x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 3

acessos 503

Lançamento Contábil

Ana Paula

Ana Paula

Iniciante DIVISÃO 4, Estagiário(a)
há 7 anos Terça-Feira | 22 novembro 2016 | 13:52

Boa tarde,

Sou estudante do 8º período de Adm. e estou fazendo uma matéria eletiva em Contabeis, por isso estou com dificuldades em resolver uma questão.
Devo refazer todo o movimento contábil do trimestre de uma empresa e estou em dúvida de como fazer o lançamento contábil de uma prestação de serviço a vista, é igual a de uma venda? Sei que possui tributos diferentes, como o ISS, mas o lançamento é igual?


Marcos Braga

Marcos Braga

Ouro DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 7 anos Terça-Feira | 22 novembro 2016 | 14:07

Ana Paula Gomes Barreto.

Sim, basicamente os lançamentos são iguais. Debita-se uma conta pelo recebimento do serviço (caixa/banco) e credita-se uma conta de resultado (receita de serviços).

Att.

Att.

Marcos Braga
Tiago Menezes Chaves

Tiago Menezes Chaves

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 22 novembro 2016 | 14:21

Sim.

Como é A VISTA, então o débito será em caixa ou banco. Registre o valor efetivamente recebido.
O crédito será na receita (conta de resultado), porém será em uma conta com o nome RECEITA COM PRESTAÇÃO DE SERVIÇO. Registre o valor bruto do serviço.

Caso o valor efetivamente recebido e o valor bruto do serviço estejam diferentes averigue:
- impostos retidos (caso seja um serviço prestado por uma PJ para outra PJ)
- descontos ou juros comerciais

No caso de VENDA, a conta da receita levaria o nome de RECEITA COM VENDA.

Matematicamente é a mesma coisa. É só uma questão de nomenclatura (e um pouco conceitual).