x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 19

acessos 2.972

Como foi a sua carreira?

Roberto Rebelo

Roberto Rebelo

Bronze DIVISÃO 1
há 8 anos Terça-Feira | 2 agosto 2016 | 00:41

Olá,

Comecei o curso de ciências contábeis esse ano, comecei a pesquisar sobre as carreiras desde cedo, porém, com tantas áreas para seguir, fiquei com um pouco de dúvida, estive olhando a minha grade curricular, acredito que vá ter contato com a maioria das carreiras possíveis: contabilidade pública, auditoria, perícia etc. Dito isso, estou pensando em continuar o curso e conforme as fases vão passando eu decido o que vou me interessar mais.

Eu odeio estudar leis, minha professora disse que vai ter que ser uma leitura diária, quero saber se é muito chato, ou se são leis que vão direto ao ponto?

Tenho algumas dúvidas, mas talvez seja melhor criar outro tópico para poder ficar mais organizado, por hora, peço que compartilhem comigo, a experiência de vocês na contabilidade, o que julgam importante para alguém que está entrando nesse mundo, quais pós-graduações valem a pena fazer, que caminhos vocês tomaram na carreira, quais decisões foram importantes etc.

E também, se alguém puder me informar como é o salário, li em matérias que contador tem um salário decente, porém, olhando nos comentários vejo contadores falando que a matéria está longe da realidade, e que contadores ganham extremamente mal, podem me falar como é a média de salários?

Obrigado.

Jorge

Jorge

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 2 agosto 2016 | 07:58

Bom dia Roberto Rebelo e parabéns por ter escolhido esse curso, na minha opinião é uma ótima área para se trabalhar.
Eu entrei nesse curso meio que de paraquedas, pois na época não conhecia o curso e minha vontade era fazer agronomia, porém na época do vestibular as faculdades/ universidades estavam em greve e apenas a faculdade de minha cidade não estava e ela tinha o curso de contábeis, resolvi então fazer o vestibular para ver no que dava, nessa eu passei e como a outra continuava em greve resolvi ir fazendo o curso de contábeis.
Para a minha surpresa quando a outra voltou a trabalhar decidi continuar o curso de contábeis e não me arrependo.
Faz praticamente 14 anos que estou nessa área e não me arrependo dessa decisão.
Com relação as leitura de leis e outros, sim você terá que ler muito e leis, normas, instruções, etc...e não existe lei chata ou legal de ler, é lei, tem que ler interpretar corretamente e aplicar.
Quanto aos salários, tem sim salários ótimos, bons e ruins, cabe a você ver qual é suficiente para você. as vezes o momento que você está passando te obriga a pegar o salário ruim, mas nada te impede de correr atrás do salário ótimo.
Quanto a minha área escolhida, trabalho com industria sucroalcooleira, com custos.
E o importante você saber, que durante o curso terá vontade de desistir e tentar outra carreira, mas seja perseverante e siga em frente, vale a pena.

Espero ter ajudado

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 3 agosto 2016 | 16:45

Roberto Rebelo

Eu tbm cai nesta área de paraquedas!

Sou formada em Psicologia e pós graduada em Recursos Humanos. Trabalhei com RH durante quase 4 anos e após ficar insatisfeita em meu último emprego nesta área, um supermercado de administração familiar, pedi demissão.

Após 2 meses parada, meu pai que é Contador e atua há quase 25 anos na área me chamou para trabalhar com ele. Ele estava trocando de sistema operacional no escritório dele e precisava de alguém para ajudar a pessoa responsável pelo DP já que ela faria a migração e atualização das informações pro novo sistema (trabalho pesado esse rsrs). Comecei meio período, para conseguir fazer entrevistas de emprego na parte da manhã, mas após 6 meses de trabalho me apaixonei pela área e após 1 ano de trabalho passei pra jornada integral e iniciei o curso á distancia em Ciências Contábeis. Já trabalho na área há 3 anos e estou no 6° período do curso!

O curso em si vejo que é muito teórico, a prática é MUITO diferente e requer certa malícia para lidar com os órgãos públicos. Sugiro que busque de imediato um estágio em qlq área que irá te ajudar muito a decidir qual caminho seguir.

Tem que gostar muito disso, pq não é fácil, como lidamos com a relação Governo x Empresas, são interesses distintos, um não ajuda o outro e nosso trabalho é mediar essa relação.

