x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 5

acessos 1.941

Balanço patrimonial: pedido de orientação

Laísa Prates

Laísa Prates

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 7 anos Terça-Feira | 11 abril 2017 | 01:24

Olá,
Comecei a cursar técnico em administração e estou tendo dificuldade para fazer o balanço patrimonial. Segue abaixo o enunciado de um exercício e, em seguida, minhas questões específicas. Agredeço, desde já, quem se dispuser a ajudar:

A Transportadora ABC iniciou atividades em 01/01/2017. As operações de janeiro foram:
01/01: proprietário comprou um veículo no valor de R$ 80.000, sendo metade com capital próprio e metade financiado em 12 parcelas
05/01:proprietário obteve empréstimo junto a Banco no valor de R$ 10.000, para ser pago em 10 vezes, sendo a primeira dali a 10 dias
08/01: empresa comprou móveis de escritório no valor de R$ 5.000, sendo metade paga à vista e metade com cheque para 30 dias
14/01: empresa teve despesas com conbustível no valor de R$ 1.000, pagos à vista
28/01: empresa pagou aluguel no valor de R$ 800
30/01: transportes feitos no mês totalizaram receita de R$ 2.300, a serem recebidos em 10/02
31/01: salário do motorista equivaleu a R$ 1.700, a serem pagos em 05/02


Dúvidas
a) em relação ao balanço do dia 01/01 (ainda não aprendi formas mais avançadas de fazer balanço), ficariam 40000 reais no capital social (PL) e 40000 em financiamentos (PC), para equivaler aos 80000 do Imobilizado (AÑC)? A meu ver, se eu dividisse 40.000 por 12 (correspondente a uma parcela) para colocar no passivo circulante, o balanço não bateria
b) No dia 05/01, seriam 10.000 reais em Empréstimo para equilibrar os 10.000 em caixa? É a mesma dúvida do item a), se eu dividisse em 10 vezes esses 10.000 reais, o balanço não bateria

SÉRGIO CAMPANHA
Articulista

Sérgio Campanha

Articulista , Técnico Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 11 abril 2017 | 07:29

Laísa, veja:

a) em relação ao balanço do dia 01/01 (ainda não aprendi formas mais avançadas de fazer balanço), ficariam 40000 reais no capital social (PL) e 40000 em financiamentos (PC), para equivaler aos 80000 do Imobilizado (AÑC)? A meu ver, se eu dividisse 40.000 por 12 (correspondente a uma parcela) para colocar no passivo circulante, o balanço não bateria

R: Sim, mas cuidado!. A expressão CAPITAL PRÓPRIO quer dizer recursos/dinheiro em Caixa ou Bancos ou Aplicados, não propriamente CAPITAL SOCIAL. Este caso quer dizer que um veículo foi comprado com recursos que a empresa tinha (SÓCIO) e outra parte que ficou a pagar. Mas, a empresa está iniciando, então está oculta a ideia de que o sócio integralizou parte do capital com 50% de recursos próprios, desta forma:
D - VEÍCULOS 80.000
C - CAPITAL SOCIAL 40.000
C - FORNECEDORES 40.000 (PODERÁ SER USADO FINACIAMENTO DE VEÍCULOS, ENTRE OUTRAS)

Você não tem que se preocupar neste momento com as 12 parcelas que serão pagas ao longo do tempo, somente pelo básico, saber que terá que baixá-las mensalmente quando começarem a ser pagas conforme recursos próprios:
D - FORNECEDORES 3.333
C - BANCOS 3.333 (40.000/12 PARCELAS)

b) No dia 05/01, seriam 10.000 reais em Empréstimo para equilibrar os 10.000 em caixa? É a mesma dúvida do item a), se eu dividisse em 10 vezes esses 10.000 reais, o balanço não bateria

R: De certa forma, sim. Seu Caixa ou seu Banco, precisa ter recursos para honrar os compromissos assumidos, OK? Por isso se faz empréstimos.
D - CAIXA / BANCOS 10.000
C - EMPRESTIMOS BANCARIOS 10.000 (SERÃO PAGAS EM 10X MEDIANTE RECURSOS QUE ESTEJAM NO BANCO OU NO CAIXA POR MES)

Espero colaborar com seu estudo.

