x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 1

acessos 11.969

Aporte de capital próprio no fluxo de caixa

Rafael Tavares

Rafael Tavares

Iniciante DIVISÃO 1, Comprador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 9 dezembro 2016 | 20:50

Boa noite.

Estou tendo dificuldades em definir algumas contas em meu fluxo de caixa, que fazem com que a análise dos indicadores de viabilidade seja errônea,

Ao realizar um trabalho acadêmico, na abertura de uma empresa, considerei, como uma entrada no primeiro mês de funcionamento, o aporte de capital de R$200.000,00, 100% integralizado como caixa da empresa. Fiz uma análise linear da receita, referente a um único produto (um faturamento igual todos os meses, a partir do segundo mês), sendo os recebimentos da venda deste produto 50% à vista, e 50% em 30 dias. Ao final do período, considerei que as entradas do período totalizaram R$1.900.000,00, sendo R$1.700.000,00 provenientes de vendas do produto, e R$200.000,00 provenientes deste aporte próprio. No entanto, fui informado que esta alocação está errada, e que as entradas totalizam apenas os R$1.700.000,00 provenientes das vendas.

Desta forma, estou em dúvida se, para sustentar meu ponto de vista (que os R$200.000,00 consideram uma entrada), devo alterar a terminologia de "aporte de capital" para outra (não sei informar qual seria o correto), ou como devo considerar no fluxo de caixa (bem como na DRE) o valor desta integralização no caixa.

Grato desde já.

Matheus  Gomide

Matheus Gomide

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 27 dezembro 2016 | 09:40

Olá Rafael

O Fluxo de Caixa tem algumas divisões padrões, como as Entradas e Saídas nas atividades operacionais e as outras atividades que não são operacionais, como Financiamento, Investimentos, Distribuição de Lucros, entre outras.

Portanto essa condição de aporte financeiro é algo não operacional, não qual deve verificar no seu modelo específico repassado à você, onde ele poderá entrar.
Na DRE esse valor simplesmente não entra, pois trata apenas de aporte de sócio para iniciar ou complementar a atividade. Terá efeito no Balanço, entrando em Caixa/Banco e, em contrapartida, na conta de Capital Social no PL.

Att,
Matheus G. da Silva
Contabilidade

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.