x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 22

acessos 59.450

Economia ou contabilidade?

Gustavo Taveira

Gustavo Taveira

Iniciante DIVISÃO 3, Escriturário(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 2 julho 2009 | 15:55

Colegas.

Terminei meu ensino médio ano passado e estou em um verdadeiro dilema.
Tenho duvidas para qual curso vou cursar na faculdade. Me interesso muito por economia, porem quero ter conhecimento sobre o curso de contabilidade pelo qual também me interesso bastante e aqui sei que vai ter pessoas serias e capacitadas para me orientar corretamente.
Queria saber como esta o mercado de trabalho, e quais são as previsões para o futuro destes cursos.
Qual o salário que atinge em media e quanto tempo leva para que um profissional formado se "estabilize" na profissão e atinja um cargo de maior importância.
Qual seria a melhor área a ser seguida dentro da contabilidade.
E também se alguém teria conhecimento sobre o curso de economia pra saber qual desses dois cursos seriam mais promissores para meu futuro em questões de mercado de trabalho, estabilidade e salários. Sendo que gosto dos dois cursos.

Agradeço quem poder me orientar nessa difícil encolha para o meu futuro.

Grato.

Editado por Gustavo Taveira em 2 de julho de 2009 às 16:07:22

Leandro de Oliveira Silva Zanon

Leandro de Oliveira Silva Zanon

Bronze DIVISÃO 4, Consultor(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 3 julho 2009 | 14:45

Caro Gustavo,

estudo na Puc Minas, faço contabilidade, tem um professor meu, que por sinal tem uma carreira de grande sucesso.

Ele leciona a materia de Direito Tributario e na ultima aula ele deu uma especie de palestra dizendo:

" Com contabilidade ganhei dinheiro.
Logo após fiz administração e joguei dinheiro e tempo fora pois me tornei especilista na generalidade.
Fiz depois de administração o curso de economia, muito teórico, na prá tica nao é do jeito que aprendi, porem ganhei status.
Por fim fiz direito, um otimo curso para quem faz contabilidae e um curso para vida."

Este meu professor se chama Domingos Teixeira, ele com 18 anos começou a trabalhar na Price (uma das maiores empresas de auditoria do mundo), depois de um tempo ganhou muito espaço por lá e se tornou sócio. Decidiu entao constituir sua própria sociedade no ramo de auditoria e consultoria.

Quando fui escolher o que fazer estava em duvida como você, escolhi contabilidade e nao me arrependo um so minuto, pois o mercado é amplo e o curso é excelente.

Leandro Silva

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Sábado | 4 julho 2009 | 09:00

Bom dia amigo Gustavo Taveira!!


Em primeiro lugar gostaria de lhe dar as Boas Vindas em nome de todos aqui do Fórum.
É um prazer tê-lo aqui e espero que goste do nosso Fórum, aprenda muito e nos ajude ainda mais.

Em relação à sua dúvida, é complicado eu, "já de cara" chegar aqui e dizer para você: "O melhor curso é o tal".
Digo isto porque vai depender do seu gosto, daquele curso que tem mais a ver com você. Afinal de contas, "Gosto: Cada um tem o seu."

Mas posso te ajudar com minha opinião; com o meu gosto.
Me formei em Administração de Empresas e recentemente fiz o curso Técnico em Contabilidade. Em ambos, tive a matéria de Economia.
Para mim, Contabilidade (e até mesmo Administração de Empresas) é infinitivamente melhor que Economia.
Eu desconheço alguém que tenha "feito a vida" somente como Economista. Geralmente, os economistas possuem outras profissões (Ex: Advogado e Economista; Contabilista e Economista; etc). Conheço vários contabilistas com histórias de sucesso e muito dinheiro no bolso (quando crescer, quero ser igual a eles....heehehehe).

Em relação ao mercado de trabalho, eu também desconheço o mercado de trabalho de um economista. Só o vejo trabalhando quando aparece algum em uma reportagem, dando "palpites" sobre a economia.
Já o mercado de trabalho em Contabilidade é amplo e seguro. É garantia de emprego. Fora a oportunidade de ter o próprio escritório de Contabilidade.
Eu sempre digo: "Enquanto tivermos empresas e profissionais produzindo e trabalhando, haverá oportunidades para o Contabilista".
Uma outra oportunidade que está surgindo com tudo é o Sped. Com esta nova forma de trabalhar com a contabilidade, juntamente com as Normas Internacionais de Contabilidade, só vai ficar no mercado de trabalho Contabilistas profissionais. Aqueles contabilistas que só se preocupam com honorários, sem valorizar o serviço, felizmente vão ser "extintos".

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Gustavo Taveira

Gustavo Taveira

Iniciante DIVISÃO 3, Escriturário(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 6 julho 2009 | 09:03

Obrigado Leandro e Wilson.
Mais qual serio o salario em media de um contador e de um auditor?
Demora muito tempo para ele atingir um patamar bom de salario?

Grato.


