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Portfolios Acadêmicos Prontos

Renata

Renata

Bronze DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 1 ano Segunda-Feira | 26 setembro 2022 | 13:55

Olá aluno(a), está precisando de ajuda com seu trabalhoescolar? Tenho vários modelos de portfolios já prontos DE VARIOS CURSOS DIFERENTES
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PORTFÓLIO Empresa R&P calçados - ADMINISTRAÇÃO
 
rezados alunos (a), sejam bem-vindo(a)a este semestre!
Para atingir os objetivos destaprodução textual, o seu grupo deverá seguir as instruções voltadas à
elaboração do trabalho disponibilizadas neste manual, sob a orientação do
Tutor a Distância, considerando as disciplinas norteadoras.
A participação na consecução daproposta é fundamental para que haja o pleno desenvolvimento de competências
e habilidades requeridas em sua atuação profissional.
Na Produção Textual em Grupo (PTG)vocês deverão, em um primeiro momento, conhecer a Situação Geradora de
Aprendizagem (SGA) contextualizada pelo case “Como alinhar sua empresa com oritmo de crescimento do mercado?”
Em um segundo momento, vocês deverãose envolver com a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA), inserindo-se nesse
contexto para realizar as tarefas previstas. Para realizar essas tarefas, sigam
as orientações fornecidas nesse material e nas fundamentações teóricas
diversas (livros das disciplinas, teleaulas, web aulas e outros materiais
complementares, sejam estes indicados pelos professores ou pesquisados por
vocês).
No final deste manual, constam todas as informações necessárias paraa construção do trabalho em grupo. Faça uma leitura na integra eobserve todos as normas e orientações para que o desenvolvimento dotrabalho seja satisfatório e possa atender todas as solicitações que a
atividade exige.
 
Se houver qualquer dúvida nodesenvolvimento deste trabalho, sempre recorra as instruções aqui presentes,
bem como, acione o seu tutor a distância para que ele possa auxiliá-lo da
melhor forma possível.
 
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)
 
Como alinhar sua empresa com o ritmo decrescimento do mercado?*
Caio Camargo avalia por que é comumouvir que uma marca é velha, se ela segue acompanhando o envelhecimento do
consumidor
Por CaioCamargo - 15/03/2022
Não é incomum ouvir termos como“empresa velha”, ou “marca que parou no tempo”, para negócios que, muitas
vezes, seguem acompanhando o envelhecimento dos consumidores e, de fato,
parecem ter estagnado. Por outro lado, uma das queixas mais recorrentes no
mercado varejista é sobre como o mundo parece andar a uma velocidade maior do
que as empresas têm conseguido acompanhar, um desafio que a cada ano se torna
mais complexo, seja no campo da inovação, da gestão de pessoas, ou ainda no
comportamento de seus clientes e consumidores. Seriam, as empresas, inerentes
ao envelhecimento, ou algumas delas só estariam inertes à aceleração da
sociedade?
Parece até uma pergunta sociológica,de extrema profundidade, daquelas que precisaríamos de algum conceito
pós-moderno de Zygmunt Bauman para responder, mas não. O fato é que ter uma
empresa alinhada com o ritmo de seu mercado parece uma missão cada vez mais
difícil, pensando nos avanços tecnológicos e, consequentemente, na
aceleração das coisas – ou volatilidade, se você preferir. Por exemplo,
quando uma empresa começa a entender um novo canal ou uma nova rede social,
rapidamente surge outra, que exige novas abordagens e linguagens. Foi assim
quando surgiu a Internet, bem como quando surgiram as redes sociais e, mais
recentemente, quando tivemos que nos adaptar na pandemia, para conseguir vender
pelo próprio WhatsApp. Passado pouco mais de um ano, estamos discutimos se
devemos ou não entrar no tal do Metaverso, ou seja, essa rapidez requer uma
boa dose de adaptabilidade por parte do varejista.
Por outro lado, também vale ressaltarque, por anos, muitas empresas optaram por não criar canais ou novas
possibilidades de compra aos seus clientes e, mesmo assim, conseguiram
atravessar os períodos  
mais críticos no mercado, como apandemia, por exemplo. No entanto, daqui para a frente não será mais desta
forma. Vivemos um momento no qual se conectar – e sim, essa é a palavra mais
adequada neste caso –, a um novo tipo de consumidor e às novas gerações que
estão chegando passa a ser, cada vez mais, parte de uma agenda que possa
manter a perenidade e relevância da empresa no mercado. É preciso ter
consciência de que não importa quanto tempo você está no setor, ou o que
você fez para conduzir a gestão do seu negócio até hoje, isso não é mais
uma garantia de que irá atender as demandas dos consumidores nos próximos
cinco ou dez anos.
 
E mais do que estar conectado a essesnovos consumidores, é preciso trabalhar a inovação para acompanhar o ritmo
de crescimento. É importante ressaltar, como bem dizem alguns estudiosos da
área, que inovação não se resume ao verbo inventar, ela vai muito além
disso, onde a invenção pode fazer parte deste processo, mas, por definição,
inovação propõe transformar ideias novas em algo que seja útil. Além
disso, como já abordei em outros artigos, inovar não é uma corrida
desesperada para o futuro, mas uma caminhada lado a lado com o presente. Ou
seja, o segredo para o futuro da sua empresa está no presente, basta ter uma
escuta ativa com seus clientes, criar uma cultura forte de inovação e
transformação, e não se prender a questões operacionais, culturais – como
velhos hábitos –, ou tecnológicas, que possam se tornar uma barreira para o
crescimento.
Por fim, atentando-se a esses pontos,além de se alinhar ao crescimento acelerado, cujo ritmo parece ser impossível
de acompanhar, você terá a certeza de que mesmo que seus consumidores
envelheçam, a sua empresa continuará atual e competitiva e, quando ouvir
falar em “empresa velha”, ou da “marca que parou no tempo” saberá, com toda
certeza, que não é a sua.
 
