x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 1

acessos 994

Formação de Preço

MARINA SANCHEZ CANTUARIO

Marina Sanchez Cantuario

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Tributário
há 7 anos Quarta-Feira | 23 agosto 2017 | 17:36

Uma das maiores dúvidas que existem quando vamos vender um produto é a que preço iremos vender. Muitas pessoas vendem produtos sem ao menos saber como se calcula seu preço obtendo um lucro desejado. Irei dar alguns exemplos de formas práticas e simples de como calcular o preço ideal para seu produto para você obter lucro, pois muitas vezes achamos que estamos lucrando com algo e na verdade estamos sofrendo grandes prejuízos.

Uma das primeiras formas de calculo de preço para um produto é feita pela pesquisa de preço no mercado. Parece mentira, mas você observar seu concorrente pode ser uma grande vantagem para seu negócio. Para ter sucesso, primeiro você deve conhecer o produto que você tem em mãos para vender e depois conhecer como aquele produto está no mercado, uma das maneiras é fazer um levantamento de preços praticados pela concorrencia direta. Para isso, o primeiro passo é definir quais são os primeiros clientes que serão analisados e acompanhar como eles vendem os produtos deles, pois muitos vendem com preço muito elevado e não apresentam ameaça para o empreendimento. Após isso, é preciso analisar o preço do produto em vários momentos. Analise todos os segmentos e verifique quais são as maiores ameaças.

Outra fórmula bastante utilizada é conforme Margem de Contribuição que é vista para muitos como a melhor técnica para a formação de preços. Ela determina quanto irá sobrar para você, depois de retirar os custos e despesas, a intenção principal dela é informar quanto a empresa pretende ganhar a cada produto vendido. Com essa técnica também é possivel identificar se a margem está muito elevada ou não para determinado produto. Para se calcular, usamos a fórmula:

Margem de contribuição = Valor de venda – Custos e Despesas variáveis
No caso se quiser buscar a porcentagem, a fórmula é dada por:
Margem de contribuição = (Valor de vendas – Custos e Despesas variáveis) / Valor de venda


A última fórmula é bastante conhecida também. É a baseada nos Lucros. Esse jeito é utilizado baseado no lucro que a pessoa deseja ter, levando-se em consideração os custos.
A fórmula é:
100% preço de venda = Custo Inicial + Percentual de despesas fixas + Percentual de Lucro Desejado.


Lembrando que, esses são apenas alguns jeitos de calcular a formação de preço. Existem muitos outros jeitos de obter a precificação de um produto, por isso, ao pensar na ideia de vender algo, pense se realmente aquilo realmente valerá a pena para seu negócio.

Até mais,

Diogo

Diogo

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 1 setembro 2017 | 01:08

Bom dia!

Isso não seria um artigo que deveria ser postado como Artigo?

Mesmo assim parabéns pelo texto.

Sds,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.