x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 10

acessos 8.991

Lançamento Contábil

Isabelle Salles

Isabelle Salles

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 13 anos Sábado | 18 setembro 2010 | 07:46

Como faço o lançamento com os seguintes:

Banco 800.000

1) Cheque no valor de 100.000 para pagamento de duplicata no valor facial de 90.000
2) Por ter sido considerada incobrável pelo jurídico da empresa, baixa de duplicatas no valor de 29.000
3)Crédito em conta corrente no valor de 232.000 referente a resgate de CDB
4)Aviso bancário referente liquidação de duplicatas descontadas, no valor de 60.000
5)Apropriação do seguro na razão de 1/5 do saldo existente, sendo que 60% do valor são referentes à area de produção
6)Depósito em conta corrente no valor de 300.000 referente recebimento de duplicatas, o valor total de face das duplicatasrecebidas correspondia a 285.000
7) Crédito em conta corrente dos empregados das folhas de pagamentos a saber:
Mao de Obra Direta 80.000
Mão de Obra Indireta 50.000
Salário dos vendedores 12.000
Salário do pessoal administrativo 15.000
Sobre a folha de pagamento incide um INSS patronal de 24% e de empregados 12% e o FGTS de 8% não considerados no montante pago. O valor do EST foi pago através de cheque.
8) Aplicação em CDB 650.000 e em liquidez imediata 800.000

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 13 anos Sábado | 18 setembro 2010 | 11:06

Bom dia, Isabelle Salles


Bem-vinda ao Fórum Contábeis.

Eu sugiro que você mesma faça estes lançamentos e depois os apresente por aqui para que algum dos participantes do Fórum os analise e a oriente no que for necessário, porque se alguém imediatamente se propuser a resolver os problemas por você, com certeza o seu aprendizado será seriamente prejudicado, visto que só conseguimos assimilar algum conteúdo quando praticamos.

No aguardo de sua resposta com os lançamentos efetuados, registro saudações.


Boa sorte.

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Isabelle Salles

Isabelle Salles

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 13 anos Sábado | 18 setembro 2010 | 12:05

1) Cheque no valor de 100.000 para pagamento de duplicata no valor facial de 90.000

C - Banco 100.000
C - Duplicatas a Pagar 100.000
D - Juros 10.000

2) Por ter sido considerada incobrável pelo jurídico da empresa, baixa de duplicatas no valor de 29.000

D- Perdas
C - Duplicatas a Receber

3)Crédito em conta corrente no valor de 232.000 referente a resgate de CDB

D- Aplicação em CDB
C - Banco

4)Aviso bancário referente liquidação de duplicatas descontadas, no valor de 60.000

D- Duplicatas Descontadas
C - Duplicatas a Receber

5)Apropriação do seguro na razão de 1/5 do saldo existente, sendo que 60% do valor são referentes à area de produção
(saldo existente (29.000)

C- Premio de Seguro a vencer 5.800
D - ??????

6)Depósito em conta corrente no valor de 300.000 referente recebimento de duplicatas, o valor total de face das duplicatasrecebidas correspondia a 285.000

D - Banco 300.000
C - Duplicatas Recebodas 285.000
C- Juros 15.000


7) Crédito em conta corrente dos empregados das folhas de pagamentos a saber:
Mao de Obra Direta 80.000
Mão de Obra Indireta 50.000
Salário dos vendedores 12.000
Salário do pessoal administrativo 15.000
Sobre a folha de pagamento incide um INSS patronal de 24% e de empregados 12% e o FGTS de 8% não considerados no montante pago. O valor do EST foi pago através de cheque.

Esta não consegui fazer em alguma forma, por favor me ajudem???


8) Aplicação em CDB 650.000 e em liquidez imediata 800.000

D- Aplicação em CDB
C - Banco

D- Liquidez Imediata
C- Banco




Será q tá certa? não tenho tanta certeza se acertei... me ajudem pf

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Sábado | 18 setembro 2010 | 14:21


Cara Isabelle, boa tarde!!!
Tentarei te auxiliar pelo menos em parte, ok?

1) Cheque no valor de 100.000 para pagamento de duplicata no valor facial de 90.000

C - Banco 100.000
C - Duplicatas a Pagar 100.000
D - Juros 10.000


Não ficou claro se a duplicata está sendo paga em atraso, porque a diferença poderia ser muito bem troco p/ caixa.

Sempre comece os lançamentos pelas contas devedoras, ok?

Partindo do princípio que há juros, cfe. seu entendimento, seu lançamento deveria ficar assim:

D - Duplicatas a Pagar (PC) 90.000,00
D - Juros Passivos (CR) 10.000,00
C - Bancos (AC) 100.000,00

2) Por ter sido considerada incobrável pelo jurídico da empresa, baixa de duplicatas no valor de 29.000

D- Perdas
C - Duplicatas a Receber


Esse lançamento estará correto caso não tenha havido anteriormente, a PDD (Provisão p/ Devedores Duvidosos).

3)Crédito em conta corrente no valor de 232.000 referente a resgate de CDB

D- Aplicação em CDB
C - Banco


Se houve entrada de numerário em c/c, na contabilidade esse valor seria a débito da conta bancos, contrário do que supôs.
Como não se fala em rendimento de juros, ficaria assim:

D - Bancos (AC)
C - Aplicações em CDB (AC)

4)Aviso bancário referente liquidação de duplicatas descontadas, no valor de 60.000

Legenda:


D- Duplicatas Descontadas
C - Duplicatas a Receber


Este lançamento estará correto na hipótese do proprio cliente ter quitado o débito.

