x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 87

acessos 95.476

TCC em Contabilidade Pública

Valdilene Damazio

Valdilene Damazio

Iniciante DIVISÃO 2, Almoxarife
há 14 anos Quinta-Feira | 13 maio 2010 | 09:49

Bom dia...

Estou cursando o técnico em contabilidade, e quero fazer meu TCC sobre Contabilidade Pública, gostaria de saber se alguém pode me dar um auxílio, pois estou um pouco perdida neste assunto...

gostaria de saber tbm o q acham sobre esse assnto para um TCC ou se tem alguma outra idéia...

Obrigado *-*

Val

Valdilene Damazio

Valdilene Damazio

Iniciante DIVISÃO 2, Almoxarife
há 14 anos Sexta-Feira | 14 maio 2010 | 07:42

Muito Obrigado pela sugestão Maria;

Você sabe algum site onde eu encontre bastante coisa sobre Licitações???

pois estou totalmente perdida e não sei como começar meu TCC.

Obrigado novamente.

Val *-*

Jorge Luís de Oliveira Daibes

Jorge Luís de Oliveira Daibes

Iniciante DIVISÃO 4, Auditor(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 7 junho 2010 | 10:50

Olá pessoal, sou professor universitário e orientador de trabalhos acadêmicos e também atuo como auditor na área pública. Acho que posso contribuir com vocês.

Abaixo segue algumas dicas que acho importantes no desenvolvimento de trabalhos científicos:

1- pense numa grande área de conhecimento (no caso em tela a contabilidade pública)

2- escolha uns 3 autores importantes na área e leia algums tópicos e busque aí algo que te chame a atenção. (faça isso até identificar algum assunto que seja de seu interesse)

3- então levante o problema (problematização - 3 a 5 perguntas que devem ser respondidas no seu trabalho - lembre-se que o tcc não é o mesmo que uma dissertação de mestrado - você precisa somente desenvolver um estudo em torno de um tema e aplicar suas falas (na conclusão)

4- esses problemas apontados têm respostas (hipóteses) o que, em tese, responderia o questionamento.

5- então encontre o nome (tema) baseado ou moldado ao que está por responder com seu estudo (seu tcc, se for uma monografia - lembrar que o tema deve estar intimamente vinculado à idéia do que é o seu trabalho, seus objetivos. Não oriento nunca a colocar um tema generalizado)

Qualquer coisa estou à disposição dos colegas.


Katarina Germana de Queiroz Sabino

Katarina Germana de Queiroz Sabino

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 5 agosto 2010 | 13:07

Roberta Lobo,

Estou entrando no Fórum hoje, faço contábeis e estou no 8º período e pensando no TCC. Vi sua mensagem a outro membro e gostaria de saber qual seu tema?


Desde já te agradeço.



Nota da Moderação:
Mensagem editada pela moderação por ter pedido de ajuda por e-mail.
De acordo com as Regras do Fórum, "21 - Levando em consideração que o Fórum Contábeis é um portal público destinado à troca de informações, não haveria sentido em atender somente uma pessoa por e-mail particular. Nesse sentido, é terminantemente proibida a solicitação, por e-mail, de respostas, arquivos, planilhas ou qualquer outro tipo de ajuda".
Ao usuário Katarina Germana de Queiroz Sabino: Por favor, tomar o cuidado de não repetir esta ação, a fim de mantermos a boa ordem do Fórum Contábeis.

RENATO TEZOTTO BUFO

Renato Tezotto Bufo

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 6 agosto 2010 | 10:35

Bom dia Roberta,

Meu nome é Renato, e também estou na mesma situação de Moisés e da Francine que é a confecção do TCC sobre contabilidade pública.


Fico agradecido.



Nota da Moderação:
Mensagem editada pela moderação por ter pedido de ajuda por e-mail.
De acordo com as Regras do Fórum, "21 - Levando em consideração que o Fórum Contábeis é um portal público destinado à troca de informações, não haveria sentido em atender somente uma pessoa por e-mail particular. Nesse sentido, é terminantemente proibida a solicitação, por e-mail, de respostas, arquivos, planilhas ou qualquer outro tipo de ajuda".
Ao usuário Renato Tezotto Bufo: Por favor, tomar o cuidado de não repetir esta ação, a fim de mantermos a boa ordem do Fórum Contábeis.

