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Denise Almeida

Denise Almeida

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 21 setembro 2016 | 08:27

Após uma reunião com a Sra. Matilde – controller da Indústria e Comércio de Bicicletas London Ltda. –, com alguns assessores da Controladoria e a Sra. Sabrina, a Sra. Glória solicita uma simulação da formação do custo das Atividades do Departamento de Controle de Qualidade. Para tanto a Sra. Matilde fornece os seguintes dados:
Custo do Departamento em R$:
Salário...............R$ 80.000,00
Aluguel..............R$ 25.000,00
Depreciação......R$ 15.000,00
Total.................R$ 120.000,00
Durante a reunião e com as orientações da Sra. Sabrina, chegaram a conclusão que as atividades relevantes neste Departamento são:
• testar produtos;
• inspecionar produtos.
A Sra. Sabrina depende de mais informações para a simulação do custo do Departamento Controle de Qualidade e, assim, a Sra. Matilde em posse da planilha de custos apresenta as seguintes informações:
Os direcionadores de recursos selecionados foram os seguintes:
Testar produtos Inspecionar produtos
• Salário, alocação direta: R$ 35.000,00 R$ 45.000,00
• Aluguel, espaço ocupado: 60 m2 40 m2
Depreciação, equipamentos: R$ 8.000,00 R$ 7.000,00
Após custear cada atividade – testar produtos e inspecionar produtos – efetuar o custo dos
produtos “A” e “B”, sabendo-se que os gastos com matérias-primas foram, respectivamente, de
R$ 31.218,00 e R$ 39.703,00, e que foram selecionados os seguintes direcionadores de atividade:

Direcionadores Produto A Produto B Total
Nº de testes 72 57 129
Nº de lotes inspecionados 60 40 100
Após apurar o custo de cada produto – A e B – elaborar um breve relatório sobre o número
de testes efetuados em cada produto, informando o que a empresa deveria fazer para reduzir este
número e qual o impacto desta decisão na formação do custo de cada produto.
Importante:
As respostas somente serão aceitas com a demonstração de todos os cálculos.
Desejo a você um excelente trabalho e que este possa contribuir com o aprimoramento de seu
conhecimento sobre a formação do custo por produtos tomando-se como base o Custeio Baseado
em Atividades.
Professora Mestra Divane A. Silva






Essa é a questão do Trabalho TG setembro 2016 eu fiz da seguinte forma:

Resolução

Custo do Departamento
Salário R$ 80.000,00
Aluguel R$ 25.000,00
Depreciação R$ 15.000,00
Total R$ 250.000,00


Produtos Testar produtos Inspecionar produtos
• Salário, alocação direta: R$ 35.000,00 R$ 45.000,00
• Aluguel, espaço ocupado: 60m2 40m2
•Depreciação, equipamento: R$ 8.000,00 R$ 7.000,00




Valor do aluguel 1m2: Espaço Ocupado Aluguel
Testar Produtos 60 R$ 25.000,00
Inspecionar Produtos 40
Soma: 100m2 R$ 25.000,00
Valor do aluguel 1m2: (R$25.000,00/100m2) R$ 250,00



Direcionamento Produto A Produto B
N° de Testes 72 57
Nº de lotes inspecionado 60 40
Total 129 100


Materia Prima Produto A Produto B
R$ 312.180,00 R$ 39.703,00


• testar produtos; • inspecionar produtos Total
Salarios R$ 35.000,00 R$ 45.000,00 R$ 80.000,00
Aluguel R$ 15.000,00 R$ 10.000,00 R$ 25.000,00
Depreciação R$ 8.000,00 R$ 7.000,00 R$ 15.000,00
Total................ R$ 58.000,00 R$ 62.000,00 R$ 120.000,00

Direcionadores
Produto A 72 60
Produto B 57 40
129 100

Rateio
Produto A 55,81% 60,00%
Produto B 44,19% 40,00%

Alocação Custo aos Produtos - INDIRETO
Produto A R$ 32.372,09 R$ 37.200,00 R$ 69.572,09
Produto B R$ 25.627,91 R$ 24.800,00 R$ 50.427,91
Soma................. R$ 58.000,00 R$ 62.000,00 R$ 120.000,00



