x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 4

acessos 236

EXERCÍCIO CONTABILIDADE

Victor Hugo Oshima

Victor Hugo Oshima

Bronze DIVISÃO 1, Aprendiz
há 39 semanas Quarta-Feira | 4 outubro 2023 | 15:44

Olá!! Ontem tive uma aula sobre DMPL e logo em seguida foi solicitado o exercício abaixo: 

A Belíssima Coiffer apresentou os seguintes saldos em 1º/01/2005: Caixa 500; Capital Social 2.500; Veículos 2.000. Durante o ano de 2005, ocorreram as seguintes transações:Compra de estoques a prazo, no valor total de $ 1.500,00.Venda de 80% do estoque a prazo, no valor total de $ 2.200,00.Aumento do capital social em dinheiro, no valor de $ 750,00.Compra de um terreno, metade à vista e o saldo a pagar em 2008, no valor total de $ 1.800,00.Reconhecimento de despesas no valor de $ 400,00.Distribuição e pagamento de dividendos, no valor de $ 80,00
Minhas dúvidas são as seguintes: Como eu reconheço essas despesas (em que conta específica de resultado ela deve ser lançada, visto que não se específica qual despesa está sendo reconhecida) e como eu devo contabilizar a parte número 4, onde não compreendi a parte que diz "e o saldo a pagar em 2008".

Obrigado e um bom dia para todos 

Matheus Mendes

Matheus Mendes

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 39 semanas Quinta-Feira | 5 outubro 2023 | 09:47

Bom dia Victor,

1- O reconhecimento da despesa acontece pela DRE e de duas formas (Diminuição do Ativo ou Aumento do Passivo) nesse seu exercício ficou difícil de saber, pois está em aberto. Sugiro você dar uma olhada nos slides da sua aula.  Muitas pessoas entendem como reconhecimento de despesa quando fica o saldo a pagar no passivo, mas se pago a vista, diminuindo o ativo, também é reconhecimento de despesa. Geralmente despesas se pagam a vista, então uma opção é você contabilizar assim:

C - Caixa - 400,00
D - Despesas diversas - 400,00

2 - Para saber se um terreno é imobilizado ou investimentos, precisa ser dita no enunciado as intenções da empresa quando compra.
Exemplo: 
- Comprei o terreno para construir minha nova filial - Isso é um imobilizado.
- Comprei o terreno porque estava muito barato e pretendo vender ele em breve - Isso é um investimento.

Porque essa diferenciação? Porque o Ativo Imobilizado é formado pelo conjunto de bens necessários à manutenção das *atividades da empresa*, caracterizados por apresentar-se na forma tangível.  Ou seja, se não faz parte da atividade principal, não se define como imobilizado.

Mas vamos supor que seja a compra do terreno para construção de uma filial ou distribuidora da empresa, ficaria assim: 

Sobre o terreno, será feito dois créditos para um débito.
C - Caixa - 900,00
C - Financiamento a pagar ( Terreno) - 900,00
D -  Imobilizados Terreno - 1.800,00

Espero ter te ajudado, abraços.

Victor Hugo Oshima

Victor Hugo Oshima

Bronze DIVISÃO 1, Aprendiz
há 39 semanas Quinta-Feira | 5 outubro 2023 | 12:38

Boa Tarde, Matheus. 

Primeiramente gostaria de agradecer por ter dedicado parte do seu tempo para explicar e esclarecer as minhas dúvidas.

Acredito que o exercício esteja mal elaborado, visto que se eu fizer o pagamento das despesas à vista, o caixa ficará negativo (o que sabemos que não pode acontecer), pois no exercício a quantidade de recursos que entram no caixa é inferior aos recursos que saem.
Temos como captação de recursos para o caixa somente o Saldo Inicial de 500 e o aumento do capital social em dinheiro de 750 e do outro lado temos 900 para pagar dos terrenos e 400 das despesas diversas. De alguma forma seria possível jogar essas despesas para pagamento a prazo?? Se sim, em qual conta?? tendo em vista que a despesa que estou reconhecendo não está especificada.




Matheus Mendes

Matheus Mendes

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 39 semanas Sexta-Feira | 6 outubro 2023 | 13:43

Bom dia,

Eu não cheguei a montar o balanço, mas nem tendo vendido 80% do estoque, você tem caixa para pagar a despesa?

Supondo que a resposta acima seja não:

Então, é que depende da despesa e de como foi combinado o pagamento.

Por exemplo uma despesa vencida, que normalmente seria pago a vista e só não pagou por não ter dinheiro é diferente de uma despesa que está combinado ser pago parcelado, por exemplo. 

Nesse seu caso não da pra saber, eu particularmente resolveria de duas formas:

Reconhecendo a despesa contra um crédito no passivo:
C - Despesas a pagar
D - Despesas diversas

Mas vamos supor que seja uma despesa que não tem como ser a prazo, nesse caso eu faria um empréstimo:

C - Empréstimo a pagar
D - Banco
 Agora que tenho o dinheiro, posso pagar minha dívida
C - Banco
D - Despesas diversas 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.