x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 6

acessos 5.340

Registro do CRC

Reinaldo Vasconcelos Vieira

Reinaldo Vasconcelos Vieira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 13 dezembro 2016 | 13:48

Boa tarde aos nobre colegas.
Necessito de colaboração jurídica na questão troca de categoria no CRCMG.

Pois bem, sou técnico em Contabilidade desde 1986 com registro no Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais. Até os dias de hoje sou o responsável pela contabilidade de 4 empresas exclusivas.
Após anos como técnico, resolvi dar um upgrade da carreira realizando o curso de graduação em Ciências Contábeis sendo diplomado em 12/2015.
Resolvi fazer a graduação porque desejo passar para área de auditoria e perícias judiciais, para tanto necessitava do referida graduação.
Como já possuo o CRC desde 1986, fui ao conselho para mudar de categoria.
Para minha surpresa me disseram que eu teria que fazer um tal exame de suficiência que não é de graça, para ter o direito de mudar de categoria.

Pergunta: legalmente está correto? Pesquisei na internet sobre as regras, e não achei nada que se fundamente tal afirmação do atendente do conselho.
Como, eu já possuidor de registro há tanto tempo, terei que agora que fazer prova que estou apto a mudar de categoria, já que possuo Graduação em Ciências Contábeis?

Se preciso for, vou fazer uma contraditória via judicial, não sei se cabe no meu caso. Se alguém já passou por essa situação que considerei uma ofensa, se manifeste.

Abraços Reinaldo

Geórgia Beatriz Pereira Bittencourt

Geórgia Beatriz Pereira Bittencourt

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 14 dezembro 2016 | 09:26

Bom dia Reinaldo,

para ser considerado Contador você terá sim que prestar o Exame de Suficiência e sendo aprovado solicitar a carteira do CRC. O procedimento é esse, a regulamentação do Exame foi feita pela Resolução CFC nº 1.373/201.

Todo progresso acontece fora da zona de conforto. (Michael John Bobak)