 
Agora é com vocês!
A Sra Rute estava se preparando para irtrabalhar, quando seu filho Pedro leu a matéria a respeito do alinhamento de
uma empresa e o crescimento do mercado. Pedro é gestor na indústria de sua
mãe, uma empresa familiar, situada na região sul de Minas Gerais, a empresa
R&P calçados atua há mais de 25 anos na produção de calçados, durante
muitos anos a R&P teve um crescimento intenso e rápido. Porém nos
últimos anos a indústria vem perdendo faturamento e também participação de
mercado.
Pedro argumentava com a Sra. Rute quetudo aquilo que lia no artigo era a respeito das últimas conversas que
tiveram. O filho alertava a mãe a respeito de mudanças necessárias para
acompanhar as novas tendências e exigências do mercado, falando da
necessidade de investir em inovação, novos processos logísticos, melhorar a
gestão. A mãe sempre protelava o assunto e preferia manter as coisas como
estavam,  
ela sabia que ainda acreditava em umagestão conservadora e em métodos mais tradicionais de abordagem, tanto em
relação a equipe de colaboradores, quanto em relação ao relacionamento com
os clientes.
Porém, aquele artigo mexeu com a Sra.Rute, que passou a questionar sua forma de avaliar o cenário, percebendo que o
problema financeiro de sua indústria, não se tratava apenas de uma situação
pontual e que necessitava de estratégias que englobem toda gestão e processos
de produção e logística.
Ela perguntou a Pedro como poderiasobreviver em um mercado com tantas exigências e mudanças de tendências. E
Ele argumentou usando o próprio artigo que estava lendo: “ O segredo para o
futuro da sua empresa está no presente, basta ter uma escuta ativa com seus
clientes, criar uma cultura forte de inovação e transformação, e não se
prender a questões operacionais, culturais – como velhos hábitos –, ou
tecnológicas, que possam se tornar uma barreira para o crescimento.”
Vocês fazem parte da equipe que vaiajudar Pedro fazer as mudanças necessárias para melhorar as condições
financeiras da empresa R&P calçados, além de torná-la mais preparada
para sobreviver as novas exigências do mercado. Para isso irá realizar as
propostas sugeridas passo a passo.

 
Passo 1
Um dos problemas que mais preocupa aSra. Rute e seu filho Pedro diz respeito à grande quantidade de devoluções e
cancelamentos que a empresa R&P registra todos os meses. Como Pedro falou,
nesse momento é de fundamental importância que a empresa direcione a sua
atenção e esforços para os seus processos seus processos internos. Desse
modo, você e a sua equipe irão investigar os motivos que causam esse elevado volume
de devoluções. Para isso, vocês devem utilizar um tipo de indicador chamado
de Pedido Perfeito. OS dados referentes aos pedidos dos últimos 06 meses
estão relacionados abaixo:
 

 
Nesse contexto, de posse dessasinformações e considerando que o índice de Pedido Perfeito Ideal é de 90%,
você e a sua equipe deverão calcular o índice apresentado pela R&P a fim
de mensurar o nível de serviço atual para que eventuais correções e
melhorias possam ser aplicadas. Após determinar o nível de Pedido Perfeito
Atual, é necessário sugerir algumas melhorias que possam contribuir para a
elevação desse indicador.
 
 
Passo 2
Atualmente a empresa R&P produz evende mensalmente 70.000 pares de sapatos, mas, “nos bons tempos” como diz a
Sra. Rute, a produção mensal era de 350.000 pares, ou seja, 5 vezes mais. Por
causa das dificuldades financeiras causadas pela queda de vendas, a empresa
teve que se desfazer das linhas produtivas ociosas para gerar capital de giro.
O plano da empresa é crescer novamente e atingir a produção e venda mensal
de 150.000 pares.
Por total falta de gestão, a Sra. Rutee seu filho Pedro não tem conhecimento da capacidade de produção atual.
Você e sua equipe deverão calcular as capacidades produtivas instalada, nominal
e efetiva, com o objetivo de analisar se será possível atender a futura
demanda de 150.000 pares de sapato por mês. A sua equipe deverá orientar como
atingir os 150.000 pares de sapato por mês.
Os dados para o cálculo são osseguintes:
-  A fábrica de calçados trabalha 8 horas por dia, em um turno único, durante 21 dias por mês; -  O tempo de produção de um par de sapatos é de 6 segundos. -  A linha de produção perde 20 minutos em todo início de cada turno para manutenção preventiva. -  A fábrica tem uma eficiência de 95% devido a perdas referentes às necessidades fisiológicas e fadigas.Com essesdados calcule as seguintes capacidades: Instalada, Nomina e Efetiva.
A partirdos resultados, oriente como a empresa conseguirá a atingir o volume de
produção de 150.000 pares por mês.
 
 
Passo 3Ogerenciamento da cadeia de suprimentos contemporâneo exige dos gestores
organizacionais um conhecimento bastante amplo de todos os agentes que compõem
essa cadeia. Isso se faz necessário uma vez que qualquer um desses elementos
que falhar, poderá comprometer todos os esforços dos demais. Desse modo, é
imprescindível que cada membro da cadeia de suprimentos seja criteriosamente
gerido para que se busque o nivelamento do comportamento em termos de
comprometimento, entrega de valor e níveis elevados de qualidade ao longo
dessa cadeia. Pensando nisso, uma vez que a empresa R&P pretende 
promoveralgumas mudanças a fim de se adequar a um mercado cada vez mais exigente, solicitaram
a você e a sua equipe um mapeamento de toda a cadeia de suprimentos, tanto à
montante quanto à jusante. No que se refere as matérias primas, deverá ser
considerada apenas a principal, ou seja, o couro sintético. Nesse mapeamento,
deve constar também o momento em que acontece cada um dos subprocessos
logísticos que compõem a logística integrada. Para isso, você pode se
utilizar da ferramenta e da forma de demonstração que melhor lhe convier.
Sugere-se a utilização do powerpoint; world ou qualquer outra ferramenta que
possibilite elaborar desenhos e fluxogramas. Por fim, caso entenda como mais
viável, você poderá apresentar esse mapeamento da cadeia de suprimentos de
forma dissertativa.
 
Passo 4
De maneirageral, todo e qualquer negócio demanda de processos de Gestão e Controle da
Qualidade! Enquanto os aspectos da Gestão da Qualidade versam, essencialmente,
sob condições estratégicas; o Controle da Qualidade lida com processos e
práticas de controle visando garantir que a organização consiga atender aos
seus padrões pré-estabelecidos e, de acordo, com o que o cliente espera e
deseja ao consumir o produto ofertado.
Nocontexto da organização do Pedro e da Sra. Rute, é possível perceber que as
decisões a serem tomadas – advindas da demanda por mudanças dadas as
oscilações mercadológicas – têm origem em aspectos estratégicos que
permeiam a própria lógica do consumo, bem como fatores associados ao
comportamento do consumidor. Inicialmente, então, é importante refletirmos
sobre essa lógica do consumo: “consumimos para obtermos soluções”, seja essa
solução voltada para “resolver” um problema, ou uma necessidade, ou um
desejo, ou uma expectativa. Do ponto de vista organizacional, oferecemos então
– na forma de bens e serviços – tais soluções que satisfaçam os clientes!
Neste sentido, é de suma importância que Pedro identifique e compreenda a
real necessidade/desejo/expectativa de seu público alvo ao consumir os
produtos que a R&P Calçados oferece!
Em suamissão de auxiliá-los, uma ferramenta interessante que você pode sugerir
para Pedro é a ferramenta QFD (Quality Function Deployment), que emportuguês significa Desdobramento da Função Qualidade. O QFD consiste em um
método utilizado para conceber, configurar e desenvolver mudanças em
processos e produtos a partir das necessidades e desejos dos clientes e, a
partir daí, elencar os métodos de controle de qualidade que deverão ser
observados nos processos e produto final. O que o mercado espera encontrar nos
calçados da R&P? O que o público alvo da organização precisa? O que é
de valor para tal público?
 