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 6 agosto 2010 | 10:56

Bom dia amigos!


Levando em consideração que, o TCC - Trabalho de Conclusão de Curso é de caráter pessoal, devendo ser confeccionado pelo próprio aluno, baseado em seus conhecimentos e sua pesquisa, não é permitido (nem pelo Fórum Contábeis e muito menos pelas Instituições de Ensino) o envio de tais trabalhos para outras pessoas sem o intuito de simples pesquisa.

Copiar trabalhos de terceiros ou tomar trabalhos de terceiros como sendo nosso não é permitido pela legislação vigente, sendo passivo de punição (plágio).

Desta forma, nós da Administração, Moderação e Consultoria do Fórum Contábeis pedimos aos alunos que fiquem atentos à este detalhe.


Considerando ainda que, temos neste tópico muitas pedidos de envio de TCC (ou ajudas) por e-mail, informamos que, caso continuem com estas solicitações, este tópico será trancado.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Rodrigo Álvaro de Andrade

Rodrigo Álvaro de Andrade

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 9 agosto 2010 | 11:42

Bom dia a todos usuários deste Fórum;

Sugestão de tema e objetivos do TCC :

1) Relevância da Contabilidade Pública na Realização de Investimentos pelas Prefeituras Municipais.
1.1 Pode-se abordar a orientação do contador aos gestores públicos sobre despesas de capital que geram riqueza para o município a longo prazo.

2) O contador público e seu papel de planejamento e acompanhamento tributário.
2.1 Pode-se focar no planejamento orçamentário dos tributos arrecadados através de estudos a balanços de exercicios anteriores, adoção de índices e acompanhamento da dívida ativa e os contribuintes faltosos sendo decisivo para a tomada de decisão do prefeito e seus assessores.

3) A importância dos relatórios contábeis para a fiscalização externa.
3.1 A responsabilidade civil e social do contador para com os recursos públicos administrados pela prefeitura.

Bibliografia:
Lei nº 4320/64
Lei nº 8112
Lei nº 8666/93
Lei Complementar nº 101/00

Autores:
João Angélico,
Marion,
Osni Moura Ribeiro,
Heraldo Reis,
Mário Lúcio dos Reis,
Heilio Kohama


Espero ter ajudado quem tem dúvidas sobre temas e objetivos do TCC
Atenciosamente,

Rodrigo.

Obrigado pela oportunidade de aprender.
Patrícia Almeida Cardoso

Patrícia Almeida Cardoso

Iniciante DIVISÃO 1, Estagiário(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 11 agosto 2010 | 09:37

Oi!

Será que alguém pode mi ajudar?
Estou querendo elaborar meu tcc em contabilidade publica! E pretendo usar o tema licitações publicas afinal faço estagio na areia! Só não sei por onde começar.



Nota da Moderação:
Mensagem editada pela moderação por ter pedido de ajuda por e-mail.
De acordo com as Regras do Fórum, "21 - Levando em consideração que o Fórum Contábeis é um portal público destinado à troca de informações, não haveria sentido em atender somente uma pessoa por e-mail particular. Nesse sentido, é terminantemente proibida a solicitação, por e-mail, de respostas, arquivos, planilhas ou qualquer outro tipo de ajuda".
Ao usuário Patrícia Almeida Cardoso: Por favor, tomar o cuidado de não repetir esta ação, a fim de mantermos a boa ordem do Fórum Contábeis.

Maria Valdeli da Silva

Maria Valdeli da Silva

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Técnico
há 14 anos Quarta-Feira | 11 agosto 2010 | 22:00

Patricia

Boa Noite!

O tema Licitações Publicas, tem amplo material de pesquisa!
Sugiro que entre em sites de orgãos publicos ou faça contatos com os mesmos.
Todos os as Unidades Orçamentárias, fazem Licitações em quase todas as modalidades: Dispensa, Convite, Tomada de Preços e Pregão Presencial ou Eletrônico.
De posse desse material poderá decidir em qual tema irá ser o seu TCC.
Boa sorte!