Att.

SC

Sérgio Campanha
Laísa Prates

Laísa Prates

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 7 anos Terça-Feira | 11 abril 2017 | 12:24

Obrigada pela resposta, Sérgio

Até então, venho fazendo balanços sucessivos, mas não estou certa de ter entendido realmente a quais contas pertencem as transações. Os balanços que fiz não estão batendo (transações de cada dia em itálico):

01/01: Financiamento: 40.000 (PC); Capital social: 40.000 (PL); Imobilizado: 80.000 (ANC)
05/01: Caixa: 10.000 (AC); Imobilizado: 80.000 (ANC); Financiamento: 40.000 (PC), Empréstimo: 10.000 (PC), Capital social: 40.000 (PL)
08/01: Caixa: 7500; Imobilizado: 85.000 (ônibus e móveis); Financiamento: 40.000 (PC), Empréstimo: 10.000 (PC); Contas a pagar (cheque): 2500 (PC) Capital social: 40.000 (PL)
14/01: Caixa: 6500; Imobilizado: 85.000 (ônibus e móveis); Financiamento: 40.000 (PC), Empréstimo: 10.000 (PC), Capital social: 40.000 (PL)
28/01: Caixa: 5600; Imobilizado: 85.000 (ônibus e móveis); Financiamento: 40.000 (PC), Empréstimo: 9.000 (PC), Capital social: 40.000 (PL) -> alterações em caixa e em empréstimo pelo pagamento de uma parcela do empréstimo de 05/01
30/01: Caixa: 5600; Duplicatas a receber (receita): 2300; Imobilizado: 85.000 (ônibus e móveis); Financiamento: 40.000 (PC), Empréstimo: 10.000 (PC), Capital social: 40.000 (PL)
31/01: Caixa: 5600; Duplicatas a receber (receita): 2300; Imobilizado: 85.000 (ônibus e móveis); Financiamento: 40.000 (PC), Empréstimo: 10.000 (PC), Salário a pagar: 1700; Capital social: 40.000 (PL)

SÉRGIO CAMPANHA
Articulista

Sérgio Campanha

Articulista , Técnico Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 11 abril 2017 | 14:09

Laísa,

O lançamento de "14/01", "28/01", "30/01" e "31/01" mostraram diferenças.
Seria melhor você ter transcrito com D ou C para determinar melhor o que vc. debitou e o que creditou por data. Tem lançamento improcedente.
E há erros, por isto não bate. Peço que reveja seus lançamentos, e no caso de dúvida, passe novamente amanhã com dados que determinem o D/C.
A ideia de mostrar em itálico a transação do dia tb. não é boa. O lançamento inteiro compreende à transação do dia, entende?
Peço que poste novamente, porém só responderei amanhã, salvo outro colega que possa auxiliar no seu caso.

Att.

SC



Sérgio Campanha
Laísa Prates

Laísa Prates

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 7 anos Terça-Feira | 11 abril 2017 | 19:28

Sérgio,
Obrigada pela disposição em ajudar. Ainda não aprendi a usar a técnica de débito e crédito, mas analisando o que você disse antes, tentei refazer o balanço desta forma:

01/01
D-Veículo (AÑC): 80.000
C-Financiamento (PC): 80.000
C-Capital social (PL): 40.000

05/01
D-Caixa (AC): 10.000
C-Empréstimo (PC):10.000

08/01
D-Móveis (AÑC): 5.000
D-Caixa (AC): 7.500
C-Cheque (PÑC, não foi mencionada, no enunciado, uma conta corrente no ativo): 2.500

