x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 49

acessos 20.849

MEI(micro empreendedor individual)

Josiane Oliveira

Josiane Oliveira

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 13 anos Domingo | 3 abril 2011 | 22:38

olá pessoal sou micro empreemdedor individual e preciso registrar um empregado como posso fazer isso sem contratar um contador sou estudante de contábeis mas estou iniciando o segundo ano e ainda não aprendi como fazer na previdencia me informaram que eu mesma posso fazer isso
mas se vocês poderem me ajudar agradeço.

FRANCIELE CRISTINE CORDEIRO

Franciele Cristine Cordeiro

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 4 abril 2011 | 08:51

olá,
entao josiane, eu recomendo mesmo que você procure uma contabilidade, o encomodo pra voce fazer isso tudo sozinha vai ser tão grande que nao vai valer a pena.
voce precisa alem de calcular simplesmente o salario, inss e fgts, voce terá outras obrigacoes mensais e anuais como gfip rais, declaracao de ir...
aqui em santa catarina, o crc estabeleceu para os escritório de contabilidade a cobranca de r$ 50,00.

GENEILTON FERREIRA DE SOUZA

Geneilton Ferreira de Souza

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente Administrativo
há 13 anos Quarta-Feira | 13 abril 2011 | 21:45

Olá Simone,

Se achar interessante vc poderia falar sobre "O papel do Contador para o surgimento de novas Microempresas". Dessa forma vc falaria sobre a lei do MEI e ainda mostraria as vantagens que os contadores e microeempreendedores terão ao se unirem para abrir esse novo tipo de empresa.
Se quizer poderia fazer pesquisa de campo sobre isso.

Boa Sorte com seu trabalho

ROBERTA SANTIAGO SANTOS

Roberta Santiago Santos

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 16 maio 2011 | 10:59

olá pessoal, por favor, estou com uma dúvida no caso de uma esteticista que possui a inscrição do MEI, tem seu proprio salao, se uma manicure, por exemplo, for trabalhar com ela no mesmo salao, possuindo tambem sua inscrição de MEI, é permitido sendo no mesmo local de trabalho? ou essa manicure tem que ser obrigatoriamente sua funcionaria?tendo em vista que isto pode acontecer com mais de um profissional, ela pode chamar mais pessoas para trabalhar com ela, como cabelereira, etc... se cada uma tiver sua inscrição do MEI, como fica esta situação perante a legislação? alguem pode me ajudar??

"Deus é fiel."
Maria de Lourdes Acedo Pinto Alves da Cruz

Maria de Lourdes Acedo Pinto Alves da Cruz

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Domingo | 22 maio 2011 | 17:25

Ola Wilson!

Gostaria de voltar a falar de MEI, pois tenho um empresario que precisa alterar alguns dados dele (endereço e incluir atividades), mas depois do processo pronto taxas recolhidas e chego a apresentar na Junta Comercial, ela exije a DBE. Quando vou cria-la nao existe codigo para alteração de dados para MEI, tenho receio de transforma-la em Empresario automaticamente.

Ele quer continuar na classificação de MEI.

sandra santos brito

Sandra Santos Brito

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 29 setembro 2011 | 23:55

Boa noite.

Estou fazendo uma alteração de nome empresarial de um MEI, ou seja alterar o nome de casada para solteira, pois a mesma se divorciou, já fiz o procedimento do Requerimento de Empresaio e a DBE, porem a DBE foi indeferido, agora tenho que enviar novamente para a RFB, só que tenho dúvida em qual Natureza Juridica devo colocar. Quem puder me ajudar, pois preciso desta resposta com urgência.

Desde já agradeço.

ADEMAR MARCOS RIBEIRO DE ANDRADE

Ademar Marcos Ribeiro de Andrade

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 09:26

Simone e Franciele.

Eu estou fazendo uma abordagem um pouco diferente a respeito do MEI. Em um projeto que estou desenvolvendo eu faço questão de citar até onde essa Lei que institui o Microempreeendedor Individual na verdade beneficia a pessoa que abre uma empresa desse tipo. Pois apesar de uma diferenciação em alguns impostos e contribuições, o mesmo ainda tem uma carga pesada pra carregar. Podemos pegar como exemplo a Certificação Digital: -O MEI tem as suas obrigações tributárias diminuidas, mas o valor de um Certificado Digital aumenta os custos para a empresa. A verdade é: O MEI é uma faca, ajuda o empresário a fatiar os impostos, mas em compensação também fura a sua mão em outros casos.

Ademar Marcos
Contador - RJ/BA
FRANCIELE CRISTINE CORDEIRO

Franciele Cristine Cordeiro

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 10:09

eu nao vejo o MEI com tributação pesada.
Ele nao precisa de certificado digital no departamento pessoal. Esse certificado precisa apenas para acima de 10 funcionários. O MEI pode possuir somente um.
Segundo ele adquiri aposentadoria garantida por apenas 5% de um salário mínimo, essa é outra vantagem.
Outra vantagem é o custo ZERO para abrir um CNPJ, tendo que pagar apenas, pelo menos na minha região, alvará do bombeiro que fica em torno de 12 reais, vigilância sanitária e delegacia quando necessário.
Em uma empresa dita normal esse valor de abertura chega facilmente a R$2000, R$2500!

O maior problema que vejo é eles terem que pagar o preço de uma alteração ou baixa como outra empresa qualquer.

ADEMAR MARCOS RIBEIRO DE ANDRADE

Ademar Marcos Ribeiro de Andrade

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 00:19

Franciele

Em certos termos, eu ainda acho pesado os encargos e tributos determinados para o MEI. Pois, até agora não determinaram como será o envio e recebimento de arquivos para a CEF, pelo menos até onde eu vi, podemos enviar por nossos certificados os arquivos do MEI, mas no caso de uma Rescisão de contrato, o mesmo deverá adquirir o Certificado Digital (pois nao temos procuração para tal processo). Tudo bem que isso pode ser compensado pela garantia de aposentadoria pagando bem menos, mas o Governo em si, nunca dá um passo sem pensar nos seguintes. Eles instituíram o MEI como uma forma de reanimar as suas forças, pois, é mais fácil para ele recolher milhões de pequenas empresas (isso em grupo), do que recolher milhões de uma empresa só.

Ademar Marcos
Contador - RJ/BA
JORGE LUIZ ARAUJO DE OLIVEIRA

Jorge Luiz Araujo de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 14:05

bom na minha opinião com a lei do incentivo aos microempreendedores faz com que as pessoas saia da informalidade e passe a ser formais, segundos dados em 2011 o brasil aumentou 1.100.000 novos empreendedores individuas que antes era tudo omiso e agora eles contribui para a evolução do pais.

Página 2 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.