x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 5

acessos 3.679

Contabilidade doméstica

Raphael Cardoso Figueiredo

Raphael Cardoso Figueiredo

Iniciante DIVISÃO 2
há 7 anos Segunda-Feira | 10 julho 2017 | 23:22

Boa noite!

Sempre tive bastante vontade de fazer a contabilidade da minha casa, porém, acabo ficando preso com diversas dúvidas e nunca consigo dar prosseguimento ao projeto. Enfim, gostaria de saber se é possível/viável realizar o controle disso tudo, desde a compra de uma caneta até a compra de um veículo. Tenho dúvida também sobre a parte do DRE, o que seria a Receita? Creio que seja a renda da casa, mas posso estar me equivocando. Enfim, Queria saber de vocês se eu sou capaz de dar conta disso levando em consideração que a renda da casa varia (não é salário fixo) e que estou no 4º período da faculdade tendo cursado Contabilidade 1 e Conatbilidade 2 indo para a Contabilidade intermediária.

Obs2: Caso tenha algum post explicando sobre isso peço perdão, mas ao procurar pelo fórum não achei nada parecido.
Obrigado desde já.

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 11 julho 2017 | 09:33

Raphael Cardoso Figueiredo

É perfeitamente possível, no google vc encontra planilhas para controlar isso.

A receita seria sim a renda da família.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Labor-Contábil
Articulista

Labor-contábil

Articulista , Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 12 julho 2017 | 09:59

Sim Raphael, é possível e altamente recomendável.

Já dei palestra sobre o assunto e sempre defendi que o que vemos na TV ou em programas de educação financeira em geral não está relacionado à Economia Doméstica, mas sim a Contabilidade Doméstica.

Veja, todos temos Ativo e Passivo, Receitas (renda, salários), Custos e Despesas. A maior evidência disso está na Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) de todos os anos. No sistema da DIRPF temos fichas os Rendimentos Tributáveis, Bens e Direitos, Dívidas e ônus reais etc.

---
Revson

Labor-Contábil - Contabilidade e Assessoria Empresarial
Raphael Cardoso Figueiredo

Raphael Cardoso Figueiredo

Iniciante DIVISÃO 2
há 7 anos Quinta-Feira | 13 julho 2017 | 16:26

Revson, você me indicaria algum meio para que isso se torne viável ou até mesmo uma forma de eu iniciar isso e ir pegando o jeito aos poucos?

Obrigado!

Labor-Contábil
Articulista

Labor-contábil

Articulista , Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 14 julho 2017 | 09:05

Raphael Cardoso Figueiredo,

Na internet você deve encontrar facilmente modelos de planilha nesse sentido. Há ainda o bom e velho livro "Movimento do Caixa" que pode ser adquirido em qualquer papelaria.

Labor-Contábil - Contabilidade e Assessoria Empresarial
CLÁUDIO ANTÔNIO DA SILVA

Cláudio Antônio da Silva

Ouro DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 14 julho 2017 | 09:09

Olá, Raphael Cardoso Figueiredo

No link abaixo, você pode baixar gratuitamente 5 modelos de planilhas para esse fim.

https://canaldoensino.com.br/blog/5-planilhas-financeiras-100-gratuitas

Cláudio Antônio da Silva
CRIATIVA Contabilidade Ltda
WhatsApp Business (51) 986320450
[email protected]
---
Contabilidade para Igrejas
Emissão de Certificado Digital
---
Empresa Associada à Contadores S/A
Empresa Membro do ICBR | Instituto dos Contadores do Brasil

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.