x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 4

acessos 2.913

Planejamento Tributário

Renato Mariano de Souza

Renato Mariano de Souza

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 13 anos Sábado | 6 novembro 2010 | 10:27

Ola Pessoal

Eu elaborei um artigo cientificao para conclusão da graduação de ciência contábeis e em seguida fiz um TCC para a pós-graduação tudo voltado para o planejamento tributário de empresa de comércio para verificar qual é a melhor forma para tibutar uma empresa lucro presumido ou lucro real, no meu dois trabalho a melhor forma foi pelo o lucro real. Quero saber se algum colega tem algum estudo feito que mostra aocontrário, tem que ser uma empresa no ramo de atividade de comercio que tenha como melhor opção de tributação o lucro presumido?

Plácido Filho

Plácido Filho

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 12 novembro 2010 | 17:37

Boa tarde, Renato

Mais esse estudo é pra todas empresas de Comercio?

Persistir na raiva é como apanhar um pedaço de carvão quente com a intenção de o atirar em alguém. É sempre quem levanta a pedra que se queima. (Siddhartha Gautama )
Ricardo A. Borges Teotonio

Ricardo A. Borges Teotonio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 15 março 2011 | 16:26

Lembrando aos colegas que, quando se fala em planejamento tributário,
o principal ponto a ser analisado é o lucro real disponível que a empresa terá
no final dos regimes tributários analisados.
Ou seja, se no regime de lucro real a previsão (planejamento) realizada resultou em um saldo menor de impostos a pagar (todos eles, não só IRPJ e CSLL - é preciso verificar Pis, Cofins, ICMS, IPI, caso tenha), é viável optar pelo Lucro Real.

Quando for o contrário, deve-se optar pelo Presumido, ou ainda, pelo Simples Nacional, caso não haja obrigatoriedade pelo Lucro Real e a empresa possa optar por este regime.
Se esxiste a possibilidade, é viável estudar os 3 regimes de tributação.

Att.
Ricardo.

Cada ponto de vista é a vista de um ponto.
Renato Guindani

Renato Guindani

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 24 março 2011 | 15:22

Boa tarde

Complementando o que colega Ricardo citou, na pratica caso a opção pelo Lucro Real seja a mais "vantajosa" porem por uma pequena diferença em relação ao Lucro Presumido ou ao Simples Nacional, o ideal é ficar com segunda opção. Lucro Real tem muito mais obrigatoriedades e é visada pelo Fisco, mas se mesmo assim optar pelo lucro Real, reveja seus honorarios, caso contrario nao compensa.

Valeu a dica

um abraço

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.