Quaiscaracterísticas de fato devem ser priorizadas e como gerenciar efetivamente os
custos produtivos para potencializar as receitas? A metodologia auxilia na
obtenção dessas respostas!
Figura:Metodologia QFD
 

 
• Imagineentão que sua posição é a de consultor da empresa do Pedro e da Sra. Rute e
sua missão nesta tarefa consiste em desenvolver um Quadro de Conversão da
Função Qualidade, preenchendo conforme exemplo abaixo:
 

 
Para construir seu quadro, éimportante também buscar informações em diversas fontes sobre o público
consumidor de calçados, suas preferências, gostos e expectativas, bem como
hábitos culturais – imagine que a empresa de Pedro está no seu Estado,
considerando então aspectos regionais.
 
Passo 5
De acordo com o artigo apresentado, umadas queixas mais recorrentes no mercado varejista é sobre como o mundo parece
andar a uma velocidade maior do que as empresas têm conseguido acompanhar, um
desafio que a cada ano se torna mais complexo, seja no campo da inovação, da
gestão de pessoas, ou ainda no comportamento de seus clientes e consumidores.
Pensando nas mudanças do comportamento dos  
consumidores, sabe-se que atualmente,esses estão cada vez mais exigentes e preocupados em relação as causas
ambientais e sociais. Nesse sentido, para empresa R&P acompanhar as
mudanças e exigências do mercado consumidor ela precisa pensar em uma empresa
que seja responsável socialmente e ambientalmente, para isso ela precisa de
uma gestão e uma cultura voltada para sustentabilidade.
A responsabilidade social e a ambientalconsideram uma visão integral, de interdependência entre organizações,
ambiente, natureza e sociedade. Estas devem estar vinculadas à Missão, à
Visão e aos Valores da organização.
Lembrando que a missão é a razão deser da empresa. A Visão é como ela quer ser reconhecida no futuro e os
valores representam as crenças, o modo de agir da organização.
Por isso, para o passo 5, você iráelaborar uma missão, visão e valores para R&P, que estejam de acordo com
a Responsabilidade Socioambiental.

 
Pense no ramo da empresa, produtos eserviços prestados, stakeholders, é importante que a missão, avisão e os valores sejam originais, elaborados para empresa R&P.
 
 
PORTFÓLIO Le CharmePorcelanas - ADMINISTRAÇÃO 
Prezado aluno(a), sejabem-vindo(a) a este semestre!
A proposta de ProduçãoTextual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática“Empreendedores:
o caso da LeCharme Porcelanas”.Escolhemosesta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos
trabalhados nas disciplinas deste semestre. Sigam as orientações fornecidas
neste material, além de outras fundamentações teóricas (livros didáticos
das disciplinas, aulas, entre outros materiais complementares).
 
Marketingpara pequenas empresas: o que é essencial?
Empreendedores de pequenasempresas podem se diferenciar pelo setor em que atuam, formas de trabalho,
entre outras características. Porém, sem dúvida, um ponto em comum entre
todos eles são o objetivo de atrair e reter clientes e, consequentemente,
aumentar os rendimentos. E uma das maneiras mais eficientes de se alcançar
esse objetivo é por meio de um bom plano de Marketing para pequenas empresas.
Há quem pense que não épossível estabelecer um bom plano de Marketing para pequenas empresas, ou que
ele deve se basear apenas em anúncios pontuais em jornais ou 
revistas de bairro ou dotrade. Porém, é possível construir um planejamento eficaz mesmo quando há
limitação para o investimento. Investir em marketing, ainda mais nos dias de
hoje, é obrigatório para empresas que desejam manter-se competitiva e queira
crescer. E, no que diz respeito ao investimento, principalmente, com o
marketing digital é possível realizar campanhas criativas sem comprometer o
orçamento.

 
Conceito de Marketing
Apesar de o termo serbastante comum, muitos ainda têm dúvidas sobre o que exatamente o conceito de
Marketing significa. Marketing é um conjunto de processos com o objetivo de
comunicar informações da empresa que permitam a percepção de valor para o
seu público, ou seus consumidores. A estratégia visa fortalecer marcas,
tornando-as referências no mercado em que atuam. Ou seja, apesar de sua meta
final seja gerar negócios, isso é realizado por meio do valor que é agregado
a elas.
Os 4Ps do Marketing
Podemos dizer que o conceitoé formado por quatro pilares, ou Mix de Marketing. Eles devem ser utilizados
em qualquer estratégia, tanto para as tradicionais quanto para as do meio
online. Saiba quais são eles:
·       · Produto:o que sua empresa oferece, quais são os detalhes do produto e o que os
consumidores esperam dele;
·       · Preço:quanto será cobrado por cada produto ou serviço, e de que forma o pagamento
será feito;
·       · Praça:onde os produtos e serviços são disponibilizados, quais as formas de distribuição
e quem é a concorrência;
·       · Promoção:como o produto deve ser comunicado ao mercado, em quais canais ele será
divulgado.
Fonte: Comunicarte. Marketing para pequenas empresas: o que éessencial? Comunicarte. Disponível em: https://www.conteudoinboundmarketing.com.br/marketing-para-micro-e-pequenas-empresas/. Acesso em: 28 Jun. 2022.
 
Empreendedores: o casoda LeCharme Porcelanas
Luís Augusto esua sócia Conceição são empreendedores que abriram sua primeira loja de
porcelanas “LeCharme Porcelanas”,em março de 2022, na cidade de Teresina, Piauí. Luís Augusto ficará
responsável pela gestão da empresa, enquanto Conceição irá produzir de
forma artesanal
todas as peças.
Eles pretendem ser reconhecidos pela qualidade e bom gosto dos seus produtos,
são peças
únicas e exclusivas.Analisando o cenário atual, Luís Augusto percebeu que os consumidores estão
cada vez mais conectados, há muita concorrência, e a loja precisa presença
no “mundo on-line”.
Por isso, ele resolvercontratar você, como freelance para criar uma identidade visual para a marca
que irá postar nas redes sociais.
Considerando o contextoapresentado e com base nos conteúdos trabalhados ao longo de nosso semestre,
você foi contratado para o departamento de marketing da empresa, e sua missão
é associar a teoria à prática a partir da utilização de um painel
semântico para criar uma identidade visual para a marca “Le Charme Porcelanas”. Siga as etapas a seguir:
Conhecendo o cenário
Uma empresa deve acompanharimportantes forças macroambientais e significativos fatores microambientais
que afetam sua capacidade de obter lucros. Ela deve estabelecer um sistema de
inteligência de marketing para acompanhar tendências e mudanças relevantes,
além de identificar oportunidades e ameaças associadas a elas (KOTLER;
KELLER, 2012).
Por isso, o primeiro passoé você elaborar uma análise SWOT do cenário atual da empresa “Le Charme Porcelanas”.Aponte as 4 principais variáveis de cada quadrante.

