x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 4

acessos 121.993

Diferença entre razão analítico e razão sintético

SAMIA CAVALCANTE SOUZA

Samia Cavalcante Souza

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 14 anos Sexta-Feira | 21 maio 2010 | 11:40

Bom dia,

Desculpem a pergunta besta - eu estou começando agora na área contábil...

Qual é a diferença entre um razão analítico e um razão sintético?

Eu perguntei ao meu chefe e ele riu da minha cara, então, tenho que recorrer a vocês...

Obrigada,


Sâmia.

PAULO DA COSTA MACHADO

Paulo da Costa Machado

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 21 maio 2010 | 13:50

A diferença é que no analítico aparecem os lançamentos individualizados. No sintético só aparecem os somatórios dos débitos e dos créditos dentro de um determinado período.

Quando o jogo termina o peão e o rei vão prá mesma caixa.
JUAREZ DE BRITO FERREIRA

Juarez de Brito Ferreira

Iniciante DIVISÃO 1, Auditor(a)
há 12 anos Sábado | 4 fevereiro 2012 | 00:13

Samia:

Vamos ao balancete/balanço e identificamos valores lançados, por exemplo, na conta CAIXA.Entretanto queremos conhecer, cada lançamento levados à débito ou a crédito da mencionada conta. Então, vamos ao RAZÃO que dará "razão", ou não, ao valor acumulado e na conta em apreço. Ou seja, como informa o Paulo, a conta de controle CAIXA, sintetiza o movimento e fornece o total. Já o RAZÃO, informa lançamento por lançamento, dia a dia, a movimentação de débitos e de créditos na conta. Portanto, é possível entender que "razão analítico" é mera redundância vez que o termo "razão", em se tratando de Contabilidade, quer dizer analítico. Podemos concluir ainda que, "razão sintético" não existe.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.