6)Depósito em conta corrente no valor de 300.000 referente recebimento de duplicatas, o valor total de face das duplicatasrecebidas correspondia a 285.000

D - Banco 300.000
C - Duplicatas Recebodas 285.000
C- Juros 15.000

Ok.

8) Aplicação em CDB 650.000 e em liquidez imediata 800.000

D- Aplicação em CDB
C - Banco

D- Liquidez Imediata
C- Banco


O enunciado dá a entender que a aplicação no CDB não será a curto prazo. Bem, caso seja a Curto Prazo, seu lançamento estará correto. Se for a Longo Prazo, então seria?

D - Aplicação em CDB - Longo Prazo (RLP)
C - Bancos (AC)

Bem Isabelle, dá prá voce ir refazendo os exercícios diante dessa parcial, estando pendentes as questões 5 e 7.

Att

Hugo.


Legenda:

AC - Ativo Circulante
PC - Passivo Circulante
CR - Conta de Resultado
RLP- Realizável a Longo Prazo.













Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Sábado | 18 setembro 2010 | 14:50

5)Apropriação do seguro na razão de 1/5 do saldo existente, sendo que 60% do valor são referentes à area de produção
(saldo existente (29.000)

C- Premio de Seguro a vencer 5.800
D - ??????


Então, Isabelle.

Esse lançamento então seria:

D - Seguros - (Custos) 3.480,00
D - Seguros - (CR ) 2.320,00
C - Seguros a Apropriar (AC) - 5.800,00

No enunciado, conta 60% para o custo de produção, daí, lançamento de duas contas devedoras a fim apropriação do seguro por departamento.

Att
Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Sábado | 18 setembro 2010 | 15:02

7) Crédito em conta corrente dos empregados das folhas de pagamentos a saber:
Mao de Obra Direta 80.000
Mão de Obra Indireta 50.000
Salário dos vendedores 12.000
Salário do pessoal administrativo 15.000
Sobre a folha de pagamento incide um INSS patronal de 24% e de empregados 12% e o FGTS de 8% não considerados no montante pago. O valor do EST foi pago através de cheque.


Esse enunciado está meio que truncado, Isabelle.
Primeiro porque não entendí se os débitos acima estariam sendo pagos por regime de caixa (mês seguinte ao fato gerador) ou no mês de competência (pagamento no mesmo mês do fato gerador).

Quem seriam os funcionários e quem seriam os prestadores de serviços (sem vínculo empregatício) ?

Também incoerentes as alíquotas de INSS de 24 e 12%. O INSS patronal não vincula quaisquer descontos em folha de pagamento ou mesmo RPA. Como está claro na expressão, é ônus exclusivo da empresa

Por fim, não entendí as iniciais EST.

Questão carece de maiores esclarecimentos.

Att

Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Isabelle Salles

Isabelle Salles

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 13 anos Segunda-Feira | 20 setembro 2010 | 12:05

Hugo, obrigada pela respostas!!!
A 7 ainda me enloquece! vou tentar tirar minhas dúvidas com meu prof.

Tive mais uma dúvida,

8) Aplicação em CDB 650.000 e em liquidez imediata 800.000

Sei fazer o lançamento de CDB, mas em liquidez imediata, como faço??


Tem a nova pergunta, tive duvida, pois meu prof nao explicou direito em relação a descontos. Ai vai

9) Desconto de duplicatas com vencimento previsto para o ano seguinte no valor de 300.000, com taxa de desconto de 9%, o aviso de crédito do banco correspondia ai valor líquido de desconto.


Aguardo Resposta de vcs!

Isabelle Salles

Isabelle Salles

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 13 anos Segunda-Feira | 20 setembro 2010 | 14:51

9) Desconto de duplicatas com vencimento previsto para o ano seguinte no valor de 300.000, com taxa de desconto de 9%, o aviso de crédito do banco correspondia ai valor líquido de desconto.

D - DUPLICATAS DESCONTADAS - 299.973,00
C - DESCONTOS CONCEDIDOS - 27,00
C - DUPLICATAS A RECEBER - 300.000,00



Isso tá certoo??? me ajudem

Richard

Richard

Iniciante DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 23 setembro 2010 | 15:09

Olá pessoal, Boa tarde, é prazer estar com vcs e desde já gostaria de salientar a minha satisfação com as respostas encontradas neste site, e a dedicação, e importancia para com o proximo vistas aqui.

Bem, é claro que como todos tenho uma grande dúvida:
Tenho empresas para serem contabilizadas desde 2006, gostaria de saber se, posso utilizar o novo plano de contas com base na lei 11638 ou não? e quanto ao registro desses livros tenho de imprimir e registrar mesmo sendo todas as empresas do simples?

Grato pel atenção.

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 15 fevereiro 2011 | 23:05

Reginaldo, boa noite.

Não tendo o contribuinte a história da origem destes créditos não recebidos, tempestivamente escriturados no livro diário, as suas perdas deverão ser adicionadas ao lucro para fins de recolhimento da CSLL e IRPJ.

Att

Hugo.


NOTA

Paira a dúvida se estes cheques a receber fizeram parte do balanço de abertura, quando a empresa passou a fazer a escrituração contábil regular.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.