x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 3

acessos 503

Lançamento Contábil

Ana Paula

Ana Paula

Iniciante DIVISÃO 4, Estagiário(a)
há 7 anos Terça-Feira | 22 novembro 2016 | 13:52

Boa tarde,

Sou estudante do 8º período de Adm. e estou fazendo uma matéria eletiva em Contabeis, por isso estou com dificuldades em resolver uma questão.
Devo refazer todo o movimento contábil do trimestre de uma empresa e estou em dúvida de como fazer o lançamento contábil de uma prestação de serviço a vista, é igual a de uma venda? Sei que possui tributos diferentes, como o ISS, mas o lançamento é igual?


Marcos Braga

Marcos Braga

Ouro DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 7 anos Terça-Feira | 22 novembro 2016 | 14:07

Ana Paula Gomes Barreto.

Sim, basicamente os lançamentos são iguais. Debita-se uma conta pelo recebimento do serviço (caixa/banco) e credita-se uma conta de resultado (receita de serviços).

Att.

Att.

Marcos Braga
Tiago Menezes Chaves

Tiago Menezes Chaves

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 22 novembro 2016 | 14:21

Sim.

Como é A VISTA, então o débito será em caixa ou banco. Registre o valor efetivamente recebido.
O crédito será na receita (conta de resultado), porém será em uma conta com o nome RECEITA COM PRESTAÇÃO DE SERVIÇO. Registre o valor bruto do serviço.

Caso o valor efetivamente recebido e o valor bruto do serviço estejam diferentes averigue:
- impostos retidos (caso seja um serviço prestado por uma PJ para outra PJ)
- descontos ou juros comerciais

No caso de VENDA, a conta da receita levaria o nome de RECEITA COM VENDA.

Matematicamente é a mesma coisa. É só uma questão de nomenclatura (e um pouco conceitual).

Cuide para averiguar os impostos inerentes ao custo do serviço. O "serviço" tem o registro do ISSQN (como bem salientaste). Mas o lançamento não faz parte propriamente do registro do SERVIÇO. É um lançamento separado, debitando em Despesa com ISS (resultado - retificadora da receita) e creditando em ISS a Recolher (passivo circulante), e o valor será o valor do ISS (que é um percentual aplicado no valor bruto do serviço).

Mais ou menos como acontece com o ICMS, no caso de VENDA.

Tentei te dar uma resposta completa. Espero não tê-la confundido.

Abraço.

Ana Paula

Ana Paula

Iniciante DIVISÃO 4, Estagiário(a)
há 7 anos Terça-Feira | 22 novembro 2016 | 14:45

Muito Obrigada aos dois pelas respostas.

Estou com outras dúvidas... são muitos lançamentos rs.

Como faço o lançamento a seguir:

Provisão de 1/12 de férias + 13 salário ref mês corrente. Sendo o salário R$ 900,00.

Tem encargos sociais iguais as provisões de salários? é o mesmo lançamento?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.