x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 4

acessos 28.426

Uma empresa vai trocar de contador...procedimentos

Maria Bernadete da silva

Maria Bernadete da Silva

Iniciante DIVISÃO 5, Não Informado
há 14 anos Terça-Feira | 4 maio 2010 | 22:05


É assinado e protocolado o termo de transferência de responsabilidade técnica , é feita a entrega de todos os documentos e livros ...ou seja , toda a formalidade de transferência já foi feita...e daí? Como se começa a prestação de serviço?Quais as primeiras atitudes do contador em relação ao novo cliente?

Ps.: Sou estudante de contabilidade e gostaria de saber isso mesmo...como se dá o início do trabalho com uma empresa...

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 7 maio 2010 | 16:02

Beth Silva

Seja bem vinda ao forum.

Resposta do Saulo dada em outro forum


Nestes casos, o titular ou sócio responsável pela empresa deve contratar outro contador que por sua vez deverá:

- Elaborar e preencher a parte que lhe diz respeito no "Termo de Transferência de Responsabilidade Técnica"

- Assiná-lo em quatro vias e colher as assinaturas do responsável pela empresa, entregando-o à este para que o apresente ao antigo contador.

O antigo contador deverá assinar o "Termo de Transferência de Responsabilidade Técnica", protocolar as 4 vias na Delegacia do CRC de sua região destinar as vias para:

- uma fica com a Delegacia do CRC
- uma fica com o responsável pela empresa
- uma fica com o antigo contador e
- uma para o novo contador contratado.

O antigo contador tem trinta dias para colocar a contabilidade em dia até a data da assinatura do Termo de Transferência, fechar as Demonstrações Contábeis, listar e registrar os livros fiscais e contábeis e entregar tudo (mediante recibo de entrega) ao responsável pela empresa.

O responsável deverá entregar toda a documentação ao novo contador que irá conferir e notificar por escrito a empresa caso encontre irregularidades na contabilidade, apontando soluções e acertando o valor dos honorários para tanto.

O novo contador deverá celebrar Contrato de Prestação de Serviços Contábeis com a empresa, tão logo receba a documentação para conferência.
Fonte: Saulo Reusi

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
JOAO PAULO DE QUEIROZ

Joao Paulo de Queiroz

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 1 junho 2010 | 10:20

Recebi um cliente cujo o contador se mudou para um município distante e não foi localizado para assinar o termo de transferência. Nesses casos, como proceder?
Faz-se uma relatório da situação contábil da empresa e informa ao cliente?
Como proceder?

ANTONIO CARLOS DUDU DA SILVA

Antonio Carlos Dudu da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 27 abril 2011 | 16:27

Atraves do PGD, no site da Receita Federal - CNPJ, você pode alterar e excluir o contabilista junto ao contribuinte.

Espero ter ajudado.


dudu.

Tributu's Contábeis - Direcionada Serviços

"Não caminhe atrás de mim; eu posso não liderar.
Não caminhe na minha frente; eu posso não seguir.
Simplesmente caminhe a meu lado e seja meu amigo."
Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 6 julho 2011 | 00:10

Baby

ATENÇÃO!!! NOTA DA MODERAÇÃO E CONSULTORIA ESPECIAL
Caro 'Baby" gentileza acessar o ser perfil e altere seu" PSEUDONOME" para um nome próprio (Entende-se por nome próprio aquele constante do seu CPF ou certidão de Nascimento) visto ser essa uma exigência das regras do Fórum Contábeis, tais regras você afirmou ter lido quando concordou em se cadastrar no portal.

Enqunto Vsa. não alterar seu perfil esse post será trancado bem como todos os outros que houver sua participação.

Sds.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.