 
Conhecendo o público-alvo
Na análise SWOT foiconstatado que um fator negativo é a falta de conhecimento do público-alvo.
Com intuito de melhorar a comunicação e ofertar maior valor aos seus
clientes, os gestores solicitam 
realizar uma pesquisamercadológica para conhecer melhor o consumidor desta empresa, atendendo a
demanda da análise ambiental. Neste contexto, responda:
a) Tratando-se de umapesquisa de descrição do perfil do consumidor, qual será o tipo de pesquisa
que deverá ser adotada? (exploratória, descritiva ou causal) Justifique a
resposta.
b) Apresente aqui, algumasperguntas essenciais que deverão ser incluídas nesta pesquisa de perfil doconsumidor,incluindo 5 perguntas de aspectos demográficos, e 5 perguntas de aspectos psicográficos.
 
Definindo a comunicação
Para criar a identidadevisual, você vai precisar definir o seu público-alvo, para que as decisões a
respeito da identidade visual, sejam mais assertivas, chamem realmente a
atenção do seu público, que ele se identifique com sua marca. Você já sabe
que seu produto é sofisticado de boa qualidade, peças únicas e exclusivas,
isso também diz muito a respeito do preço. Agora com a definição do
público-alvo, defina que tipo de estratégia de comunicação nos meios digitais, você irá trabalhar comseu público. O conteúdo da comunicação, a mensagem em si, deve conter um
apelo que atraia e conecte o público-alvo com a marca, o qual pode ser lógico
e/ou emocional, baseado nos atributos do produto/serviço ou em questões
ligadas ao perfil do público, ou pode se basear na fonte que transmite a
mensagem (e.g. uma celebridade). Múltiplos apelos podem ser combinados para
tornar a mensagem mais atraente para o público-alvo.
 
Agora quevocê já levantou todos os pontos importantes do cenário da empresa, utilize
o painel
semânticoque irá facilitar a construção da identidade visual “Le Charme Porcelanas”.
a) Crie uma conta na Trakto
Você pode começar com umaconta gratuita na Trakto. Tudo o que você precisa é usar um e-mail ou acessar
diretamente com sua conta do Google ou Facebook. Link:
https://dashboard.trakto.io/ Segue o link de um tutorial de como fazer o painel semântico nessaferramenta: https://youtu.be/X6Tbvb2-6bo
b) Utilizando o painelsemântico qual a identidade da marca você irá desenvolver para marca “Le
Charme Porcelanas”?
 
c) Coleta
Que tipo de imagem,fotografia ou arte pode ser incorporada nas novas comunicações pela empresa
para transmitir ao consumidor uma identidade da marca? Crie ainda uma frase,
uma logo da marca para ser utilizado na comunicação.
 
d) Com as referências(imagens, texturas, palavras, frases, cores, etc.) que foram escolhidas, o
profissional conecta, junta para tornar visível o direcionamento criativo
desejado. Pensando na 
questão da identidade demarca no anúncio, como a empresa pode fazer para que uma ideia ou ação não
seja apenas momentânea, mas se mantenha aplicável ao longo do tempo,
fortalecendo a marca da empresa?
 
e) Apresentação – salveseu moodboard. Ao finalizar o seu painel semântico, clique no botão “Baixar” eescolha o formato JPG. Agora basta clicar em download e a sua arte está pronta
para salvar em Word.
 
 
PORTFÓLIO SOLUNAR - Contabilidade 
 
PRODUÇÃOTEXTUAL INTERDISCIPLINARINDIVIDUAL – PTI
CiênciasContábeis
Semestre:4o e 5o semestre
Curso:
Aprendizagem:
Objetivosda
Aprodução textual é um procedimento metodológico de ensino aprendizagem que
tem por objetivos:
Instigar os alunos, apoiados nas informações presentes na BNCC sobre a área da
linguagem como ferramenta norteadora, para o planejamento de atividades
diferenciadas. Relacionar teoria e prática, a fim de proporcionar embasamento para atuação em atividades extracurriculares. Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado. Favorecer a aprendizagem. Promover a aplicação da teoria e conceitos para asoluçãode problemas práticos relativos à profissão.
PREZADO(A)ALUNO(A),
Sejabem-vindo(a) a este semestre!
A propostade Produção Textual Interdisciplinar (PTI) terá como temática o caso
do “Grupo Econômico SOLUNAR”. Escolhemos esta temática parapossibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas
disciplinas desse semestre.
Paraatingir os objetivos desta produção textual, você deverá seguir as
instruções voltadas a elaboração do trabalho disponibilizadas ao longo do
semestre, sob a orientação do Tutor a Distância, considerando as disciplinas
norteadoras. A participação na consecução da proposta é fundamental para
que haja o pleno desenvolvimento de competências e habilidades requeridas em
sua atuação profissional. Nessa produção textual deverá então ser
considerada a situação geradora de aprendizagem apresentada na sequência.
 
SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)
Caro(a)Aluno(a),
Seja muito bem-vindo(a) a esta Produção Textual que tem como temática “GrupoEconômico
SOLUNAR”. Este tema possibilita a aprendizageminterdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas deste semestre.
A entidadeempresária SOL S.A. é uma empresa brasileira controladora, de capital aberto,
que possui como atuação principal a produção industrial de componentes
eletrônicos. Além da produção desse tipo de material, a empresa também
atua na produção de materiais direcionados para implantação de estações
de energia sola e painéis solares. No que diz respeito às suas práticas
socioambientais, a SOL S.A. se destaca por suas ações de sustentabilidade,
preservação ambiental e atuação produtiva sustentável, tendo um percentual
relevante de matéria-prima reciclada.
A empresaSOL S.A faz parte do Grupo Econômico SOLUNAR. Nesse grupo, encontra-se também
a empresa controlada LUA S.A. A empresa LUA S.A é uma empresa montadora e
distribuidora de soluções ambientes. Possui atividades como venda e
distribuição de painéis solares, lâmpadas econômicas, equipamentos de
baixo consumo de energia.
Ahistória das duas empresas é marcada por uma evolução constante, tanto do
ponto de vista tecnológico quanto organizacional. A empresa SOL S.A. foi
constituída em 1998 pelos sócios João Cláudio e Bruno Fernandes e, desde
então, houve diversas melhorias e expansões. A mais significativa delas
ocorreu em 2004, quando a empresa se tornou uma Sociedade Anônima de capital
aberta, após a sua bem-sucedida oferta pública inicial deações (também conhecido pela sigla IPO - Initial PublicOffering) na antiga BM&FBovespa, atualmente B3, a bolsa de valoresoficial do Brasil.
DICA DE LEITURA: IPO - Initial Public Offering
Para compreender melhor o processo deIPO acesse o guia a seguir
Referência Acesso
[table]

IPO: como funciona a estreia de uma empresa na Bolsa


https://bit.ly/3xK5sfb
 
 


[/table] 
 
 
Poucotempo depois, de ingressar na bolsa de valores, a empresa SOL S.A. obteve
participação e controle acionário sobre a empresa LUA S.A., buscando por
meio de investimentos em outras entidades expandir suas capacidades técnicas
no mercado.
Atualmente,dado a atual perspectiva de crescimento, visando ampliar sua atuação
sustentável e com o objetivo de expandir sua capacidade produtiva, a empresa
controladora tem dois desafios de curto e médio prazo:
i)  1o objetivo: realizar uma emissão de debêntures com a finalidade de levantamento de capital para a expansão das atividades. ii)  2o objetivo: realizar a consolidação das demonstrações contábeis das empresas do grupo econômico.O processode consolidação das demonstrações contábeis gera a necessidade de registro
pela
contabilidadede forma que o patrimônio da empresa incorporada passe a fazer parte da
empresa incorporadora.
 