Tem que ler muito sim, estudar as leis que mudam diariamente. As leis não são nada fáceis de interpretar, cada empresa é única e temos que saber qual lei se aplica a cada empresa....

Por fim, é um trabalho muito gratificante, quando o cliente entende nosso objetivo é perfeito, pois conseguimos oferecer o máximo de informações possível para que a empresa dele tenha sucesso.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Felipe Sarmento Rosemberg

Felipe Sarmento Rosemberg

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 3 agosto 2016 | 17:11

Roberto Rebelo, boa tarde.

Eu fiz 3 períodos de Administração porém desanimei e troquei para Ciências Contábeis. No quinto período já havia passado no exame do CRC e logo depois formei. Trabalho há 5 anos na área contábil e fiscal em um escritório, mas ainda não é meu objetivo profissional. Começarei no início do ano que vem a cursar a graduação de Direito, justamente por sentir uma necessidade extrema do Contador dominar - ou pelo menos saber onde buscar - cada legislação específica.

Quanto ao salário dependerá muito da sua qualidade perante ao mercado. Bons salários existem sim, mas somente para os bons profissionais.

É uma área "arriscada" para se jogar de cabeça, por exemplo ao tentar abrir um escritório sem experiência alguma. Deve-se primeiramente adquirir uma experiência sólida para depois se aventurar. As multas estão aí! Qualquer vacilo é um prejuízo relevante.

A nossa profissão é regulamentada e tudo que fazemos, obrigatoriamente, está contida em algum tipo de regulamento/legislação.
Ou seja, o Sr. deverá aprender a lidar com leis, decretos, instruções normativas, convênios, protocolos, CPC's e por aí vai.

Qualquer dúvida entre em contato.

Att.
Felipe R.




"Mar calmo nunca fez bom marinheiro."
- Provérbio inglês.
Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 3 agosto 2016 | 17:37

Felipe Sarmento Rosemberg

Esta questão de cursar Direito é bem interessante mesmo. Sinto que os advogados possuem certa dificuldade em lidar principalmente com a legislação trabalhista.....

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Felipe Sarmento Rosemberg

Felipe Sarmento Rosemberg

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 4 agosto 2016 | 10:01

Karina Louzada, bom dia.

Três professores, durante a graduação de Ciências Contábeis, eram formados em Ciências Contábeis e também Direito e me aconselharam muito dizendo que eles passaram a entender muito mais a ciência contábil após se formarem em Direito. Espero que o mesmo aconteça comigo.

Att.
Felipe R.

"Mar calmo nunca fez bom marinheiro."
- Provérbio inglês.
Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 4 agosto 2016 | 11:05

Felipe Sarmento Rosemberg

Creio que sim.

Após cursar 2 faculdades e 1 pós graduação eu não tenho mais forças para encarar um curso de Direito, mas é muito interessante mesmo e vc poderá oferecer um serviço com muito mais qualidade a seus clientes.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
JAQUELINE FRANCINE

Jaqueline Francine

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 4 agosto 2016 | 11:15

Felipe Sarmento Rosemberg, bom dia.

Penso igual seus professores, pretendo assim que terminar a graduação de Ciências contábeis ingressar no curso de Direito. Penso que me abrira um leque bem grande, principalmente para me especializar em tributos.

Att

Jaqueline Francine

" A lei da mente é implacável, o que você pensa você cria, o que você sente você atrai, o que você acredita se torna realidade" BUDA
Felipe Sarmento Rosemberg

Felipe Sarmento Rosemberg

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 4 agosto 2016 | 14:26

Jaqueline Francine, boa tarde.

Meu objetivo também é a parte societária/empresarial e tributária também.

Saudações

Att.
Felipe R.

"Mar calmo nunca fez bom marinheiro."
- Provérbio inglês.
Roberto Rebelo

Roberto Rebelo

Bronze DIVISÃO 1
há 8 anos Quinta-Feira | 4 agosto 2016 | 14:32

Antes de tudo, obrigado a todos por compartilharem suas experiências.

@Jorge

Realmente aquele frase "A vida não é o que acontece com a gente, e sim como reagimos aos acontecimentos" é verdadeira. Você aproveitou as oportunidades que teve e acabou em uma carreira muito boa, claro que já li pessoas que desistiram do curso, não gostaram da profissão, mas isso é uma minoria, a maioria das pessoas que falam de contabilidades são apaixonados, que nem você haha.