poliana leite

Poliana Leite

Iniciante DIVISÃO 1, Assistente
há 14 anos Sábado | 21 agosto 2010 | 00:23

olá Boa noite!
sou acadêmica do 6º periodo de Contábeis e estou elaborando o meu projeto de tcc , a principio pensei em elaborar na área gerencial, ou outra desde que fosse baseada na comercial... adminiatrativa... empresarial... ou algo do tipo, mais estou fazendo a matéria de contabilidade pública e estou encantada com ela, mudei totalmente meu foco, e penso em elaborar o tcc em conta bilidade publica, mais estou tendo certa dificuldade pelo fato de ser uma pesquisa documental, e as prefeituras dificultam o acesso a certos documentos. gostaria de sugestões sobre temas que poderia ser de facil acesso em sites livros,,
pensei sobre arrecadação de impostos , trataria sobre o IPTU a inadimplência e o impacto na tomada de decisões do prefeito e seus gestores... mais preciso de acesso e nao tenho. então precisaria mudar... alguem sugere algum nessa mesma área ???

grata
poliana leite

Ana Paula Campiol de Oliveira

Ana Paula Campiol de Oliveira

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 10 setembro 2010 | 19:40

Caros Amigos,


Estou a me formar em ciências contábeis e também pretendo seguir a carreira pública. Gostaria de sugestões dos colegas q já trabalharam ou trabalham na área de temas para serem trabalhados no TCC de preferência tema aplicável a contabilidade de um municipio, pois já realizo estágio em uma prefeitura.

Desde já agradeço !!!

Ana Paula Campiol

Atenciosamente,

Ana Paula Campiol de Oliveira
Maria Valdeli da Silva

Maria Valdeli da Silva

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Técnico
há 13 anos Domingo | 12 setembro 2010 | 22:18

Ana Paula

Boa noite!

O tema Licitações tem muito material dispónivel, pela variedades de modalidades.
Mas a Modalidade Pregão Presencial ou On -line é pouco pesquisada, neste quesito o pessoal de Licitação será de grande ajuda com relação ao material, metodologia e legislação na preparação do Edital.
Espero ter ajudado, boa sorte...........

Jorge Luiz Drogemoller

Jorge Luiz Drogemoller

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Sábado | 23 outubro 2010 | 02:10

Atuo nesta área, vai aqui alguns desafios para o setor púbico brasileiro:
- Sistema de Custos para o Setor, mensuração dos resultados e eficiência.
- Os efeitos negativos da ausência da ciência contábil aplicada aos controles de receitas, patrimônio, almoxarifado, folha de pagamento e valores a receber oriundos de processos judiciais.
- Controle Interno, uma questão multidisciplinar ou prerogativa exclusiva dos profissionais da ciência contábil.
- A autonomia do contador X corrupção e desvios dos recursos públicos.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 13 anos Segunda-Feira | 27 dezembro 2010 | 13:48

Diante às normas de convergência aos padrões internacionais de contabilidade pública, sugiro pesquisas que abordem os custos, a depreciação, o regime de competência, a demonstração do resultado econômico, o fluxo de caixa e outras inovações a serem implementadas na contabilidade pública brasileira, exigíveis a partir de 2012 para a União e os Estados e a partir de 2013 para os municípios.

Acabo de concluir um MBA em Finanças, Auditoria e Controladoria e meu TCC abordou a contribuição dos custos no planejamento e na execução orçamentária governamental. Utilizei de vários conceitos da iniciativa privada e demonstrei sua viabilidade se adotados na gestão pública.

Fica a sugestão.

Júlio César

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 19 abril 2011 | 18:56

Boa noite pessoal!


Nós da moderação pedimos a todos que, por gentileza, fiquem atentos às Regras do Fórum (cujas todos declararam serem conhecedores e cumpridores), principalmente à seguinte regra:

"21 - Levando em consideração que o Fórum Contábeis é um portal público destinado à troca de informações, não haveria sentido em atender somente uma pessoa por e-mail particular. Nesse sentido, é terminantemente proibida a solicitação, por e-mail, de respostas, arquivos, planilhas ou qualquer outro tipo de ajuda".

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Cássia Battisti Bianchi

Cássia Battisti Bianchi

Iniciante DIVISÃO 1, Técnico Administrativo
há 13 anos Quarta-Feira | 1 junho 2011 | 17:30

Boa tarde!!!

Estou concluindo o Curso de Ciências Contabéis e gostaria da ajuda de vocês para o meu TCC, o meu tema é A modalidade de Licitação Pregão.
Gostaria se possivel de um modelo para tirar algumas duvidas e novas idéias.
Obrigado.
Cássia Bianchi

Página 2 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.