A seguiré demonstrado os balanços patrimoniais das empresas do grupo econômico para
o período de 20x0. Nos Quadros 1 e 2, é possível notar informações que
dizem respeito a relação das empresas SOL S.A. e LUA S.A.
 
PRODUÇÃOTEXTUAL INTERDISCIPLINARINDIVIDUAL – PTI
 
Acontabilidade é uma área fundamental no processo de produção e
evidenciação das informações patrimoniais e de resultado das entidades.
A partirdestas considerações, você precisa pôr as mãos na massa e ajudar a
solucionar os desafios do Grupo Econômico SOLUNAR
Suassituações problemas serão apresentadas a seguir. Observe que você está na
condição de profissional capacitado(a) para não apenas solucionar estes
problemas, mas, principalmente, para emitir seu parecer de solução para
explicar aos demais membros do time de consultoria como cada problema foi
solucionado. Assim, veja e analise as situações do Grupo EconômicoSOLUNAR e faça o que se pede nas atividades.
Agora écom você! Vamos iniciar os trabalhos
 
A Lei no6.404/ 1976,- a partir de 2008, sofreu profundas alterações, inicialmente
pela Lei no 11.638/2007 e pela Lei no 11.941/2009, quando foram introduzidos
novos conceitos, métodos e critérios contábeis e fiscais, com o fim de harmonizar
as regras contábeis adotadas no Brasil aos padrões internacionais de
contabilidade. O artigo 243 dessa também foi alterado para positivar um antigo
conceito de sociedade coligada que há muito já se encontrava consolidado pela
Comissão de Valores Mobiliários (CVM), pelo qual “são coligadas as
sociedades nas quais a investidora tenha influência significativa”.
Segundo osPronunciamentos Técnicos, as aplicações em participações no capital de
outras sociedades, devem ser contabilizadas conforme a natureza do
relacionamento entre investidor e investida: i) pouca ou nenhuma influência
sobre a investida; ii) Influência significativa sobre a investida; iii)
Controle conjunto sobre a investida; iv) Controle sobre a investida. Os
investimentos em sociedades não controladas não se incorporam às
demonstrações da investidora, porque não podem ser consolidadas. A
consolidação só é admitida para as entidades sobre as quais se exerce
controle. Os investimentos sobre os quais a investidora tem influência
significativa devem ser avaliados por equivalência patrimonial, dado que a
investidora pôde influenciar a situação patrimonial e financeira da
investida.
 
ATIVIDADE1
Diante dasinformações apresentadas e consideração a relação empresarial entre as
empresas SOL S.A e LUA S.A, pede-se:
a)  Quais são as condições para que o investidor tenha ou não influência significativa? b)  Quais são as formas de evidenciar a existência de influência significativa por investidor? c)  O que são demonstrações consolidadas?É muitocomum, dentro de um grupo de empresas, que algumas delas sejam privilegiadas em
termos operacionais ou de resultados em detrimento de outras. Assim, algumas
delas podem operar com prejuízo para possibilitar a outras operar com lucro.
Algumasdelas podem se valer de recursos alheios onerosos apenas para fornecer capital
para outras empresas do grupo. Nesses casos, as primeiras pareceriam altamente
endividadas e com baixa rentabilidade, e as demais, em situação exatamente
contrária. O que interessa para os seus acionistas e administradores é a
situação econômico-financeira e a rentabilidade do conjunto dessas empresas.
É como se todas elas formassem uma única empresa com um objetivo comum, como
se a controladora do grupo fosse considerada a matriz, e as demais, simples
filiais.
Asolução, nesses casos, é a consolidação dos balanços, reunindo as
informações contábeis de todas essas empresas em um só, de tal forma que
esse balanço conjunto passe a revelar a situação econômico-financeira do
grupo como um todo e que as operações entre essas companhias sejam
eliminadas, por serem tratadas, agora, como operações internas de uma única
empresa.
Esteprocedimento consiste na reunião dos saldos relativos aos elementos contábeis
de natureza semelhante, de todas as entidades componentes de um determinado
grupo empresarial, depois de eliminados os valores relativos a transações
entre empresas e feita uma provisão para os interesses dos acionistas ou
sócios minoritários.
Em suma, aconsolidação pode ser compreendida como uma técnica contábil que consiste
na unificação das demonstrações contábeis da empresa controladora e de
suas controladas, visando apresentar a situação econômica e financeira de
todo o grupo como se fosse uma única empresa.
ATIVIDADE2
Diante dasinformações apresentadas, pede-se:
a)  Considerando que a Controladora Sol, possui 100% de participação do capital votante daempresaLua e com base nas informações apresentadas nos quadros 1 e 2 que se referem
aos seus respectivos balanços patrimoniais, elabore o Balanço Patrimonial
Consolidado do Grupo Econômico Solunar.
b)  De acordo com as informações apresentadas no Balanço Patrimonial Consolidado, qual é o valor total do
Patrimônio Líquido do Grupo Solunar?SegundoGelbcke et al. (2021), as debêntures representam títulos negociáveis,
geralmente a longo prazo, que asseguram a seus detentores (chamados
debenturistas) o direito de crédito contra a companhia emitente. Trata-se de
títulos de dívida que são emitidos por sociedades anônimas e oferecidos
diretamente para os investidores (debenturistas), que se tornam credores da
empresa e recebem uma remuneração (geralmente na forma de juros) até o
vencimento do título.
Istoposto, após o processo de consolidação, visando a expansão das atividades,
a empresa SOLAR S.A. emitiu 600 debêntures, ao valor de $ 1.000 cada uma,
obtendo um prêmio de 10%. O pagamento será 5 anos (60 meses) após a
emissão, com juros de 1% ao mês. O prêmio (ágio) pago pelo investidor
ocorre porque as taxas que um investidor recebe, em entidade financeiro, são
de aproximadamente 0,4% ao mês. Quando uma empresa oferece pagar em uma
debênture 1% ao mês, como é o caso da SOLAR S.A, isso representa mais do que
o dobro da rentabilidade do investidor ante o sistema financeiro. Esse tipo de
aspecto faz com que a empresa atraia investidores, provocando uma grande
procura pelo título, o que acarreta o prêmio no ato da emissão ou
lançamento da debênture.
O prêmio,neste caso, será de 10% de $ 600.000 = $ 60.000. Esse valor deve ser
considerado uma dívida para com o investidor, uma vez que a empresa só
ganhará de fato essa receita financeira quando cumprir as obrigações
presentes nos termos da emissão das debêntures.
Oinvestidor pagou um prêmio para receber juros de 1% por 60 meses; portanto, os
$60.000 de prêmio só serão ganhos à medida que a empresa cumpra seus
compromissos com o investidor. O prêmio de $ 60.000 deve ser contabilizado
como dívida de curto (12 meses) e longo prazo (48 meses) e apropriado por
competência como receita financeira.

