x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 4

acessos 2.736

Duvida sobre questão de lançamentos contábeis

Lidiane Vieira

Lidiane Vieira

Bronze DIVISÃO 3
há 8 anos Domingo | 14 agosto 2016 | 00:07


pessoal boa noite, me chamo lidiane e estou iniciando o curso na unopar, 100% on line confesso que se eu nÃo tivesse tido nenhum contato com a Área estaria tendo dificuldades ja no inicio mais como ja tive e tenho na verdade pois continuo na Área, esta sendo bem tranquilo e espero que permaneÇa assim atÉ o final rsrsrs, mais me surgiu uma indagaÇÃo em uma questÃo que diz o seguinte:

no que diz respeito a classificaÇÃo dos tipos de fatos contÁbeis, eventos que: provocam alteraÇÕes qualitativas, ou seja, que representam trocas entre os elementos patrimoniais, tendo como exemplo o seguinte lanÇamento/fato contÁbil: compra de veÍculo com pagamento de 50% a vista e o restante pago atravÉs de financiamento bancÁrio a ser liquidado em 36 parcelas; serÁ classificado como:

alternativas:

a)
lanÇamento modificativo aumentativo, pois estarÁ adquirindo um novo ativo

b)
lanÇamento modificativo diminutivo, pois estarÁ reduzindo o valor do caixa

c)
lanÇamento misto, pois envolve mais de uma conta patrimonial

d)
lanÇamento permutativo, pois nÃo haverÁ alteraÇÃo no patrimÔnio liquido da entidade

ja sei que a resposta É a letra d, no entanto discordo porque a questÃo fala que o carro foi financiado e que na minha visÃo nas 36 parcelas restantes a pagar terÁ juros, na minha visÃo se ele fosse pago a vista seria um lanÇamento permutativo, mais como teve esse financiamento porque nÃo a letra b, digo pelo juros que o financiamento acarretaria, alguÉm conseguiu me entender? alguem que possa dar uma luz nesse ponto? desde ja fico muito agradecida.

´´Uma serva de Deus que ele insiste em chamar de filha´´.
Lidiane Vieira


Daniel Garcia

Daniel Garcia

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 15 agosto 2016 | 12:56

Lidiane,

Os juros do contrato não podem ser reconhecidos em resultado quando da obtenção do financiamento. Estes valores deverão ser reconhecidos mensalmente, quando do incorrimento da despesa:

D-(-)Juros a transcorrer(PC)
D-(-)Juros a transcorrer(PNC)
C-Financiamento a pagar(PC)
C-Financiamento a pagar(PNC)

Vc irá dividir o total do juros por 36. Alocando o vlr das 12 parcelas no circulante e as 24 restantes no não circulante.
Mensalmente, vc irá apropriando o vlr, ficando assim:

D-Juros(CR)
C-(-)Juros a transcorrer(PC)

Quando for apropriado as 12 parcelas do circulante, segue para o não circulante.

Daniel Garcia
Garcia & Paiva Assessoria Contábil
--
* Legalização de empresas;
* Soluções contábeis completas;
* Planejamento tributário.

* (21) 96920-2877
* [email protected]
* [email protected]
* RJ e PR
Lidiane Vieira

Lidiane Vieira

Bronze DIVISÃO 3
há 8 anos Quinta-Feira | 18 agosto 2016 | 18:21

ok, obrigada pessoal.

´´Uma serva de Deus que ele insiste em chamar de filha´´.
Lidiane Vieira


Leticia H.

Leticia H.

Bronze DIVISÃO 5
há 7 anos Sexta-Feira | 28 outubro 2016 | 09:03

Bom dia

encontrei umas contas de créditos a receber muito antigas e precisaria encerrar elas, são provalvemente de 2012, nem consigo mais localizar o porque desses lançamentos

mas nao sei ao certo qual lançamento devo efetuar para encarrá-las.

Alguém saberia me informar?
não foram recebidos esses créditos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.