x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 1

acessos 3.843

Contabilização de contrato de aluguel pago antecipadamente [

Mariana M. Camargo Giacomini

Mariana M. Camargo Giacomini

Bronze DIVISÃO 5
há 8 anos Sexta-Feira | 12 agosto 2016 | 15:48

Boa tarde colegas,

Estou fazendo um trabalho que consiste em mais ou menos 60 lançamentos mensais , porém estagnei quando um deles é referente a por exemplo:
Alugar uma sala comercial, por um valor x, com contrato de vigência de 12 meses, pago em 6 parcelas mensais.
Gostaria que se alguém pudesse, me explicasse como eu faço essa provisão de despesa de 12 meses sendo que o pagamento será feito em apenas 6 vezes. Como calcular isso?


Obs: Pesquisei tópicos referentes ao assunto, porém não encontrei exatamente a minha dúvida, só por isso abri um novo, a maioria já estava trancado, e não sabia se poderia ressuscitar antigos para perguntar algo que não tinha nada a ver com o que estavam perguntando. Se infringi alguma regra do fórum, peço desculpas.

Mateus Pereira

Mateus Pereira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 18 agosto 2016 | 08:58

Bom dia Mariana,

Para que o Princípio da Competência seja respeitado você deve proceder da seguinte forma:

Parcelas: 06
Valor da parcela: R$ 1.000,00 (Exemplo)

Pelo pagamento das parcelas mensalmente:

D - Despesas Antecipadas - Adiantamento de Aluguel (Ativo Circulante)
C - Caixa ou Bancos (Ativo)

Perceba que o valor das parcelas é ativado em conta do Ativo Circulante, e não é levado diretamente para a despesa. Continuemos...

Pela apropriação da despesa:

D - Aluguel (Despesa)
C - Despesas Antecipadas - Adiantamento de Aluguel (Ativo Circulante)
(6 x R$ 1.000,00 = R$ 6.000,00)
(R$ 6.000,00 / 12 = R$ 500,00)

O v alor a ser apropriado mensalmente na despesa é R$ 500,00. Espero que tenha ajudado a organizar suas ideias.


Att. Mateus Pereira




Mateus Pereira
Contador - CRC BA-042323/O
(77) 998162142
[email protected]
Marzetti Consultoria Empresarial:

Consultoria contábil; Implantação de sistemas de custeio industrial; Planejamento tributário; Perícias Judiciais e extrajudiciais.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.