 
ATIVIDADE3
Diante dasinformações apresentadas, pede-se:
a)  Demonstre em os lançamentos contábeis referente ao registro da apropriação das Debêntures e referente ao
registro do Prêmio da Emissão de Debênture. b)  Com base em consultas ao CPC 08 (R1), explique como deve ocorrer a contabilização da captação de recursos de
terceiros (ex.: debentures) e o efeito disso no grupo econômico da
SOLUNAR S.A. 
 
PORTFÓLIO Rede LojasBaratão - Contabilidade 
 
SITUAÇÃOGERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)
Racismo e violência numarede de varejo
Lojas Baratão representahoje uma grande rede de varejo que comercializa vários itens, dentre os quais:
vestuários, produtos de higiene e limpeza, guloseimas, utensílios
domésticos, eletroportáteis e brinquedos. É uma rede de lojas físicas com
um leque de produtos que compõe um catálogo de 50 mil produtos, sendo, assim,
muito querida e popular nos centros urbanos das grandes cidades.
Apesar de ser uma loja bemquista pela população, neste último semestre a rede de varejo passou por
duas situações que tiveram grande repercussão na mídia e na sociedade. Na
primeira situação, em uma loja da Zona Oeste, os seguranças da empresa,
alegando suspeita por roubo, espancam um cliente negro de 32 anos, deixando-o
gravemente ferido. Tudo aconteceu sob as vistas de várias testemunhas e
clientes que estavam na loja e acompanhavam a situação incrédulos.
Mesmo com a granderepercussão na mídia, um novo caso ocorreu em um curto espaço de tempo.
Desta vez, na loja da Zona Sul, onde os seguranças abordaram um homem negro de
45 anos sob suspeita de roubo e, nessa abordagem, a violência foi tanta que
resultou em óbito deste homem negro.
Novamente, houve granderepercussão na mídia e comoção da sociedade diante aos fatos. A imprensa
noticiou não somente a situação isolada da Rede de Lojas Baratão, mas de
outras grandes lojas de varejo no Brasil que apresentam a mesma história de
agressões físicas e de discriminação racial ocasionadas pelos funcionários
dessas empresas.
 
Diante da repercussão, osgestores da Rede Lojas Baratão decidem mudar essa situação. Precisam criar
políticas de gestão que combata o racismo estrutural dentro da própria
cultura da empresa e gere ações que melhorem a sua imagem perante o público
e seus investidores. Você fará parte desta resolução.
Agora, é comvocê!
 
TAREFAS
Levando em consideração aSGA, responda todos os questionamentos apresentados abaixo. Eles foram
elaborados com base nas disciplinas ministradas ao longo deste semestre. A sua
participação nesta atividade é fundamental para que haja o pleno
desenvolvimento das competências e habilidades requeridas em sua atuação
profissional.
TAREFA 1
Após a repercussão socialocasionada pela violência e racismo dentro da própria empresa, os gestores
perceberam a importância em criar um modelo de gestão que inclua a
diversidade e políticas de inclusão social dentro da empresa. Assim, foi
estabelecido inicialmente que iriam tomar ações para adotar uma política de
tolerância zero ao racismo e à discriminação por razões de raça e etnia,
origem, condição social, identidade de gênero, orientação sexual, idade,
deficiência e religião. Neste contexto, responda:
A)Oqueégestãodadiversidade?Compreendendoosignificadodagestãodadiversidade,quais
programas a empresa pode incluir dentro desta gestão da diversidade?
B) Pesquise e referencie:quais são os principais benefícios para a organização que adota a gestão
da diversidade?
 
TAREFA 2
Frente à situaçãoocorrida na Rede de Lojas Baratão, torna-se crucial discutir o papel da
liderança no que diz respeito à promoção de uma cultura de diversidade e
inclusão dentro das organizações.
É preciso reconhecer que a diversidade é uma riqueza que pode trazer
crescimento pessoal e profissional, pois agrega conhecimentos, experiências,
percepções e ideias diferentes. Contudo, é  
preciso tomar muito cuidadopara que essas diferenças não sejam discriminadas, ocasionando ofensas e
exclusões.
Justamente nesse ponto é que o papel dos líderes e gestores é fundamental.
Deve partir deles(as) o exemplo de respeito à diversidade e incentivo à troca
de experiências entre pessoas diferentes. Certamente, essa postura irá
fomentar o aprendizado, agregando maior valor à organização e aumentando a
produtividade e a qualidade dos produtos e serviços.
Pensando nisso,identificamos a necessidade de desenvolver, na liderança da Rede de Lojas
Baratão, competências comportamentais voltadas ao relacionamento interpessoal
e à gestão da diversidade. Para cumprir essa tarefa, você irá propor um
programa de treinamento e desenvolvimento:
1.      A)  Selecione três competências comportamentais quedeverão ser desenvolvidas durante o programa de treinamento e desenvolvimento,
descrevendo a definição dessas competências, isto é, quais são os
conhecimentos, as habilidades e as atitudes que constituem cada uma dessas
competências.
2.     B)  Descreva a maneira como essas competências serãotrabalhadas e desenvolvidas no público- alvo (a liderança da empresa), ou
seja, quais serão os métodos e as técnicas a serem utilizados para
transmitir os conhecimentos necessários e para que os líderes adquiram e
desenvolvam novas habilidades e atitudes.
3.     C)  Discorra sobre as vantagens para todos os envolvidos –profissionais, clientes, organização e sociedade – em formar uma liderança
que valoriza a diversidade e que apresenta um desempenho eficaz, produtivo e
inclusivo.
 
TAREFA 3
Diante das gravessituações narradas, envolvendo funcionários das lojas da rede, podemos e
devemos pensar em como a empresa deve lidar com tais funcionários, a fim de
que sirva de exemplo para os demais funcionários e melhore a sua imagem no
mercado.
Em termos de legislação trabalhista, existem modalidades de rescisão, dentre
as quais encontra-se a rescisão por justa causa, que consiste na extinção do
contrato de trabalho pelo empregador, quando o empregado tenha cometido alguma
das faltas graves previstas na CLT.
Pensando nisso, sua tarefaé pesquisar e responder fundamentadamente as seguintes perguntas:
A) O que é uma justa causapara demissão do empregado?
B) Quais atos constituemjusta causa para a resolução do contrato de trabalho pelo empregador?
C) Dentre esses atos,identifique em qual deles se enquadra o comportamento dos funcionários.
Explique.
 
