você investe em quatro anos de particular não é mole não. Claro que em nenhum dos casos uma oportunidade de trabalho vai cair no seu colo, mas estando você sem esse desembolso mensal da faculdade, até a confiança em conseguir um trabalho fica maior a pressão é menor.

Claro que a sua pressa em entrar na faculdade é normal, mas eu se tivesse a vivência/experiência que tenho hoje teria mudado duas coisas em minha vida.

Dedicação maior para entrar numa federal e também maior empenho no estudo do inglês para conseguir entrar numa "big four" de auditoria. Os profissionais que entram nessas empresas após um período qualquer maior que 1 ano, tem emprego garantido em qualquer multinacional que conhecemos.

Então meu conselho a você é manter a calma, pensar bem e se seguir o caminho que eu queria ter seguido tenho certeza que não irá se arrepender.

Abraços e boa sorte.

Cleberson Silva
Contador/Perito Judicial
CRC 56.794- PR
CNPC 3637 - CFC
LinkedIn - https://www.linkedin.com/in/cleberson-silva-86251b34

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.