x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 4

acessos 28.426

Uma empresa vai trocar de contador...procedimentos

Maria Bernadete da silva

Maria Bernadete da Silva

Iniciante DIVISÃO 5, Não Informado
há 14 anos Terça-Feira | 4 maio 2010 | 22:05


É assinado e protocolado o termo de transferência de responsabilidade técnica , é feita a entrega de todos os documentos e livros ...ou seja , toda a formalidade de transferência já foi feita...e daí? Como se começa a prestação de serviço?Quais as primeiras atitudes do contador em relação ao novo cliente?

Ps.: Sou estudante de contabilidade e gostaria de saber isso mesmo...como se dá o início do trabalho com uma empresa...

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 7 maio 2010 | 16:02

Beth Silva

Seja bem vinda ao forum.

Resposta do Saulo dada em outro forum


Nestes casos, o titular ou sócio responsável pela empresa deve contratar outro contador que por sua vez deverá:

- Elaborar e preencher a parte que lhe diz respeito no "Termo de Transferência de Responsabilidade Técnica"

- Assiná-lo em quatro vias e colher as assinaturas do responsável pela empresa, entregando-o à este para que o apresente ao antigo contador.

O antigo contador deverá assinar o "Termo de Transferência de Responsabilidade Técnica", protocolar as 4 vias na Delegacia do CRC de sua região destinar as vias para:

- uma fica com a Delegacia do CRC
- uma fica com o responsável pela empresa
- uma fica com o antigo contador e
- uma para o novo contador contratado.

O antigo contador tem trinta dias para colocar a contabilidade em dia até a data da assinatura do Termo de Transferência, fechar as Demonstrações Contábeis, listar e registrar os livros fiscais e contábeis e entregar tudo (mediante recibo de entrega) ao responsável pela empresa.