x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 13

acessos 7.104

TCC - sobre S.T. ....

Peixoto

Peixoto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 28 agosto 2009 | 07:53

Bom Dia

Escolhi a S.T. como tema do meu TCC, já tive algumas ideias sobre alguns assuntos em especifico, se alguem pudesse sugerir algo que acha interessante ficarei muito grato....


Desde já agradeço a atenção.....

Abraços




"Para adquirir conhecimento, é preciso estudar; mas para adquirir sabedoria, é preciso observar"
Peixoto

Peixoto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 31 agosto 2009 | 10:20

Bom Dia André

O Assunto que mais me identifico seria a Substituição Tributária entre estados a relação entre eles.. protocolos, convênios....

Ainda tenho duvidas se a Sub. Tributária seria um bom tema para um, TCC, pois muda constantemente....

Mas gostaria de um tema ligado a area tributaria....

Abraço




"Para adquirir conhecimento, é preciso estudar; mas para adquirir sabedoria, é preciso observar"
Caroline Lemes e Leme

Caroline Lemes e Leme

Ouro DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 14 anos Sexta-Feira | 18 setembro 2009 | 09:08

Lucas,

Tem um livro da IOB, acredito que ele vai te ajudar bastante:
Substituiçao Tributaria no ICMS: aspectos juridicos e praticos, ele é muito bom!

O tema Substituiçao Tributaria é muito interessante e ele nao muda tanto quanto pensamos... apenas sao acrescentados novos produtos...

Há quem diga que é Inconstitucional, (nesse livro que eu te indiquei fala bastante sobre isso) e há 2 correntes: uma contra e outra a favor da retençao do ICMS pela Industria...
Enfim, voce pode falar bastante coisa sobre isso e nao se preocupe que ao terminar seu TCC, a Substituiçao continuará como um assunto bem atual...

Caroline Lemes e Leme
Analista Fiscal
Peixoto

Peixoto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 23 setembro 2009 | 09:09

Caroline Lemes e Leme

Muito Obrigado pelas informações, vou ver se consigo comprar esse livro !!!

Abraço




"Para adquirir conhecimento, é preciso estudar; mas para adquirir sabedoria, é preciso observar"
Caroline Lemes e Leme

Caroline Lemes e Leme

Ouro DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 14 anos Quinta-Feira | 4 março 2010 | 14:43

Olá Simone...

O material que tenho é referente a Legislaçao de Sao Paulo;
Voce me mandou um email e perguntou se há tabelas... sim há! Para cada seguimento e para cada produto incluso na ST. Essas tabelas voce encontra na SEFAZ do seu Estado, normalmente é publicado através de Decretos e Portarias CAT.
Nas operaçoes Interestaduais, voce deve consultar o site da CONFAZ e o DOU (Diario Oficial da Uniao) e lá sao publicados os Convenios e Protocolos firmados, bem como a Sistematica da ST entre os Estados que tem Acordo firmado.
Realmente é um assunto extrenso, que requer muito tempo para entender, mas vale a pena pesquisar...
Os materiais que tenho realmente nao podem ser publicados sem autorizaçao, uma vez que foram cursos que fiz nos ultimos 2 anos na IOB e em outras Consultorias...

Na internet,voce encontra com certeza varias apostilas disponiveis e até mesmo materiais que explicam muito bem, inclusive, já encontrei alguns que sao de Santa Catarina. Assim fica mais facil para voce, pois cada Estado tem sua regra...

Abraço,

Carol


Caroline Lemes e Leme
Analista Fiscal

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.