x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 2

acessos 1.965

Declarações mensais e anuais

Mariana M. Camargo Giacomini

Mariana M. Camargo Giacomini

Bronze DIVISÃO 5
há 8 anos Terça-Feira | 12 abril 2016 | 22:43

Olá,
Sou estudante do 2º semestre de Ciências Contábeis e estou com dificuldade em uma questão.
Recebi a questão abaixo para ser resolvida em uma disciplina onde estudamos apenas os estoques e depreciação, ainda não vi nada sobre tributação:

1) O departamento de contabilidade de uma empresa esta exposto a diversas obrigações com os órgãos competentes nas esferas Federal, Estadual e Municipal, sendo obrigadas a entrega de declarações mensais e anuais, sendo que algumas variam de acordo com a atividade da empresa, dessa maneira, apresente quais são as obrigações acessórias mensais e anuais de uma empresa comercial de grande porte na esfera Federal, apresente apenas as declarações referente aos impostos PIS, COFINS, CSLL e IRPJ, e referente as Demonstrações Contábeis. Descreva as informações mais relevantes de cada declaração, como prazo de entrega, conteúdo, etc


Gostaria, se possível, que alguém me explicasse o que é que está pedindo, não precisa me dar a resposta, mas me explicar apenas o que essa questão está me pedindo, onde eu poderia pesquisar o assunto, pois eu não entendi muito bem, pois ainda não vi nada disso na faculdade.

Desde já,
Obrigada!

Geórgia Beatriz Pereira Bittencourt

Geórgia Beatriz Pereira Bittencourt

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 13 abril 2016 | 07:34

Bom dia Mariana,

essa questão te pede as declarações que a uma empresa comercial faz. Não existe um documento contendo todas essas declarações de forma que você possa consultar, tem que ser analisado caso a caso.

vamos lá:
a atividade te pede nas esferas, municipais, estaduais e federais. Como diz é uma empresa de grande porte então entendamos que é do Lucro Real ou Presumido.

Então você pode pesquisar em cada uma essa informação, até para ficar a par do funcionamento desses órgãos.

Mas estado temos: DAPI
No federal: EFD Contribuição, SPED ICMS IPI, DCTF, Sped Contábil.

Citei algumas, mas poderá expandir a sua pesquisa oriento o site da Receita Federal e da Receita Estadual, tanto para conhecer as declarações acima citadas, como outras que possam existir.

Todo progresso acontece fora da zona de conforto. (Michael John Bobak)

Atenciosamente,

Geórgia Beatriz Pereira
Abdenio ramos de souza

Abdenio Ramos de Souza

Prata DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 13 abril 2016 | 09:28

Mariana M. Camargo Giacomini Bom dia!

Veja que a questão discorre um pouco sobre as obrigações acessórias em todas as esferas, mas ela pede pra falar somente as obrigações que atendam a esfera federal e aos impostos, PIS, COFINS, IRPJ e CSLL. Sendo assim isso vai resumir bastante seu campo de pesquisa.

Vou te adiantar que as obrigações que tratam esse assunto são:

DCTF
EFD Contribuições (essas duas mensais)

ECF Escrituração Contabil Fiscal (anual)

Agora ficou fácil pra vc pesquisar.

Precisando de ajuda, estou sempre por aqui.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.