Custo Direto - Materia Prima
Produto A Produto B
R$ 312.180,00 R$ 39.703,00


Alocação Custo aos Produtos - DIRETO ( BASE RATEIO)
Produto A R$ 174.240,00 R$ 187.308,00 R$ 361.548,00
Produto B R$ 17.543,19 R$ 15.881,20 R$ 33.424,39
Soma................. R$ 191.783,19 R$ 203.189,20 R$ 394.972,39

Resumo



Produto A Produto B Total
Custo Direto R$ 361.548,00 R$ 33.424,39 R$ 394.972,39
Custo Indireto R$ 69.572,09 R$ 50.427,91 R$ 120.000,00
Total.................. R$ 431.120,09 R$ 83.852,29 R$ 514.972,39

Estou com uma duvida Com relação aos cálculos acima não estou muito segura dos valores finais alguém poderia da uma olhada pra ver se esta correto ou se eu devo colocar algo a mais que esqueci..

Não Precisa colocar a resposta so algumas dicas pra fazer o trabalho explicação ajuda muito..

em anexo vai a planilha com os cálculos

Atenciosamente

Denise Almeida
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SIRLENE IANE

Sirlene Iane

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Suporte
há 7 anos Segunda-Feira | 26 setembro 2016 | 14:23

Boa tarde, Denise!


Não entendi a sua forma de calcular a alocação dos custos:

Alocação Custo aos Produtos - INDIRETO
Produto A R$ 32.372,09 R$ 37.200,00 R$ 69.572,09
Produto B R$ 25.627,91 R$ 24.800,00 R$ 50.427,91
Soma R$ 58.000,00 R$ 62.000,00 R$ 120.000,00

No anexo você utiliza a seguinte formula: 55,81% * R$ 58.000,00 = R$ 32.372,09
O correto ao meu ver seria o inverso: R$ 58.000,00 * 55,81% = R$ 32.369,80

Usando a regra de três:

58.000,00 -------X
100 ------- 55,81%


X = 58.000,00 / 55,81

X = 32.369,80

Acho que os valores irão dar diferentes.

Atenciosamente

Leninha

Denise Almeida

Denise Almeida

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 27 setembro 2016 | 14:41

Boa tarde Leninha,

No Excel está dando o mesmo o valor independente se e 55,81 x 58.000,00 ou vise versa eu não sei se algum problema na hora de colocar o formula ou talvez porque esta calculando exato a porcentagem. Na regra de três cheguei a esse mesmo valor, estou muito em duvida agora.

Atenciosamente

Denise Almeida
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Marcos

Marcos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 27 setembro 2016 | 15:16

Boa tarde,

Fiquei em dúvida na relação a alocação do custo direto, pra mim ele não tem critério de rateio sendo necessário apropriar ele diretamente e em valor total ao qual o enunciado informa. O custo direto de A pra mim é 31218 e o de B 39703 que são as matérias primas.

“A” e “B”, sabendo-se que os gastos com matérias-primas foram, respectivamente, de
R$ 31.218,00 e R$ 39.703,00

Fora isso o restante julgo como correto.

Quando a resposta da amiga acima na multiplicação a ordem não altera o resultado e sim a questão do arredondamento ou uso de um número decimal escondido.

Denise Almeida

Denise Almeida

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 27 setembro 2016 | 16:26

Boa noite,

Marcos, Realmente o custo Direto já foi dado na matéria prima não precisa fazer Rateio por na verdade seria so apenas pra detalhar.
Eu falei com o meu tutor e ele disse que e só usa o valor da matéria-prima sem fazer Rateio como você disse, e somar depois os custos diretos e indiretos temos a planilha completa.


Eu terminei a planilha em breve anexo. Agora a minha duvida é no relatório como eu poderia avaliar o máximo as alternativas de diminuir as perdas e aumentar o lucro? eu sei que isso é o básico de toda ideia de um contador, gostaria de ideias novas. Ja pensei em diminuir a perda de matéria prima utilizar o máximo possível, ocupar o mesmo tamanho de espaço, diminuição no salário no entanto sinto que estou deixando de lado alguma coisa que possa ser importante no relatório, algo talvez com o aluguel eu acho o absurdo pagar R$250,00 em 1m2 de aluguel. Enfim eu preciso de alternativas quem poder me ajuda agradeço muito.