14/01
D-Caixa (AC): 6.500

28/01
D-Caixa (AC; está implícito que aluguel foi pago à vista): 5.700

30/01 (alteração em caixa e em empréstimo pelo pagamento de uma parcela do empréstimo de 05/01)
D-Caixa (AC): 4.700
D-Duplicatas a receber (AC): 2.300
C-Empréstimo (PC): 9.000

31/01
C-Salário a pagar (PC): 1.700

Tenho dúvidas sobre em que contas encaixar cada uma das transações: onde se encaixa, por exemplo, o pagamento feito com cheque (30 dias) do dia 08/01? Além disso, devo incluir a receita (R$ 2.300) no capital social?

SÉRGIO CAMPANHA
Articulista

Sérgio Campanha

Articulista , Técnico Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 12 abril 2017 | 07:26

Bom dia Laísa.

Bem, é fundamental que você entenda uma coisa em Contabilidade, até pq. você está estudando uma área relacionada, mas não específica da nossa, afinal, administradores tem que entender também Contabilidade, evidentemente, as bases, o princípio central e para que serve.

Quando você tem o que você chama de transação, você tem um fato administrativo financeiro acontecido. Logo, ele carece de contabilização e a contabilização é feita num esquema D/C - um lado e outro lado. Em suma, há uma partida e uma contrapartida, há uma moeda com dois lados, e os dois lados são proporcionalmente iguais, entende? Se são iguais, bate. É só separar uma metade da laranja da outra, e você terá DOIS LADOS EXATAMENTE IGUAIS, por isso, todo balancete que te levará ao BALANÇO da empresa, bate. São duas faces da mesma moeda, OK?

Os seus lançamentos não estão com esta característica, eles não tem dois lados iguais, OK?
Esta explicação toda de forma esmiuçada, é para que você pegue o sentido da coisa. E eu, demonstrarei dois lançamentos seus que estão errados, para que você a qualquer momento de hoje para amanhã, volte a postar os demais CORRIGIODS. Este dois vão ilustrar bem o que eu expus. Copiei e colei estes dois casos, expliquei e comentei abaixo:

1° CASO
08/01
D- Móveis (AÑC): 5.000
D- Caixa (AC): 7.500
C- Cheque (PÑC, não foi mencionada, no enunciado, uma conta corrente no ativo): 2.500

Explicação: Conforme exposto acima, cada débito corresponde igualmente a cada crédito: é como se você pensasse assim... tirei do meu bolso R$ 3,80 para pagar a passagem do ônibus, logo, tenho... D-DESP. C/ CONDUÇÕES / C-CAIXA = 3,80. Desta forma, seu balancete mostrará = D 3,80 / C/ 3,80. Se quiser classificar como tem feito, você diria 01/01: Despesa: 3,80 (DRE ou RES); Caixa: 3,80 (AC), OK? Bate conforme você vê.

No seu caso para bater teríamos que ter:

D- MÓVEIS 5.000
D- INSTALAÇÕES 2.500
C- CAIXA 7.500

Isto é um exemplo, porque além de você não ter passado o enunciado, está mencionando que: "não foi mencionada, no enunciado, uma conta corrente no ativo): 2.500"

COMENTÁRIO: OBSERVAR E SE CERITIFICAR QUE MEU LANÇAMENTO ESTÁ BATENDO. VOCÊ TEM QUE TER ESTE ENTENDIMENTO PARA ABSORVER A IDEIA CERTA. ELE SOMOU 7.500 A DEBITO E SOMOU 7.500 A CREDITO. É PRECISO ENTENDER TAMBÉM QUE ELE É UM EXEMPLO, PODE NÃO SER ISTO O QUE O ENUNCIADO PEDE, MAS NOTE QUE O SEU TEM 12.500 A DEBITO E 2500 A CREDITO = DIFERENÇA DE 10.000. VER ABAIXO NOVAMENTE:

08/01
D- Móveis (AÑC): 5.000
D- Caixa (AC): 7.500
C- Cheque (PÑC, não foi mencionada, no enunciado, uma conta corrente no ativo): 2.500
_____________________________________________________________________________________________________________________________

2° CASO
31/01
C-Salário a pagar (PC): 1.700

Explicação: Você fez algumas vezes na sua exposição, um lançamento de uma perna só, conforme brincamos na contabilidade. Só tem a contrapartida, eu pergunto, e a partida? Lançamentos tem dois lados, ou foi pago salario, ou está sendo contabilizado o salário a pagar de alguém, o fato, Laísa, implica em dois lados, um que sai, um que entra, um que mostra a origem, outro que mostra o recurso. Ver direitinho o que pede seu enunciado, e postar novamente. Numa certa hipótese, pode ser pagamento de salário.

D - SALARIOS A PAGAR 1.700
C- CAIXA OU BANCOS 1.700

COMENTÁRIO: OBSERVAR E SE CERITIFICAR QUE MEU LANÇAMENTO ESTÁ BATENDO. VOCÊ TEM QUE TER ESTE ENTENDIMENTO PARA ABSORVER A IDEIA CERTA. ELE SOMOU 1.700 A DEBITO E SOMOU 1.700 A CREDITO. É PRECISO ENTENDER TAMBÉM QUE ELE É UM EXEMPLO, PODE NÃO SER ISTO O QUE O ENUNCIADO PEDE, MAS NOTE QUE O SEU TEM SOMENTE O CRÉDITO SEM O DEBITO E BALANÇO NENHUM BATERÁ DESTA FORMA. VER ABAIXO:

31/01
C-Salário a pagar (PC): 1.700

______________________________________________________________________________________________________________________________

Tente Laísa, absorver este principio, refazer seu trabalho completo, e repostar para finalizarmos. Só poste quando estiver certa do que fez. Neste momento é mais importante você entender e proceder a este principio básico, do que se preocupar em classificar devidamente em AC/ANC/PNC e etc.

Att.

SC

______________________________________________________________________________________________________________________________

CORREÇÕES E OBSERVAÇÕES À USUÁRIA

Laísa,
Boa noite.

Segue algumas correções do que mencionei acima:

um que mostra a origem, outro que mostra o recurso

Na verdade, a colocação certa é "um que mostra a origem, outro que mostra a aplicação".

D 3,80 / C/ 3,80.
Na verdade se transcreve: D-3,80 / C-3,80 OU D-DESP CONDUÇÕES - 3,80 / C-CAIXA - 3,80

Só poste quando estiver certa do que fez.
Na verdade, vim a pensar que pelo estágio do seu conhecimento e do que você conseguiu assimilar pelas suas aulas da matéria, que não é possível no momento você postar quando você estiver certa, porque a razão de você estar aqui, é justamente porque você não está certa das coisas, e meu objetivo é lhe orientar para dar este principio básico.

Para concluir, veja: escolha a opção de me passar este exercício inteiro, no tocante a transmitir não os lançamentos feitos, mas todos os enunciados; ou poste somente aqueles enunciados que você sabe que não estão certos (você tem alguns certos); não se preocupe em nenhum momento em passar classificações de PC-AC porque elas implicam em grupos de balanço e você antes do balanço tem que montar os lançamentos D/C, depois o balancete (a soma das contas por débitos e créditos), para depois, somente depois, enquadrá-los num esquema de balanço que se compõem de ATIVO PASSIVO E RESULTADO, mas primeiro vem a base, as operações, retratadas no esquema de D/C. Também entenda, que talvez o professor está chamando de BALANÇO o que é um BALANCETE tecnicamente falando, e este balancete já teria a classificação de grupos como AC e etc. É preciso ter este entendimento.
No aguardo, faça a escolha.

SC




Sérgio Campanha

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.