Beth Silva
Seja bem vinda ao forum.
Resposta do Saulo dada em outro forum
Nestes casos, o titular ou sócio responsável pela empresa deve contratar outro contador que por sua vez deverá:
- Elaborar e preencher a parte que lhe diz respeito no "Termo de Transferência de Responsabilidade Técnica"
- Assiná-lo em quatro vias e colher as assinaturas do responsável pela empresa, entregando-o à este para que o apresente ao antigo contador.
O antigo contador deverá assinar o "Termo de Transferência de Responsabilidade Técnica", protocolar as 4 vias na Delegacia do CRC de sua região destinar as vias para:
- uma fica com a Delegacia do CRC
- uma fica com o responsável pela empresa
- uma fica com o antigo contador e
- uma para o novo contador contratado.
O antigo contador tem trinta dias para colocar a contabilidade em dia até a data da assinatura do Termo de Transferência, fechar as Demonstrações Contábeis, listar e registrar os livros fiscais e contábeis e entregar tudo (mediante recibo de entrega) ao responsável pela empresa.
O responsável deverá entregar toda a documentação ao novo contador que irá conferir e notificar por escrito a empresa caso encontre irregularidades na contabilidade, apontando soluções e acertando o valor dos honorários para tanto.
O novo contador deverá celebrar Contrato de Prestação de Serviços Contábeis com a empresa, tão logo receba a documentação para conferência.
Fonte: Saulo Reusi