x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 3

acessos 5.079

Sou recém-formado com CRC Ativo, mas nunca trabalhei na área

Paulo Henrique Dias

Paulo Henrique Dias

Iniciante DIVISÃO 3, Comprador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 16 fevereiro 2016 | 16:08

Boa tarde,

Tenho 32 anos, sou funcionário público há mais de 10 anos e sempre ocupei cargos de nível médio, porém, nunca atuei na área de finanças/contabilidade.
Ingressei na faculdade de Ciências Contábeis - modalidade EAD - com a intenção de prestar o concurso de auditor fiscal da Receita Federal ou das Receitas Estaduais e Municipais.
Estou formado desde o 2º semestre de 2015 e já possuo CRC com cadastro definitivo. Infelizmente, os concursos fiscais estão bem raros e eu pensei que poderia tentar ingressar no mercado.

Gostaria de começar a trabalhar na área, pois nunca entrei em contato com as rotinas contábeis mais simples, como realizar lançamentos, escrituração, conciliação e etc. Logo, que dicas vocês poderiam dar numa situação como essa? Imagino ser quase impossível eu conseguir um emprego na área sem nenhuma experiência.

Será que para começar, eu conseguiria algo de fim de semana ou algum trabalho em home office?
Alguém tem mais alguma dica ou conselho?


Obrigado

André Menezes

André Menezes

Prata DIVISÃO 3
há 8 anos Quarta-Feira | 17 fevereiro 2016 | 09:40

Paulo Henrique,

As duas maiores portas de entrada para ingressar na area publica são concursos (caminho mais arduo e dificil) ou por indicação politica atraves de algum partido ou candidato

Paulo Henrique Dias

Paulo Henrique Dias

Iniciante DIVISÃO 3, Comprador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 17 fevereiro 2016 | 12:25

Prezado,

Agradeço a sua resposta, mas imagino que você não tenha entendido a minha mensagem.
Exatamente pelo fato dos concursos estarem raros neste momento de crise, gostaria de ingressar no mercado privado e trabalhar na área de Contabilidade/Finanças, porém, não me sinto preparado para exercer a profissão (apesar de ter CRC ativo) porque nunca trabalhei na área.

Alguém poderia me dar algumas dicas sobre como ingressar no mercado de trabalho com CRC ativo e sem experiência?

Obrigado

SAMUEL SANTIAGO CAMPBEL

Samuel Santiago Campbel

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 17 fevereiro 2016 | 16:33

olá, passei por algo parecido, tenho 23 anos e comecei a fazer faculdade aos 18 e meio, nunca trabalhei na área, porém todos da minha sala trabalhavam, isso me prejudicou um pouco, pois quando eu terminei o curso ainda não tinha experiencia especifica em nenhuma área da contabilidade e mesmo com o diploma na mão foi difícil achar emprego e oportunidade de aprendizado, mas creio que todos aqui irão concordar que para ingressar no mercado privado o primeiro degrau sempre são os escritórios de contabilidade, pois esses são as "escolas" dessa nossa profissão, porém como você não tem experiencia creio eu que irão querer que você faça serviço de assistente ou de auxiliar assim como foi comigo, se você não ligar de ganhar pouco no começo o caminho é esse, só não se deixe enganar por propostas altas para candidatos com CRC ativo, pois algumas empresas querem se aproveitar do fato de você poder assinar documentos e muitas delas querem um "bode expiatório", para possíveis procedimentos duvidosos e coisas ilícitas, infelizmente não é uma profissão muito valorizada ainda, ou se você tiver outra experiência em outra área que você consiga uma remuneração melhor fique nela e aguarde os concursos que você tanto almeja, espero ter ajudado.

Atenciosamente.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.