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Portfólio Educação Física 6º e 7º Semestre - Whatsapp:(49) 99193-5437

Unopar Portfólio

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Bronze DIVISÃO 2, Professor(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 14 março 2022 | 16:38

Portfólio: Atividade física para promoção da saúde: orientações para diferentes ambientes

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O presente semestre está possibilitando uma significativa ampliação e aprofundamento de conhecimentos sobre a Educação Física e suas
bases teórico- práticas que são essenciais para a atuação na área. Desta forma,
o campo de atuação profissional apresenta-se diverso e possibilita que a
materialização dos conhecimentos teórico e técnicos ocorram fundamentados pelas
novas evidências científicas.
Assim sendo, o tema central da proposta de Produção TextualInterdisciplinar em Grupo (PTG) será: ATIVIDADE FÍSICA PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE:
ORIENTAÇÕES PARA DIFERENTES AMBIENTES E POPULAÇÕES.
Este tema é importante para que você possa conhecer ereconhecer sobre o significado do objeto de estudo da Educação Física. Com
isso, as possibilidades profissionais de atuação, o conhecimento
técnico-científico, seu público-alvo, seus campos de atuação e como esses
elementos interagem com a dinâmica cultural e tecnológica na sociedade fazem
com que a Educação Física seja uma profissão de grande amplitude e complexidade
sobre a atuação deste profissional no futuro. Neste sentido, considere este
cenário exposto para o desenvolvimento desta produção textual, tendo como base
os conteúdos apresentados nas disciplinas do semestre.
 
ATIVIDADE(S) RESOLUÇÃO DA SITUAÇÃO-PROBLEMA
 
Objetivo: Integrar os aspectosteóricos materializados diantede um cenário prático, de forma interdisciplinar, para a resolução de uma
situação real da área que envolve a atividade física e saúde, com o tema
“atividade física para promoção da saúde: orientações para diferentes ambientes
e populações”.
Na tentativa de transitar entre algumas populações eambientes nos quais o profissional de Educação Física pode atuar com a
atividade física na promoção da saúde, apresentamos a seguinte situação
problema:
Você é um profissional de Educação Física com uma agenda detrabalho cheia e diversificada. No período da manhã, você atua em uma academia
como personal trainering e um dos seus clientes é um idoso de 66 anos de idade,
saudável e que não possui restrições médicas. Na parte da tarde, uma de suas
agendas de atendimento é em uma empresa de telemarketing na qual você atua com um
programa de ginástica laboral realizado no meio do expediente de trabalhadores
com idade entre 18 e 30 anos.
Nesta empresa de telemarketing os atendentes permanecemsentados por um período de 6 horas com apenas 15 minutos de intervalo para a
ginástica laboral. Por fim, no início da noite você volta para a academia e um
dos seus atendimentos como personal trainering é de um adulto de 45 anos que
irá iniciar a prática de exercício, está sedentário no momento, com sobrepeso e
não possuí problemas de saúde ou restrições médicas.
Diante disso, quais os aspectos fisiológicos a serem analisadosem cada uma dessas populações e como poderia ser a prescrição de exercícios,
levando em consideração a influência do meio, da idade ou dos hábitos de vida?
Tendo em mente estes diferentes cenários de atuação, elabore um texto para a
resolução desta situação problema.
Para nortear a escrita do texto, siga as orientaçõesespecíficas e gerais para a execução do trabalho, e utilize as referências de
apoio apresentadas abaixo.
 Orientaçõesespecíficas:
• Redigir o texto de acordo com as normas da ABNT.
• Divida o texto em 3 subtópicos que abordem cada uma daspopulações e ambientes mencionados na situação problema:
1- Personal trainer eatendimento ao idoso de 66 anos;
2- Ginastica laboral na empresa de telemarketing;
3 – Personal trainer ao cliente de 45 anos. • Cada subtópicodeve apresentar as características de cada população, as mudanças e adaptações fisiológicas
que ocorrem devido a influência do meio, da idade ou dos hábitos de vida, bem
como os benefícios que a prática da atividade física bem orientada pode proporcionar
para cada população.
• Em cada subtópico é importante justificar os benefícios daatividade física abordando mecanismos e adaptações fisiológicas proporcionadas
pela prática em cada população.
• Procure deixar claro se a sua atuação como profissional deEducação Física deve ou não ser a mesma com as diferentes populações e
ambientes apresentados.
• Aborde alguns tipos de exercícios mais adequados para cadaambiente e população mencionada, relacionando com as alterações e adaptações
fisiológicas causadas por cada tipo de exercício.
 
Referências de apoio:
 
FERNANDES, T. et al. Determinantesmoleculares da hipertrofia do músculo esquelético mediados pelo treinamento
físico: estudo de vias de sinalização. Revista Mackenzie de Educação Física e
Esporte, v. 7, n. 1, 2008. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/1238
 
FLORINDO, A. A., HALLAL, P. C.,MOURA, E. C. D., & MALTA,D. C. Prática de atividades físicas e fatores associados em adultos, Brasil,
2006. Revista de Saúde Pública, 43, 65-73. 2009. Disponível em: https://www.scielosp.org/pdf/rsp/2009.v43suppl2/65-73/ptGEIS, P. (org).
 
LOSADA, S. A. et al. AtividadeFísica e Saúde na Terceira Idade. 5ed. Artmed,Porto Alegre,2008. Disponível em:
Oculto/" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/Oculto/MCARDLE, Willian; KACHT, Frank; KACHT, Victor. Fisiologia do exercício:
nutrição, energia e desempenho humano. 7ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,
2018. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/Oculto/cfi/6/2!/4/2/2@0:0
MENDES, R. A., NEIVA, L. GinásticaLaboral: Princípios e Aplicações Práticas. 3ed. Editora Manole, Barueri – SP,
2012. Disponível em: Oculto/" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/Oculto/
 
PENA, P. G. L.; CARDIM, A.; ARAÚJO,M. da P. N. Taylorismo cibernético e lesões por esforços repetitivos em
operadores de telemarketing em Salvador-Bahia. Caderno CRH, v. 24, p. 133-153,
2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccrh/a/pPBtcBGW5tvKyMdXLQfNsqz/?lang=pt&format=pdf
 
SILVA, NÁDIA LIMA DA; FARINATTI,PAULO DE TARSO VERAS. Influência de variáveis do treinamento contra-resistência
sobre a força muscular de idosos: uma revisão sistemática com ênfase nas
relações dose-resposta. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 13, n. 1,
p. 60-66, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-Oculto0014&lng=en&nrm=iso
 
Observação: Não se limite a estas referências, explore abiblioteca de nossa instituição, pesquise e utilize outros livros e artigos
científicos.       

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