@Karina Louzada

Com certeza sinto uma inspiração quando vejo pessoas esforçadas que nem você Karina, que aceitam recomeçar para poder ir atrás do que gostam, realmente já estou procurando um estágio para adquirir experiência (e ter um pouco de dinheiro), migrar um sistema inteiro deve ter dado muuuuito trabalho kkkk, pelo menos, olhando para trás, dá um orgulho, não?

Essa relação Governo x Empresa, não conheço na prática, mas consigo imaginar que seja problemática, enquanto um quer se aproveitar o outro quer não ser tão "aproveitado".

@Felipe Sarmento Rosemberg

Felipe... incrível sua paciência kkk, as leis são super importantes mesmo, é a única coisa que eu não suporto estudar, mas fazer o quê, até como cidadão é importante saber.

Sobre abrir um escritório, pelo menos por hora, não penso nem um pouco nisso, atualmente eu tenho interesse em estar em uma empresa e ajuda-la a crescer.

@Tópico

O problema das leis é a dificuldade de interpretar (e lembrar), mas eu gostaria de saber se são alterações mínimas, por exemplo... Reserva legal hoje 5%, amanhã 6%, as leis geralmente são mínimas? Apenas algumas atualizações, ou são leis novas todos os dias?

Vocês estão comentando sobre cursar direito, apenas uma pós graduação específica já não seria o suficiente?

Felipe Sarmento Rosemberg

Felipe Sarmento Rosemberg

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 4 agosto 2016 | 14:51

Roberto Rebelo. Sim, eu gosto muito da parte de legislação. Não me sinto enjoado ao ler.

O problema da grande parte da legislação aplicável à nossa profissão, que são quase todas, consiste num emaranhado de normas que fazem com que a tributação se torne uma coisa extremamente detalhista e complicada.

Um exemplo clássico é a legislação do ICMS dos estados. Procure saber sobre a extensão do regulamento deste imposto do seu estado e depois comente por aqui. Ainda pra complicar temos os Convênios e Protocolos, que são espécies de "contratos" entre a unidades da federação pra simplificar a sistemática de apuração do ICMS e diminuir a guerra fiscal, coisa que nem sempre acontece.

Se ainda não tem muita noção na parte de Leis de uma forma geral, comece estudando a Constituição Federal do Art. 145 até o Art. 156. E também o Código Tributário Nacional.

Não são extensos, mas também não são curtos. Vale MUITO essa leitura, poucas pessoas tem a curiosidade de entender os regulamentos acima.

Mas mesmo diante disso tudo, por incrível que pareça... eu ainda continuo gostando dessa parte.

A Graduação te dá uma base muito boa, que ao meu ver é impossível numa especialização por exemplo.

Pós-graduação abrange, MBA, especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Att.
Felipe R.


"Mar calmo nunca fez bom marinheiro."
- Provérbio inglês.
JAQUELINE FRANCINE

Jaqueline Francine

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 4 agosto 2016 | 15:50

Roberto Rebelo, boa tarde.

Penso que só a Pós não traria uma bagagem tão grande quanto a graduação. Visto que teria que focar em algo para sua Pós, já na graduação eu viria de tudo.

Att.

Jaqueline Francine

" A lei da mente é implacável, o que você pensa você cria, o que você sente você atrai, o que você acredita se torna realidade" BUDA
Roberto Rebelo

Roberto Rebelo

Bronze DIVISÃO 1
há 8 anos Sábado | 6 agosto 2016 | 13:50

@Felipe Sarmento Rosemberg

Vou ler, obrigado pelas dicas, agora só estou um pouco ocupado então pode demorar um pouco, faculdade e outras coisas.

@Felipe Sarmento Rosemberg e Jaqueline Francine

Se é necessário saber algo específico, em um nível micro, pelo menos para mim não seria interessante aprender tudo, em um nível macro,
porém, com certeza a intenção de vocês em aprender tudo é melhor, isso é inegável.

Jorge

Jorge

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 8 agosto 2016 | 08:03

Bom dia a todos, caro Roberto Rebelo vou te dizer uma coisa que eu acredito ser verdade, você disse não seria interessante pra você aprender tudo.
Na minha opinião nós contabilistas temos que ter o máximo de informação possível, pois conhecimento nunca é demais e nem ocupa espaço em nosso cérebro.
Procure ler, mas não somente leis, normas e regulamentos, mas sim um bom livro que não tenha nada relacionado a nossa profissão, assista bons filmes.
O contador não precisar saber de tudo, as ter uma boa fonte de informações armazenadas na cabeça eu acho que seria interessante.

