x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 0

acessos 675

Contabilidade Tributária

Norma

Norma

Bronze DIVISÃO 3, Secretária
há 8 anos Quarta-Feira | 15 junho 2016 | 23:11

boa noite.

pessoal, estou em dúvida quanto a resposta da questão abaixo:

a indústria e comércio de móveis para escritório norte ltda. adquiriu a prazo no mês de março de 2013 matérias-primas no valor r$ 218.734,00 com 18% de icms mais 15% de ipi; portanto pagará ao seu fornecedor o valor de r$ 251.544,10. a indústria atua no mercado de móveis há mais de 10 anos, fabricando móveis por encomenda. no mês de março de 2013 não ocorreram vendas, pois os pedidos estão em fabricação. o sr. josé carlos responsável pelo dep. financeiro, ao programar os pagamentos dos tributos para o mês de abril 2013, dá falta de alguns deles principalmente o ipi, icms, pis e cofins. de imediato solicita uma explicação para sra. juliana, contadora dessa empresa. você no lugar da sra juliana, qual explicação daria ao sr. josé carlos? vale informar que a industria e comercio de móveis norte ltda. é optante pelo lucro real.

minha resposta

não houve nenhum equívoco, por ser a empresa optante do lucro real com direito a creditar dos impostos da compra na venda dos produtos. só será calculado os tributos a recolher quando houver a venda dos produtos.

preciso do orientação dos senhores, quanto a linha do meu raciocínio.

obrigada

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.