x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 1

acessos 433

Analise de Custo

camila

Camila

Iniciante DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 6 anos Domingo | 24 setembro 2017 | 20:45

Boa Noite,
estou fazendo um trabalho na faculdade e estou com muita dificuldade e dúvidas sobre os cálculos se alguém puder me ajudar?

A Indústria e Comércio de Bicicletas London Ltda. está no mercado há mais de
10 anos, exportando seus produtos para diversos países, apesar de também
atender o mercado interno. Considerando-se que hoje a sustentabilidade passou
a ser uma necessidade e não uma opção, incentivar o uso de bicicletas tornouse
literalmente o carro-chefe da London e a Sra. Glória, por ser a primeira na
linha sucessória após o falecimento de seu pai, o Sr. Júlio, fundador da empresa,
assumiu a Presidência.
Após uma reunião de rotina com a Diretoria, a Sra. Glória entende que está no
momento de fazer algumas modificações na forma de apurar o custo industrial
e, para tanto, contrata a Qually Cost, uma conceituada empresa de consultoria
na área de custo industrial.
A Sra. Glória conheceu a Sra. Sabrina, sócia-diretora da Qually Cost no último
Congresso Brasileiro de Custos (o próximo ocorrerá em novembro de 2016 em
Porto de Galinhas/PE), onde foram apresentados diversos artigos científicos
sobre a formação e o controle do custo industrial, abordando aspectos
gerenciais. Embora seja de conhecimento da Sra. Glória que, de acordo com a
legislação brasileira, o único método aceito para custear a formação dos
produtos é o de absorção, entende a necessidade de também utilizar um método
gerencial e o que chamou a sua atenção foi o método do Custeio Baseado em
Atividades. Após uma conversa com a Sra. Sabrina, contratou este serviço de
consultoria.
Após uma reunião da Sra. Matilde – controller da Indústria e Comércio de
Bicicletas London Ltda. – com alguns assessores da Controladoria e com a Sra.
Sabrina, a Sra. Glória solicita uma simulação da formação do custo das
Atividades do Departamento de Controle de Qualidade e, para tanto, a Sra.
Matilde fornece os seguintes dados:
Custos do Departamento em R$:
Salário...............R$ 80.000,00
Aluguel..............R$ 25.000,00
Depreciação......R$ 15.000,00
Total.................R$ 120.000,00
Durante a reunião e com as orientações da Sra. Sabrina, chegaram à conclusão
de que as atividades relevantes neste Departamento são:
• testar produtos;
• inspecionar produtos.
A Sra. Sabrina depende de mais informações para a simulação do custo do
Departamento de Controle de Qualidade, assim, a Sra. Matilde, em posse
das planilhas de custos, apresenta as seguintes informações:
Os direcionadores de recursos selecionados foram os seguintes:
Testar produtos Inspecionar produtos
• Salário, alocação direta: R$ 35.000,00 R$ 45.000,00
• Aluguel, espaço ocupado: 60 m2
40 m2
Depreciação, equipamentos: R$ 8.000,00 R$ 7.000,00
Após custear cada atividade – testar produtos e inspecionar produtos – efetuar
o custo dos produtos A e B sabendo que os gastos com matérias-primas
foram, respectivamente, de R$ 31.218,00 e R$ 39.703,00, e que foram
selecionados os seguintes direcionadores de atividade:
Direcionadores Produto A Produto B Total
Nº de testes 72 57 129
Nº de lotes inspecionados 60 40 100
Após apurar o custo de cada produto (A e B), elaborar um breve relatório
sobre o número de testes efetuados em cada produto, informando o que a
empresa deveria fazer para reduzir este número e qual o impacto desta decisão
na formação do custo de cada produto.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.