x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 1.079

acessos 156.727

Exame de Suficiência 2011

Denis Cardoso Vilela

Denis Cardoso Vilela

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 30 março 2011 | 19:02

entendo eu que a taxa nominal sendo 8,7% ao semestre:

para transformar em taxa efetiva em juros simples é só fazer o metodo proporcional

para transformar em taxa efetiva em juros compostos é fazendo pelo metodo equivalente

como no exercicio fala em juros compostos, é utilizado o metodo equivalente, para transformar a taxa de 8,7% a.s em 1,40% a.m

Denis Cardoso Vilela

Denis Cardoso Vilela

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 30 março 2011 | 20:01

Taxa efetiva é a taxa capitalizada mensalmente, que pode ser equivalente no caso de juros compostos, e tava proporcional no caso de juros simples, ambos são efetiva quando estão transformadas de acordo com o tempo.

taxa nominal é somente a taxa que naquele momento indicado dará o percentual no montante, o que não consigo entender, é pq pra pra fazer mensalmente vcs somente divide, e pra chegar no valor vcs elevam, misturando o conceito de juros simples com composto

como que no final do semestre, 1,45% elevado 6 da o valor de 9,02%
e 1,40% elevado a 6 da o valor de 8,7%?


outra pergunta como usa taxa proporcional em juros compostos?
pq se fosse assim, do jeito que estao falando de 8,7%/6 o 1,45% nao teria que elevar a 30 e sim multiplicar........ que daria tb outro valor

Ronaldo

Ronaldo

Bronze DIVISÃO 1, Não Informado
há 13 anos Quarta-Feira | 30 março 2011 | 21:45

"Olá Danilo,

Na questão 8 a letra correta é a letra A, pois não se pode usar para base de calculo da depreciação o valor residual. Porque se foi considerado o valor da depreciação o bem menos o residuo, no momento do calculo tem que fazer o mesmo calculo.

Bem R$ 15.000,00
Residuo R$ 3.000,00
Base de Calculo R$ 12.000,00
Valor da Depreciação R$ 2.400,00
Valor Atual do Bem R$ 12.000,00 - 4.800 = R$ 7.200,00"

este ponto foi igual ao que eu pensei, pelo q eu sei vc deprecia o valor do ativo sem o valor residual

Humberto Fernando Ferreira da Silva

Humberto Fernando Ferreira da Silva

Bronze DIVISÃO 2, Não Informado
há 13 anos Quarta-Feira | 30 março 2011 | 21:46

Seria 1,40% se fosse taxa efetiva, taxa nominal é 1,45.

A taxa proporcional é usada para calcular o juros de uma taxa diferente diferente do periodo de aplicação. Exemplo: Um valor aplicado a uma taxa efetiva de 10% ao semestre capitalizados mensalmente durante 10 meses.

Ronaldo

Ronaldo

Bronze DIVISÃO 1, Não Informado
há 13 anos Quarta-Feira | 30 março 2011 | 21:51

sobre a questão 30, eu assinalei a resposta C

pois a taxa de juros informada é nominal, deve-se antes de mais nada numa capitalização mensal, transformar essa taxa em taxa equivalente mensal, e dps a conta com os 30 meses.


se você fizer a simples conta: 8,7/6 está errado no meu ponto de vista

Denis Cardoso Vilela

Denis Cardoso Vilela

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 30 março 2011 | 21:56

tb concordo com o Ronaldo, nominal nada mais é o percentual que vai render naquele semestre, como diz no exercicio, e fazendo pelo juros composto 1,0145 elevado a 6, não da 8,7 e sim 9,02% ou seja, não bate

Denis Cardoso Vilela

Denis Cardoso Vilela

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 30 março 2011 | 22:00

sim para se transformar a taxa nominal de 8,7% em mensal, por juros composto usa-se a formula 1,087 elevado pelo tempo que eu quero 1 pelo tempo que eu tenho 6 = chegando no 1,40% ao mês, que ai depois pelo juros compostos essa taxa tanto elevado a 6 vai dar 8,7%, como tb elevado a 30 vai dar 51,76%

DANILO LIMA CHAVES

Danilo Lima Chaves

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 30 março 2011 | 22:54

Sobre a questão 30, de novo...

Taxa Nominal: A taxa Nominal é quando o período de formação e incorporação dos juros ao Capital não coincide com aquele a que a taxa está referida.

Exemplos:

1. 1200% ao ano com capitalização mensal.
2. 450% ao semestre com capitalização mensal.
3. 300% ao ano com capitalização trimestral.


Taxa Efetiva: A taxa Efetiva é quando o período de formação e incorporação dos juros ao Capital coincide com aquele a que a taxa está referida.

Exemplos:

1. 120% ao mês com capitalização mensal.
2. 450% ao semestre com capitalização semestral.
3. 1300% ao ano com capitalização anual.

Fonte: http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/financeira/curso/curso.htm


Sabe que nesse caso eu estou até voltando a pensar na alternativa C como a correta... tomara.

"Uma longa viagem começa com um único passo." (Lao Tsé)
Gilmar Pedrete

Gilmar Pedrete

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 30 março 2011 | 23:00

Boa noite colegas, fiz a prova para modalidade bacharel, e tive um problema, formei em 2010 e minha colação foi no dia 25/03/2011 e o baile de gala no dia 26/03/2011 então imaginem minha situação na hora da prova. Bom fiz umas comparações e montei uma planilha, de acordo com meus criterios ultilizados na criação da mesma eu acertei somente 26 questões, se alguem quiser essa planilha pra dar uma olhada so pedri no email ou aqui msm. Abraços e boa sorte a todos.