Editado por Gustavo Taveira em 6 de julho de 2009 às 09:06:39

Leandro de Oliveira Silva Zanon

Leandro de Oliveira Silva Zanon

Bronze DIVISÃO 4, Consultor(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 6 julho 2009 | 11:06

As empresas de auditoria gostam muito de investir em jovens, o salario de um trainee gira em torna de R$ 800,00 a R$ 1.000,00, e a probabilidade de crescimneto é enorme, porém a entrega pessoal é muito grande, são várias viagens e muito trabalho. O contador em si depende se trabalha em um escritorio ou se é contador de alguma empresa.
A auditoria é o que há de mais nobre na área contábil (minha opinião), até por ser melhor reconhecida não só a respeito de salários, mas também pelo reconhecimento profissional.

Leandro Silva

robelyo

Robelyo

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 7 julho 2009 | 08:15

Contabilidade é uma área muito ampla, o curso te dá base para concursos e, geralmente, a maioria dos contabilistas fazem direito ou Administração também.

Sobre salários, varia de região. Se tu fizeres uma pesquisa na Catho verás que, na Região Centro-Oeste paga-se em média pra contadores de R$ 2.150,00 até R$ 8.000,00.
Tenho um amigo que é contador (ele atua mais na área fiscal) e também é advogado, como ele tem 15 anos de profissão, além de ter um escritório proprio, seu salário na empresa como contador é R$ 8.000,00.
Já aqui na empresa que trabalho atualmente, os contadores formados ganham menos que eu (que não terminei meu curso superior ainda). Como eles sairam da faculdade direto pra cá, (a maioria com 4 anos de casa com excessão de um que tem 20 anos) eles não tinham experiência, o que conta muito' mas vá a luta amigo!
Contabilidade é um curso excelente!

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 8 julho 2009 | 11:54

seu salário na empresa como contador é R$ 8.000,00

Que inveja.....huahuaha

Realmente o salário do contabilista vai depender da região e também do porte da empresa.
Na minha região, gira em torno de R$ 1.000,00 a R$ 2.500,00.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
robelyo

Robelyo

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 8 julho 2009 | 13:24

Varia mesmo!
Se eu tivesse terminado minha faculdade eu nem teria voltado de férias, teria ficado no meu estado mesmo. Tinha uma vaga lá pra contador oferecendo a média salarial de R$ 7.500,00.

Aqui em Goiânia paga-se não tão bem, conta muito a experiência, meus colegas formados ganham menos que eu que não me formei mas tenho o técnico e 8 anos de experiência. Pra quem não tem experiência, qdo sai da faculdade aqui em Goiânia, ganha-se em média de 600,00 a R$ 1.000,00.
É essa a faixa que meus amigos ganham mesmo formado!
A experiência conta muito também.
Sucesso na escolha!

Gustavo Taveira

Gustavo Taveira

Iniciante DIVISÃO 3, Escriturário(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 8 julho 2009 | 21:14

Obrigado gente por toda ajuda.
Mas aqui em brasilia voces tem conhecimento ou tem noção do quanto gira em media um salario de um contador?
O curso de contabilidade pode me ajudar para concursos publicos tambem? já que aqui em brasilia são muitos.

Valeu.

Editado por Gustavo Taveira em 9 de julho de 2009 às 10:51:58

robelyo

Robelyo

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 9 julho 2009 | 18:28

Gustavo, como conheço Brasilia somente de passagem, pela pesquisa que fiz na Catho (pois eu estive querendo mudar pro DF) os salários variam muito.
Em torno de até R$ 1.500,00 pra analista e assistente.
Pra contador tem muita variação, mas a média é R$ 4.000,00
O curso é excelente pra concurso sim. Dá muita base, tem matérias como Direito, Economia, Contabilidade etc.
Excelente curso!

André Annoni Martins

André Annoni Martins

Iniciante DIVISÃO 4, Estagiário(a)
há 15 anos Terça-Feira | 28 julho 2009 | 08:47

Bom dia,

Eu estou cursando o curso de economia, em uma das melhores faculdades do Brasil, a UNIFAE.
Estou bem feliz em relação ao curso. Todavia a maior àrea para pessoas de economia é no setor público, concursos... etc.
Economia é um campo muito amplo, ou seja, da para você trabalhar em diversos locais onde outros profissionais podem atuar, tais como engenheiros, administradores, entre outros. Porém economia é ao meu ver um campo mais para pesquisa, muitas pessoas acham que é so dar palpites sobre economia, mas não, realmente é um curso que ensina você a pesquisar, e tomar decisões com bases nesses estudos.
Eu, vou terminar economia e fazer direito, e um curso de engenharia também, (elétrica ou civil).
Eu faço estágio na area de economia em Curitiba, e ganho 6 reais por hora, mais vale transporte, vale alimentação, etc.

Não posso falar que economia é um curso unico, eu acho que ele é uma agregação de valor para o individuo, que se for usado com outro curso tornará você um grande profissional.

