x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 2

acessos 1.233

Trabalho acadêmico

Tati França

Tati França

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Financeiro
há 7 anos Domingo | 9 outubro 2016 | 17:12

tenho um trabalho para entregar, mas estou com dificuldades para desenvolver a questão. segue:

a forma de contabilização da empresa é por regime de competência e todas as notas de compra de mercadorias são contabilizadas. acontece que uma nota fiscal de mercadorias emitida no dia 31/12/2015 de um fornecedor, devido a ser uma época festiva e a empresa estar em férias coletivas, a empresa que vendeu as mercadorias não conseguiu efetuar a entrega. o pessoal do setor de almoxarifado recebeu, então, esta mercadoria no dia 05/01/2016, quando foi repassado ao contador a nota fiscal. o contador perguntou quando a mercadoria chegou e se havia colocado data no canhoto da nota fiscal, e o funcionário joão cleber disse que sim, que havia recebido a mercadoria na manhã do dia 05/01/2016 e assinado com esta data. resolve então o contador contabilizar esta nota fiscal emitida em 31/12/2015 no dia 05/01/2016. diante do fato narrado, qual princípio contábil o contador está infringindo e por quê?

até então, se fui bem, compreendo ser o princípio da competência e depois? por quê?

agradeço desde já, aguardo anciosamente um retorno.

tatiane

Ricardo Dimitri

Ricardo Dimitri

Ouro DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 7 anos Segunda-Feira | 10 outubro 2016 | 09:08

Tati França
O principio infringido realmente foi o da competência, agora o motivo é simples pois os eventos precisam ser reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento / pagamento. O embasamento sobre esse principio e os demais, você encontra na Resolução CFC n° 1.282/10.

Att

Bacharel em Ciências Contábeis
Experiência nos regimes Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real
Ajudo empresas a descomplicar o complicado universo tributário
Analista em tributação de e-commerce
Analista em ações na bolsa de valores e ações em criptomoedas
Contato - 11.97424.7054
[email protected]
Tati França

Tati França

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Financeiro
há 7 anos Segunda-Feira | 10 outubro 2016 | 13:23

Boa tarde Ricardo Dimitri,

Muito grata pela ajuda. Meu ensino médio foi à quase 20 anos atrás, sinto como se estivesse aprendendo a escrever. Acredito que possa melhorar daqui pra frente, as vezes até compreendo a questão, mas tenho dificuldades em expôr minha opinião, não sei escrever a um nível universitário.

Agradecida novamente de coração.

Uma boa semana.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.