DANILO LIMA CHAVES

Danilo Lima Chaves

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 30 março 2011 | 23:04

Gilmar, eu mesmo postei um gabarito com grande parte das questões corretas, está em alguma página ai atrás; você pode conferir por ele para ter pelo menos uma idéia.

"Uma longa viagem começa com um único passo." (Lao Tsé)
DANILO LIMA CHAVES

Danilo Lima Chaves

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 30 março 2011 | 23:20

É difícil saber quais podem ser ou não anuladas antes de ver a resposta da banca. Mas há quem discorde de alguma questão sim, seja na resposta ou na elaboração. O complicado é que normalmente, anula-se questões em último caso, a banca é bastante exigente nesse ponto.

"Uma longa viagem começa com um único passo." (Lao Tsé)
Gilmar Pedrete

Gilmar Pedrete

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 30 março 2011 | 23:22

Hum vlw danilo, de acordo com suas respostas fica dificel eu ter passado, acertei somente 25 de acordo com as suas respostas, ai uma errada eu fui mal.. kk mais vlw

DANILO LIMA CHAVES

Danilo Lima Chaves

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 30 março 2011 | 23:25

kkkk as vezes não ue.. 25 ja da pra ter passado, acaba que fica em cima mas o importante é entender o que errou e ser aprovado.. blzaa

"Uma longa viagem começa com um único passo." (Lao Tsé)
Gilmar Pedrete

Gilmar Pedrete

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 30 março 2011 | 23:28

é verdade Danilo. vc tem msn ou skype? Se quiser manter contato pra mim é sempre interessante ter pessoas como vc na minha lista de contatos. Se tiver so usar meu email pra add meu msn. Abração

Myrla Raianne Ferreira dos Santos

Myrla Raianne Ferreira dos Santos

Bronze DIVISÃO 4, Analista Financeiro
há 13 anos Quinta-Feira | 31 março 2011 | 00:50

Olá pessoal, muitos opinão, poucos fundamentam suas respostas, então temos uma "Torre de Babel"... mas qual o real motivo leva o CFC a demorar a divulgar um gabarito? Não se sabe, pois o Exame de Ordem da OAB é também realizado a nível nacional e o msm é divulgado um dia após o exame, a FCC também adota o mesmo procedimento e tem uma logistica impresionante, então pergunto: Não poderia o CFC ter delegado o concurso a FCC, ficando com a fiscalização quanto a aplicação do exame? Agora só nos resta aguardar o gabarito preliminar... Para enfim comemorar

SILVIA RAQUEL CASTANHOS SABAT

Silvia Raquel Castanhos Sabat

Bronze DIVISÃO 4, Analista Orçamento
há 13 anos Quinta-Feira | 31 março 2011 | 08:35

Danilo, pelo menos aqui no Pará nenhuma prova veio ou foi de barco, e acredito que no Amazonas tb, pois eles escolheram as principais cidades dos dois estados, onde existem aeroportos...essa demora, como disse antes é um tanto quanto estranha, mas não tem relação com os estados mais distantes.

Daniel Oliva Barbosa

Daniel Oliva Barbosa

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 31 março 2011 | 09:15

Por alguns gabaritos acertei exatamente 25, por outros acertei pelo menos 28.

Na prova de bacharel fui pior do que eu imaginava (resolvendo as anteriores fiz entre 36 e 45 pontos...). E a agonia da espera do gabarito oficial é triste... rs

Daniel Oliva Barbosa

Daniel Oliva Barbosa

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 31 março 2011 | 09:28

Ainda sobre a questão 30, na minha humilde forma de pensar o cálculo teria que dar a resposta da alternativa C.

Mas como eu havia resolvido questões da Petrobras, vi que o cálculo da taxa de acordo com a capitalização é algo meio estranho. Por isso não marquei C, marquei D. O gabarito extra-oficial proposto pelo professor Christian também é D. Por exemplo:

(Petrobras) Taxa anual de 50% com capitalização semestral é:
50/2 = 25%
1,25^2 = 1,5625 ou seja, 56,25% ao ano

Q30 - Taxa nominal de 8,7% ao semestre com capitalização mensal:
8,7/6 = 1,45% ao mês
1,0145^30 = 1,540144755 ou seja, teve rendimento de 54,0144755% (54,01% arredondados). Respota: Letra D

Mailson de Oliveira Silva

Mailson de Oliveira Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 31 março 2011 | 09:48

A meu modo de ver, a causa da demora é a seguinte.

Muito provavelmente "não existia" gabarito para a prova, as questões devem ter sido elaboradas por profissionais diferentes de forma que um não conhecia o conteúdo que o outro elaborou, desta forma a decisão de "não ter um gabarito oficial" antes de realizada a prova traria maior segurança para o exame, e o risco de "vazar" respostas como temos visto em várias outras situações (ENEM, OAB, alguns concursos) seria bem pouco provavél.

Como já é sabido por todos, existem questões mal elaboradas, o que, provavelmente está tomando tempo da comissão para que seja realizada a escolha da alternatica correta, ou decidido pela anulação da mesma. A meu ver eles estão verificando a repercursão da prova e das possíveis respostas para só então se pronunciarem.

É certo isto? Creio que não, mas não tiraria a razão do CFC caso fosse verdade.

________________________________________________________
Mailson de Oliveira Silva - Goiânia-Go
Gilmar Pedrete

Gilmar Pedrete

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 31 março 2011 | 09:49

Se eu não me engano ate o gabarito do TRF que ocorreu a aplicação no mesmo dia ja foi divulgado. Absurdo o CFC demorar 20 dias, estariam inseguros da aplicação desta prova?

Página 12 de 36

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.