D) TAREFA 4:
Diante da situaçãoocorrida, os gestores da rede Lojas Baratão decidiram alterar o contexto geral
do gerenciamento da empresa, mudando em grande parte o seu planejamento
operacional e suas ações direta e indiretas que possam afetar os seus
consumidores e a população que vive próximo as suas lojas. Dessa maneira,
decidiram implantar os conceitos Responsabilidade socioambiental e
desenvolvimento sustentável, visando melhorar o cenário ambiental, social e
econômico da empresa.
1.      A)  Pensando no fato que a Responsabilidade socioambiental éa responsabilidade que uma empresa tem com a sociedade, com o meio ambiente,
além das suas obrigações legais e econômicas, quais parâmetros trabalhados
nesse conceito, poderiam gerar respostas positivas diretas, eliminando a
possibilidade de que novos eventos conforme relatado anteriormente possam
acontecer:
2.     B)  Diante disso, você deverá definir o que é oDesenvolvimento Sustentável, destacando os três componentes desse conceito:
E) TAREFA 5:
Preocupados com a situaçãoda empresa, os gestores vão dar início a um programa de treinamento de
funcionários nas duas lojas onde os fatos aconteceram, objetivando a
prevenção da violência no ambiente de trabalho, promovendo atividades formativas
com foco na redução de preconceitos e estereótipos de raça. Pretende-se
futuramente estender para todas as lojas do grupo.
Para iniciar o investimentoserá necessário fazer um levantamento do faturamento dos últimos 10 meses
nas duas lojas e apresentar em um relatório aos sócios da empresa.
Os valores do faturamento das duas lojas em questão, apresentados pelo setor
financeiro, foram os seguintes:

Para constar no relatório,vamos utilizar a média, a mediana e a moda dos valores de faturamento mensal,
que são usadas para simplificar um conjunto de informações em único
elemento, que são chamados de medidas de tendência central.
Os valores que serão apresentados no relatório:
A) Médiadosfaturamentos
B)  Mediana dosfaturamentos
C)  Moda dosfaturamentos
 
PORTFÓLIOS2022 - PRODUÇÃO INTERDISCIPLINAR 
 
PORTFÓLIO O Município dePato Roxo - Contabilidade 
A proposta de ProduçãoTextual Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá como temática o “Caso: O município de PatoRoxo: uma análise contábil-financeira para a tomada de decisão"”. Escolhemos esta temáticapara possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos
nas disciplinas desse semestre.
No final deste manual, constamtodas as informações necessárias para a construção do trabalho em grupo.
Faça uma leitura na integra e observe todos as normas e orientações para que
o desenvolvimento do trabalho seja satisfatório e possa atender todas as
solicitações que a atividade exige.
Se houver qualquer dúvida nodesenvolvimento deste trabalho, sempre recorra as instruções aqui presentes,
bem como, acione o seu tutor a distância para que ele possa auxiliá-lo da
melhor forma possível.
Para atingir os objetivos destaprodução textual, vocês deverão seguir as instruções voltadas à
elaboração do trabalho disponibilizadas ao longo do semestre, sob a
orientação do Tutor a Distância, considerando as disciplinas norteadoras. A
participação na consecução da proposta é fundamental para que haja o pleno
desenvolvimento de competências e habilidades requeridas em sua atuação
profissional.
 
SITUAÇÃOGERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)
Caso: O município de PatoRoxo: uma análise contábil-financeira para a tomada de decisão.
 
Caros Alunos,
Sejam muito bem-vindos a esta Produção Textual que tem como temática
“Caso: O
município de Pato Roxo: umaanálise das Demonstrações Contábeis para auxiliar a tomada de
decisão”. Este tema possibilita a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos
nas disciplinas deste semestre.
Para iniciar nossa atividade,é importante destacar algumas informações importantes sobre o município em
análise. Pato Roxo é um importante município localizado no Norte do Paraná,
região que concentra os maiores produtores de café do Estado, e também de
cereais, como arroz, milho e trigo. Seu nome se deve ao fato de que os
imigrantes italianos que trabalhavam nas fazendas de café referiam-se ao solo
pelo nome de terra rossa, que em italiano significa "vermelho", e queposteriormente, os brasileiros adaptaram o termo italiano para então
"terra roxa".
O município de Pato Roxo éconhecido pela excelente gestão pública que vem sendo realizada ao longo dos
anos, assim, se tornou referência para diversas cidades que buscam melhores
políticas de gestão e transparência. Para que isso se tornasse realidade, o
planejamento e execução de políticas públicas exigem o conhecimento da
condição contábil- financeira do município, para que as decisões sejam
tomadas de forma mais eficientes e eficazes.
No nosso país, as políticaspúblicas levam em consideração as relações e o envolvimento dos três
entes federativos: a União, os Estados e os Municípios. Os entes federativos,
em conjunto, têm responsabilidade mútua no oferecimento de bens e serviços
de necessidades públicas a toda população.
É neste contexto que aContabilidade deve exercer o seu papel para demonstrar, de maneira adequada e
evidenciada, a saúde financeira de cada ente, auxiliando no processo de tomada
de decisão, favorecendo para iniciativas públicas de cunho econômico e
socioambientais, e também de prestação de contas com a sociedade.
 
Como dito, a atuação dagestão municipal local preza pela excelência, atuando de forma transparente e
conforme a legislação. O município também busca ser sustentável, pois
grande parte dos serviços de interesses públicos depende disso e são
essenciais.
Sob a ótica financeira, aolongo do tempo, foram estabelecidas diversas normas para conduzir as finanças
governamentais ao equilíbrio fiscal, possibilitando o monitoramento, o
controle e também redução de problemas fiscais. Entre elas, tem-se a Lei
Complementar no. 101/00, mais conhecida como Lei de Responsabilidade Fiscal
(LRF), a qual é seguida de maneira precisa, observando todos os seus pilares.
Essa medida foi tomada, poissituações de desequilíbrio fiscal dos entes governamentais vão impactar nas
suas próprias condições financeiras que, por sua vez, é afetada pela
relação de equilíbrio de receitas e despesas., e consequentemente, impacta
no desenvolvimento de melhorias para toda a população, seja em obras de
infraestrutura, acesso a saúde e educação, policiamento, dentre outros
investimentos necessários.
Outro ponto importante queprecisamos destacar, é que as Entidades Públicas precisam de recursos para o
desenvolver de suas atividades. Em relação as fontes de recursos
governamentais, ou simplesmente receitas, são compostas por elementos como
impostos, taxas, contribuições e transferências intergovernamentais. São
esses recursos que vão manter o funcionamento dessas entidades, ou seja, vão
suprir os gastos públicos municipais incorridos com a prestação de serviços
à população.
No mesmo caminho, não podemosdeixar de se atentar com as despesas, que são tão importantes quanto as
receitas e precisam ser observadas quanto ao fluxo de gastos necessários a
satisfazer os interesses da população. Os cidadãos do município podem
cobrar por uma série de serviços, mas, muitas vezes, o governo federal e os
governos estaduais colocam uma série de regras e burocracias, que acabam
restringindo algumas possibilidades de gestão contábil-financeira para os
municípios.
Assim, pode-se mencionar que asaúde financeira está diretamente ligada ao modo como as entidades
governamentais tomam suas decisões de receitas e de gastos em um ambiente
econômico e socioambiental. E para tal, temos a Contabilidade como principal
ferramenta para analisar a situação da Entidade.
 