Atenciosamente

Denise Almeida
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Marcos

Marcos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 28 setembro 2016 | 08:51

Irei verificar e logo informo aqui.

Continuando .....

Acho que cheguei a uma conclusão

na questão de MP distribuindo ela fica assim

Testar Inspecionar Total
Produto A 17424,00 18730,80 36154,80
Produto B 17543,19 15881,20 33424,39

Quando separamos o custo da MP do produto A que é direto pelo departamento vemos que ele ultrapassa a MP necessária pro produto que é 31218, nesse caso uma das formas é rebaixar os custos é diminuir o número de testes e inspeção. pois veja:

Pegue o quadro e tente igualar os testes de A e B e as inspeções até que a diferença final entre os produtos abaixe.

Um exemplo

Alocação de custos total ( direto e Indireto usando os direcionadores de custo): Com testes 72 para A e 57 para B


C.I Custo Direto MP Custo Total
Produto A 69572,09 36154,80 105726,89
Produto B 50427,91 33424,39 83852,3

Alocação de custos com 57 testes para A e 57 Para B

As MP ficam assim:

Produto A Produto B
Testar R$ 15.609,00 R$ 19.851,50
Inspecionar R$ 18.730,80 R$ 15.881,20
Total R$ 34.339,80 R$ 35.732,70

C.I Custo Direto MP Custo Total
Produto A 66.200,00 34339,80 100.539,80
Produto B 53.800,00 35732,70 89.532,70

Veja que quando diminui o número de testes somente a MP de A ainda continua acima dos 31218 e o de B continua abaixo de 39703,00

Isso praticamente gera uma perda porque está consumindo mais em A e B está abaixo não sendo produzido totalmente ok ficando em estoque o restante ( aparentemente é isso que concluo rs)

Tente diminuir os números de testes e inspeções para que A consuma os 31218 e B 39703 de matéria prima, isso ira reduzir os custos de MP em A e B terá sua produção total

Pelo que fiz aqui se vc colocar em A 57 TESTES e 40 Inspeções já faz bater os valores necessários a diferença final dos custos será pouca, porém não terá mais desperdício a e terá a produção de B em sua totalidade.

a conclusão e os cálculos é só pegar essa parte e fazer uma comparação para os testes de 57 em "A" e inspeção "40":

Olha:
Com 72 e 60, testes e inspeções respectivamente em A. ( veja que A no direto consome mais que o permitido de 31218 isso gera custo a mais e B não está em produção total)

Produto A Produto B Total
Custo Direto R$ 36.154,80 R$ 33.424,39 R$ 69.579,19
Custo Indireto R$ 69.572,09 R$ 50.427,91 R$ 120.000,00
Total.................. R$ 105.726,89 R$ 83.852,29 R$ 189.579,19

Agora com 57 testes e 40 inspeções no Produto A ok: ( a consome o que é permitido de 31218 não gerando perdas e B entra em produção total)

Produto A Produto B Total
Custo Direto R$ 31.218,00 R$ 39.703,00 R$ 70.921,00
Custo Indireto R$ 60.000,00 R$ 60.000,00 R$ 120.000,00
Total.................. R$ 91.218,00 R$ 99.703,00 R$ 190.921,00

Com o número de redução dos testes e inspeção em "A" da para cortar os custos relacionados A Salários e os outros custos indiretos referente ao excedente que tinha antes porém só nos próximos períodos, nesse período do exercício a alocação só será mais precisa sem gerar perdas ou ociosidades.

Seria mais ou menos assim: Salário total = 35000 pra 129 testes, como foi diminuido os testes totais para 114 não precisaria gastar os 35000 e sim diminuir proporcionalmente.

No inspecionar produto eram um gasto de salários de 45000 para 100 inspeções, como diminuiu para 80 não gastaria 45000 e sim a menos proprocional ok.

Abraços




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