x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 7

acessos 11.633

Dúvidas-calculo irrf,inss e iss

Jessica cavalcante

Jessica Cavalcante

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 13 anos Domingo | 16 janeiro 2011 | 12:32

Bom Dia pessoal!!Por Favor é urgente alguém mim esclareça essa dúvida:Qual a maneira correta de se calcular o irrf ,inss e iss(5%) para prestadores de serviço em prefeitura?E como calcular um valor bruto a partir de um valor líquido com o calculo destes impostos?E,se ñ for pedir muito,se alguém poder mim responder ainda hoje,vs vçao mim ajudar bastante.....Desde já agradeço a atenção....

"Aprender é descobrir aquilo que você já sabe. Fazer é demonstrar que você sabe. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você. Vocês são todos aprendizes, fazedores, professores".
Richard BAch
Jessica cavalcante

Jessica Cavalcante

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 13 anos Domingo | 16 janeiro 2011 | 17:38

oi!!Surgiu mais uma dúvida:No caso de Camara Municipal quais as retenções feitas?É o mesmo valor da Prefeitura?Obrigado pela atenção,espera q mim ajudem....

"Aprender é descobrir aquilo que você já sabe. Fazer é demonstrar que você sabe. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você. Vocês são todos aprendizes, fazedores, professores".
Richard BAch
Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Domingo | 16 janeiro 2011 | 19:34


Jéssica, boa noite.

Autônomos que prestam serviços a PJ, via de regra, deverão sofrer as seguintes retenções:

- IRRF "a partir" R$ 1.499,15, cfe. tabela progressiva do IRPF/2011, hoje em vigor.
Pode-se deduzir do imposto de renda, vlr por dependentes e do INSS descontado.

- Desconto de 11% de INSS até o teto de R$ 3.689,66, cfe. esta tabela do INSS..

As formas de retenções por órgãos públicos são idênticas.

Boa sorte.

Hugo.


NOTAS


-Tendo por base um ISS de 5%, tendo por base valor líquido de R$ 1.000,00, para encontrar o valor bruto, digite na calculadora:
1000,00 / 0,95 = 1.052,63


-Sobre o ISS, ver a forma de desconto por parte do município, onde varia de 2 a 5%.



Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Jessica cavalcante

Jessica Cavalcante

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 13 anos Domingo | 16 janeiro 2011 | 22:27

Hugo Ribeiro,boa noite!!obrigado pelo esclarecimento,foi muito útil...Aquestão vai muito mais além q isso,espero q continue mim ajudando,é o seguinte:suponhamos um valor x bruto,como calcular o irrf,o inss(11%) e iss(5%),eu acretito q primeiro calcula-se 11% do inss, deste valor encontrado deduzo do valor bruto para poder aplicar na tabela do imposto de renda, e o iss é calculado diretamente do valor bruto,sem nenhum desconto.Desculpe pela insistência é q dois professores ensinaram maneiras diferentes destes calculos,e eu resolvi pedir ajuda de vcs...E no caso:se eu tenho q efetuar um pagamento e só tenho o valor líquido como encontar o valor bruto quando este atinge o irrf,inss e iss no mesmo recibo?se possival mim responda com exemplos de calculos.Obrigadooooooooooooo.

"Aprender é descobrir aquilo que você já sabe. Fazer é demonstrar que você sabe. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você. Vocês são todos aprendizes, fazedores, professores".
Richard BAch
Jessica cavalcante

Jessica Cavalcante

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 13 anos Terça-Feira | 18 janeiro 2011 | 23:11

Boa noite,Hugo Ribeiro.As questões são:1-Fazer os calculos de um prestador se serviço autonômo em uma determinada prefeitura com o ganho bruto de: a-R$3000,00 b-3820,00 c-4710,00,d-3970,00.2-Qual o valor bruto deste prestador se ele receber um valor líquido de:a-500,00 b-2500,00,c-3000,00.Nota:inss11%,iss5%,no item 1 letra c possue um dependente,item 2 como encontrar o valor de cada retenção,utilizar talela ref. a 2010..Peço q mim responda com os calculos passo a passo.Sua ajuda está sendo muito importante,obrigado...

"Aprender é descobrir aquilo que você já sabe. Fazer é demonstrar que você sabe. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você. Vocês são todos aprendizes, fazedores, professores".
Richard BAch
Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 20 janeiro 2011 | 21:13


Jessica, desculpa, confesso que não conseguí entender o exercício postado.

Veja que já consta o valor bruto. Depois expõe-se o líquido.
Depois pede-se o valor bruto.

Reveja novamente, passe uma questão para perfeito entendimento e a estética do texto com parágrafos, espaçamentos duplos seriam bem vindos para a sua perfeita interpretação.

Att

Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Jessica cavalcante

Jessica Cavalcante

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 13 anos Sexta-Feira | 21 janeiro 2011 | 21:15

Olá,Hugo,vou tentar explicar melhor..
Com base no caso:Um prestador de serviços de uma determinada prefeitura q tem como retenção de inss de 11% e iss de 5%,calcule o q se pede:
Questão 1:Calculo das retenções(inss,iss e irrf(se possuir))com o ganho de um valor bruto de:
Letra a-R$3000,00
Letra b-R$3820,00
Letra c-R$4710,00
letra c-R$3970,00
Questão 2:Calcular retenções com base num ganho líquido(como encontrar o valor das retenções e,consequentemente o valor bruto) de:letra a-r$500,00
Letra b-R$2500,00
Letra c-R$3000,00
nota:questão 1 letra c possuem 1 dependente, utilizar tabelas ref. ao ano de 2010.
Obrigadooooooo pela atenção...

"Aprender é descobrir aquilo que você já sabe. Fazer é demonstrar que você sabe. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você. Vocês são todos aprendizes, fazedores, professores".
Richard BAch

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.