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 8 agosto 2016 | 14:41

Monica Vieira

Problema algum!

Eu faço pela ESTÁCIO, apenas por comodidade mesmo (e aqui não tem muitas opções), pois o Campus é do lado da minha casa, mas não indico pra ninguém. Estou achando o ensino bem fraco, disciplinas pouco aproveitadas, conteúdos muito repetitivos, tempo de aulas insuficiente (pra vc ter idéia são apenas 10 aulas de cada matéria e cada aula tem 35 min só), não há exercícios práticos para avaliação, é somente prova mesmo e os fóruns de discussão.

Creio que deve haver tópicos sobre a modalidade de estudo EAD aui no portal, onde vc poderá obter indicação de instituições melhores caso esteja pensando em iniciar.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Luisa

Luisa

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 8 agosto 2016 | 14:47

Karina, que legal!
Eu sou formada em Ciências Contábeis, e pretendo começar Gestão RH na Estácio aqui da minha cidade, pelo mesmo motivo que você, comodidade.
Porém, várias pessoas já me disseram a mesma coisa sobre a Estácio.



Felipe Sarmento Rosemberg

Felipe Sarmento Rosemberg

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 8 agosto 2016 | 14:54

Karina Louzada, agora que percebi que a Srª. mora em Vitória.

Infelizmente, é comum as pessoas acharem a Estácio fraca.

Att.
Felipe R.

"Mar calmo nunca fez bom marinheiro."
- Provérbio inglês.
Bruno Moreira

Bruno Moreira

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 8 anos Segunda-Feira | 8 agosto 2016 | 15:00

Bom, eu tambem cai de paraquedas, onde eu moro não tem faculdade, so nas cidades vizinhas de Alfenas e Machado. Fiz 3 períodos de contabilidade e pra falar a verdade, aonde fazia achei bem fraco o ensino. Pratica que e bom nada, so teoria atras de teoria, alguns exercícios e trabalhos. Arrumei serviço em um escritório de contabilidade, onde trabalho na area de rh. É interessante, mas queria aprender mais coisas. Vejo as outras funcionarias aqui, que mechem com notas fiscais, se debatendo e eu de paraquedas so ouvindo, e morrendo de vontade de aprender. Tranquei minha faculdade, vou pra outra cidade agora iniciar o 4 período. Não sei que carreira eu quero seguir, quero pensar bem , antes de terminar o curso e iniciar uma pós. Tive algumas aulas na faculdade de RH, e na pratica é totalmente diferente. Estou dentro de um escritório, mas fico sem jeito de pedir para a contadora me ensinar mais coisas, pois minha área e RH, ganho pra isso, e outra, ela ensinando, vai estar pensando que eu quero aumento de salario. Pois depois que entrego as gefip, 15 dias de folga em frente ao pc sem fazer nada. Mas me identifiquei bastante com a contabilidade. Voce ter o gosto de que certas coisas estão sobre sua responsabilidade é muito bom. Que tal coisa depende de voce. Não tenho medo de encarar, nem de errar.

Bruno Moreira - Departamento Pessoal

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 8 agosto 2016 | 15:21

Maiara

Pois é, eu não teria paciência de cursar presencial outra faculdade e de início optei pela ESTACIO por ser bem perto de mim.

Contabilidade é uma área mais prática que teórica ao meu ver e sempre temos que correr em busca do conhecimento por nós mesmos né.... o curso me serve apenas pelo diploma rsrs.

Felipe Sarmento Rosemberg

Vizinhos né. rsrs Pois é, mas creio que presencial seja menos pior.

Bruno Moreira

Não sei como é sua chefe, mas se fosse eu gostaria muito de ver os funcionários querendo aprender mais e mais, isso é bom pra vc e pra ela tbm, pois se algum dia a funcionária do fiscal presisar se ausentar de surpresa, vc será capaz de cobri-la.

Acho fantástico o método que algumas grandes empresas adotam, de fazer a rotação de setor com os funcionários....um mês ficam no RH, um mês no fiscal, outro no contábil e assim terá uma equipe multidisciplinar! Lógico que não é algo simples de se fazer, mas é fantástico!

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.