A Contabilidade vai forneceraos usuários, informações sobre os resultados alcançados, e os aspetos de
natureza orçamentária, econômica, financeira e física do patrimônio da
entidade do setor público e suas mutações, em apoio ao processo de tomada de
decisão.
As demonstrações contábeisno setor público devem proporcionar informação útil para subsidiar a tomada
de decisão, a prestação de contas e responsabilização da entidade quanto
aos recursos que lhe foram confiados. Para realizar a avaliação do
comportamento contábil-financeiro do município de Pato Roxo, contamos com o
Balanço Financeiro, o Balanço Patrimonial e a Demonstração dos Fluxos de
Caixa (DFC), relatórios apresentados a abaixo.
Por meio dessas demonstraçõescontábeis, é possível avaliar a condição financeira do Município de Pato
Roxo sob a perspectiva financeira no período de 20x0 a 20x2. Neste caminho,
você e sua equipe são convidados a conhecer algumas situações econômicas e
socioambientais da localidade. Feito isso, observe, pense, calcule e analise
para atingir o que é proposto.
 
SITUAÇÕES-PROBLEMA
O processo de análise dasdemonstrações contábeis, seja ele aplicado às entidades públicas ou privadas,
passa por etapas que buscam agregar níveis confiabilidade e, posteriormente,
assertividade nas conclusões e decisões tomadas pelos analistas, gestores e
administradores.
 
Nesse processo, um dospressupostos mais importantes é a verificação se os dados e informações
apresentadas nas demonstrações contábeis foram concebidos obedecendo ao
rigor metodológico e as determinações legais exigidos na prática contábil.
No caso do município de Pato Roxo, podemos partir para a realização das
análises contábil-financeiras considerando que as demonstrações
apresentadas a seguir retratam de modo fidedigno e relevante a situação
patrimonial, econômica e financeira do município em questão.
Para iniciar análise, uma dasprimeiras perguntas que se deve fazer é quanto ao seu objetivo, ou seja, quais
conclusões se quer chegar analisando essas demonstrações?
No nosso caso, o objetivoinicial de análise é verificar o comportamento contábil e financeiro, ao
longo dos anos apresentados (20x0, 20x1 e 20x2), dos elementos que compõem as
demonstrações (Balanço Patrimonial e DFC) do município de Pato Roxo. Para
isso, deve-se realizar a análise horizontal das demonstrações apresentadas.
Além de compreender ocomportamento dos elementos das demonstrações contábeis no decorrer dos
anos, outro ponto relevante que pode ser conhecido diz respeito a
representatividade que cada elemento possui, por exemplo, em relação ao grupo
patrimonial ao qual ele pertence. Nesse sentido, deve-se realizar também a
análise vertical das demonstrações apresentadas.
A análise vertical, emconsonância com a análise horizontal, proporciona uma visão acurada e
holística das demonstrações contábeis, possibilitando uma ampliação da
capacidade informacional dos demonstrativos, bem como, uma maior capacidade de
interpretação e compreensão por parte de seus usuários.
No entanto, além de apresentaros cálculos, é fundamental apresentar conjuntamente uma análise descritiva
dos resultados encontrados, de modo que sejam destacados, por exemplo, quais
foram as contas patrimoniais que apresentaram maior variação, ou ainda quais
apresentaram a representatividade em relação ao grupo que pertencem. Nessa
etapa, o seu parecer de análise deve buscar evidenciar de forma clara os
resultados mais relevantes encontrados nas análises vertical e horizontal
realizados nas demonstrações apresentadas a seguir pelo município de Pato
Roxo.
 

 

 

 

 
ATIVIDADE1
Diante das informações apresentadas,realize o que se pede:
1.      a)  Realize a análise vertical (AV) e horizontal (AH) do BalançoPatrimonial (BP),
calculando devidamente os percentuais.
2.     b)  Com base nas demonstrações apresentadas, bem como, nosindicadores de AV e
AH calculados, escreva um parecer de análise considerando os anosde 20x0, 20x1 e 20x2 de pelo menos uma página.
O município de Pato Roxo,durante a execução financeira orçamentária, arrecada receitas e executa
pagamentos de obrigações assumidas no ano corrente ou no passado, 
de modo a alcançar oequilíbrio financeiro e preservar a solvência de caixa. Nesse contexto, a
solvência de caixa é alcançada ao passo que o município dispõe de fluxo de
caixa suficiente para atender suas obrigações financeiras correntes, evitando
tornar-se inadimplente e tendo condições para enfrentar situações
financeiras indesejadas. Para isso, precisa estabelecer uma programação
financeira e um cronograma de execução mensal de desembolso, conforme
menciona o art. 8o da LRF, assim como promover limitação de empenho e
movimentação financeira quando as receitas não se comportarem segundos as
metas de resultado primário e nominal, conforme retrata o art. 9o da LRF.
 
A solvência de caixacorresponde à condição financeira de curto prazo visto que depende do nível
e da liquidez dos recursos internos disponíveis, assim como da capacidade do
município de produzir rapidamente recursos em caixa para atender as
obrigações financeiras imediatas. Por isso, existem grandes preocupações
quanto a capacidade financeira e gestão de caixa do município.
A análise da DFC do municípiode Pato Roxo auxilia nisso e pode ser realizada por meio de análise vertical,
análise horizontal, mas também pode ser feita com indicadores que apresentam
a intensidade e o direcionamento da posição operacional de caixa. Isso
contribui com a atuação pública na medida em que permite ter-se uma visão
da capacidade da entidade de gerar caixa e equivalentes de caixa, bem como suas
necessidades de liquidez. Nesse sentido, a seguir é destacado três exemplos
desses indicadores.
1. Representatividade docaixa operacional (RCO): este índice retrata a relação entre o Caixa Líquido Gerado dasAtividades Operacionais (CGP) e as Despesas Operacionais (DO). As DO são os
Desembolsos ou Saídas de Caixa das Atividades Operacionais e elas revelam o
potencial do governo municipal em financiar suas atividades. Quanto maior é
essa relação, menor é o risco financeiro e maior a capacidade da entidade
governamental em resistir a possíveis crises financeiras.
2. Indicador da atividadeoperacional (IAO): mostra a parcela da geração líquida de caixa proporcionadapelas atividades operacionais do governo municipal, sendo obtido pela relação
entre o Caixa Líquido Gerado/Consumido das Atividades Operacionais (CGP) e a
Caixa Líquido Gerado/Consumido Total (CLGT).
 

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