x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 1

acessos 111

NCG - Dúvida PCO

Eduardo

Eduardo

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Financeiro
há 1 ano Sábado | 22 outubro 2022 | 17:04

Olá pessoal, boa tarde
estou realizando o cálculo da NCG de uma empresa listada na bolsa, mas estou com dúvida na classificação de algumas contas em financeiro ou operacional. A conta dividendos a pagar é operacional ou financeiro? e os títulos a pagar?
Obrigado.

Diego Jardim silva

Diego Jardim Silva

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Contabilidade
há 1 ano Terça-Feira | 25 outubro 2022 | 08:37

Títulos a pagar é operacional.

Dividendos a pagar, entendo que pode ser interpretado de ambas as maneiras:
   - Financeiro: O dividendo é uma remuneração pelo financiamento que a empresa possui de seu capital próprio. Como o sócio financiou a empresa aceitando receber o dividendo "a prazo", pode ser considerada como uma conta financeira pra fins de NCG.

 - Operacional: Em contra partida, pode ser argumentado que este tipo de análise precisa focar no financiamento oneroso efetuado com capital de terceiros, excluindo o dividendo de contas financeiras e vinculando o mesmo com contas operacionais.

Sob a ótica de considerar custo de capital total, eu, particularmente prefiro considerar o dividendo a pagar como conta financeira, para fins de determinação do NCG.

Não sei se os colegas concordam com meu posicionamento, seria interessante conhecer outras visões sobre  o tema.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.