x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 1

acessos 158

Quero Iniciar no área de contabilidade

Lucas da Silva Pereira

Lucas da Silva Pereira

Iniciante DIVISÃO 1, Açougueiro
há 13 semanas Quarta-Feira | 7 agosto 2024 | 02:31

Olá,

1. Eu estou querendo iniciar na área de contabilidade e finanças, mas não sei exatamente como deveria começar, eu preciso fazer um curso de ciências contábeis e passar no CFC para atuar nessa área? ou possa trabalhar mesmo sem o CFC? e o que eu poderia fazer?

2. Eu tenho um amigo que esta iniciando uma empresa, e me convidou se eu queria ser seu contador, basicamente ele precisa que faça o imposto de renda da empresa; eu poderia fazer isso mesmo sem ter passado no exame de suficiência?

Alisson Felipe Machado

Alisson Felipe Machado

Prata DIVISÃO 3, Coordenador(a) Fiscal
há 13 semanas Quarta-Feira | 7 agosto 2024 | 08:25

Olá, colega!

Sim, o melhor caminho é iniciar o bacharel em ciências contábeis, o simples fato de estar matriculado já abre muitas oportunidades de iniciar em algum escritório em serviços de auxiliar, que é onde a maioria começa. 

E para ser o contador responsável de qualquer empresa é necessário no CRC de seu estado e pode atuar na área.

A única empresa que você poderia auxilia-lo sem ser contador seria um MEI, e note que não pode fazer declarações contábeis formais, mas pode dar auxilio na gestão da empresa e na apuração do imposto de renda da sua pessoa física.

Cordialmente,

Alisson F. Machado
Consultor Tributário
CRC/PR: 082254/O
email:  [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.