Karen Cristina Rodrigues de Melo

Karen Cristina Rodrigues de Melo

Bronze DIVISÃO 2, Não Informado
há 15 anos Sábado | 15 agosto 2009 | 14:07

Olá Gustavo,

Concordo com o Wilson realmente o curso de contábeis é melhor no sentido de se ter um mercado amplo.

Eu mesma faço Contábeis e estou no 6º semestre, e te digo que pelo menos aqui em São Paulo não faltam estágios, uns até pagam muito bem (muito bem mesmo).

Te digo com toda certeza que o curso de contábeis é bem melhor, na minha opinião...

Espero ter ajudado.

Abraços.

anderson gonçalves xavier

Anderson Gonçalves Xavier

Iniciante DIVISÃO 1, Agenciador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 26 agosto 2009 | 14:38

boa tarde, estou com duvidas e gostaria de ajuda se possivel,
estou no segundo semestre de contabelidade, mais não trabalho na aréa e agora não sei o que faço, se peçp conta e procuro um estágio ou continuo em outra area até lá pelo quarto periodo. gostaria muito de alguma dica, e obrigado pela atenção .

Karen Cristina Rodrigues de Melo

Karen Cristina Rodrigues de Melo

Bronze DIVISÃO 2, Não Informado
há 15 anos Terça-Feira | 1 setembro 2009 | 12:44

Olá Anderson,

Acesse este https://www.ciee.org.br, já fiz estágio pelo ciee, e foi muito bom, pois isso me ajudou a entender mais sobre o que eu estava estudando na prática.

No meu caso, comecei no estágio no 2º semestre do curso, o valor da bolsa é baixo, mas no meu caso compensou...mas fazer um estágio no 3º ano de faculdade é melhor, pois a bolsa-auxílio tem valor maior...

Espero ter ajudado

Abraços.

Vanessa  Rodrigues

Vanessa Rodrigues

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 29 abril 2011 | 15:41

Olá!!!

Pessoal preciso da ajuda de vocês... Estou me formando como técnica contábil, e há uns vinte dias trabalho num escritório como assistente contábil. Pretendo tirar meu CRC como técnica. Estava pensando em fazer eng. Civil ( faculdade), pois não gosto das aulas de contabilidade, porém agora que entrei no escritório, estou amando a área... Não imaginava que na prática fosse assim... Pensei que fosse chato igual as minhas aulas. Por isso agora estou em duvida se abandono a engenharia Civil, para fazer facul em outra área. Como não gosto das aulas, estou pensando em fazer Direito, com especialização em tributário. Direito tributário é uma área boa?
Obrigada!

Vanessa Rodrigues
[email protected]
Bruno Pacheco da Costa

Bruno Pacheco da Costa

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 5 maio 2011 | 13:14

Cara Vanessa como vc mesma falou nao gostar das aulas de contabilidade aconcelho a vc assim como nossos estimados colegas acima disserao que vc procure fazer aquilo que lhe de prazer. Tiro como base a minha situacao. Tenho muita oportunidade no campo da informatica mas a minha paixao e a contabilidade. Por isso nem sempre o retorno financeiro é a melhor opcao. Pois um bom profissional somente é bom quando faz aquilo que lhe da prazer.

Lembrando que esta e so uma opniao.

Bruno Pacheco - Tecnico em Contabilidade.
Bruno Pacheco da Costa

Bruno Pacheco da Costa

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 5 maio 2011 | 13:16

E respondendo sim direito tributario é uma excelente area, mas lembre se que exige se muito do profissional pois trata se de um campo muito teorico e muitas das vezes extafante, claro muito prazeroso tambem, e muito rentavel.

Bruno Pacheco - Tecnico em Contabilidade.
Guilherme S. da Silva

Guilherme S. da Silva

Bronze DIVISÃO 2, Gerente Trainee
há 13 anos Segunda-Feira | 23 maio 2011 | 17:17

Senhores,

Ambas as profissões são louvaveis e tem seus pormenores. Por exemplo, o contador atual esta mudando o conceito da "cadeira" de operacional para gestão. Já o economista, por si só é analitica e gestora. O contador sabe fazer, o economista, sabe analisar e como disseram os nosso colegas, dão palpites com base nas informções geradas pela contabilidade e outras disciplinas. Para o contador, o mercado é amplo no que tange a operação e para o economista o leque de oportunidades é ainda mais amplo. Sendo que o setor público é o maior campo de atuação do economista. Digamos que 2/3 dos poíticos atuais são economistas ou possuem alguma formação em economia. Portanto pois a economia é uma ciência com amplas aplicações.
Quanto a questão salarial, o IBGE informa que os economistas possuem os salários mais elevados dfo que os administradores e contabilistas.

COncordo que devemos fazer um curso que nos identifique. Por exemplo eu fiz a união dessas disciplinas. Sou economista, pós- graduado em Controladoria e MBA em gestão de negócios. Agora vou fazer um mestrado especial em Desenvolvimento e planejamento orçamentário.

Abs.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.