x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 2

acessos 55

Contratação de Financiamento

Geovanna Fayal

Geovanna Fayal

Iniciante DIVISÃO 1, Estagiário(a)
há 43 semanas Sexta-Feira | 6 outubro 2023 | 16:38

Olá, tenho uma dúvida simples, mas que não estou entendendo. Alguém pode me ajudar?

O que eu debito e o que eu credito quando se fala em "contratação de financiamento no valor de R$50.000,00", na questão não há juros nem tempo de pagamento, diz exatamente assim.

Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 43 semanas Sexta-Feira | 6 outubro 2023 | 17:22

Geovanna Fayal, boa tarde.

Sendo bem objetivo, conforme você relatou que não há juros nem tempo de pagamento, o único lançamento que você precisa realizar é o da própria contratação do financiamento.

Uma questão muito importante seria saber para que foi este financiamento. Vamos tratar 2 cenários:

1) financiamento para capital de giro. Logo esse valor vai para o banco e fica disponível. Dessa maneira a contabilização seria:
D) Banco Conta Movimento (AC)
C) Financiamentos a pagar (Passivo)

2) financiamento para aquisição de mercadoria ou bem para ativo imobilizado. Logo esse valor não fica disponível e já é convertido para o item no qual foi empregado. Dessa maneira a contabilização seria:
D) Mercadorias para revenda OU Ativo Imobilizado
C) Financiamentos a pagar (Passivo)

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
Alves

Alves

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 43 semanas Sexta-Feira | 6 outubro 2023 | 18:26

Olá Geovanna.

Perfeita a colocação do Yuri Aquino.

Essa contabilização reflete o recebimento dos R$50.000,00 em caixa ou na conta bancária da empresa (lançado no débito) e o reconhecimento de uma dívida (lançado no crédito) representada pelo financiamento no mesmo valor.
Lembre-se de que, em situações reais de empréstimos ou financiamentos, geralmente haveria juros e um plano de pagamento associado, que exigiriam cálculos e registros contábeis adicionais. Nesse caso, os detalhes adicionais da transação teriam que ser considerados.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.