x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 1.079

acessos 156.727

Exame de Suficiência 2011

SILVIA RAQUEL CASTANHOS SABAT

Silvia Raquel Castanhos Sabat

Bronze DIVISÃO 4, Analista Orçamento
há 13 anos Quinta-Feira | 31 março 2011 | 15:17

Seria bom que tal exame de suficiência fosse aplicado as demais profissões, não apenas aos contadores, mas também médicos (enúmeros erros médicos), administradores, engenheiro (aqui mesmo um erro profissional ocasinou a queda de um prédio e a morte de 4 pessoas), é muita responsabilidade, e muita coisa precisa ser revista.

DANILO LIMA CHAVES

Danilo Lima Chaves

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 31 março 2011 | 15:21

Concordo com você, Silvia. Muitas instituições de "ensino" pensam mais em ganhar dinheiro. Formar e exigir bons profissionais, acaba ficando em segundo plano..

"Uma longa viagem começa com um único passo." (Lao Tsé)
Lilian

Lilian

Iniciante DIVISÃO 1, Não Informado
há 13 anos Quinta-Feira | 31 março 2011 | 15:25

O exame de suficiência realmente valorizará a classe contábil, o que acho que deveria ser feito, é quando saiu a Lei no ano passado para o exame, o CFC já ter uma prova pronta para aplicar entre setembro e outubro para o formandos, da mesma maneira que causaria um desespero a todos nós, também nos daria uma preliminar pelo menos mais realista do que estaria por vir, visto que o ultimo exame ocorreu em 2004 e depois disso vieram muitas mudanças na contabilidade. Nós que concluimos em 2010 pegamos uma parte, que diria no mínimo turbulenta, visto que no primeiro ano a lei era uma, e no segundo ano enfrentamos a mudança da Lei da SA. Se o exame fosse aplicado no fim do ano (a um baixissimo custo, ou parceria entre o conselho e as instituições) estariamos menos agoniados agora e mais preparados, para o exame que ocorreu. Acredito que muitos estudaram as novas normas, que pelo que acompanhei em algumas entrevistas a respeito do que seria esperado para o exame era exatamente as novas normas, resoluções etc, no entanto a matéria de custo, que em outros exame haviam 3 ou 4 questões , liderou o exame.

Quando a aplicação do exame acho que o horário deveria ser estendido, tivemos menos de 5 minutos para resolver cada questão, que eram bem extensas e complexas, dependendo de uma exaustiva interpretação. As quais davam certa o cálculo de primeira, ainda restava muita dúvida "será pegadinha".

Ainda quanto ao exame, depois de estarmos com carteirinha na mão (se não nesse exame, no próximo), acho que o conselho deveria nos oferecer algo do tipo um incentivo para fazermos o exame 1 vez ao ano (pagando 50% do valor de inscrição, é claro), que seria bom para nós, pois veja quanta discussão a aplicação do exame está causando essa semana, quantas experiências e até mesmo amizade, e de contrapartida dependendo do desempenho na mesma seria abatido ou até mesmo isentado a taxa de anuidade (que sabemos,é um bom dinheiro). Isso nos manteria inteirados, qualificados e interessados. Porque também ocorre, de um sortudo não ter estudado como muitos que se dedicaram bastante e no chute e sorte fazer a pontuação necessária para conseguir a carteirinha, e seria um profissional não qualificado no mercado.
Bom opinião cada um tem a sua, a minha é essa.
De qualquer maneira, boa sorte a todos.

SILVIA RAQUEL CASTANHOS SABAT

Silvia Raquel Castanhos Sabat

Bronze DIVISÃO 4, Analista Orçamento
há 13 anos Quinta-Feira | 31 março 2011 | 15:27

Eu falo por mim, que no último ano, enfretei muita dificuldade em relação à algumas disciplinas, devido ao descaso da instituição, ao despreparos de alguns professores diante das mudanças na Contabilidade, que muitos aprendizados eu tive que busca sozinha, compra livros, pesquisar...sei que tenho minha parcela enquanto aluna, profissional, mas se vc paga por um serviço educacional, no mínimo eu teria que ter mais aulas. Uma das matérias que me sentir mais prejudicada foi pública, hoje em dia corro atrás do prejuízo, o professor só soube baixar aquele manual do governo de trezentas e tantas páginas, e disse para lermos e aí te vira!

SILVIA RAQUEL CASTANHOS SABAT

Silvia Raquel Castanhos Sabat

Bronze DIVISÃO 4, Analista Orçamento
há 13 anos Quinta-Feira | 31 março 2011 | 15:27

Lílian concordo com vc, acho que a partir do momento em que o profissional tem o seu registro, o Conselho deveria ter a preocupação de está capacitando, reciclando , enfim levando o contador a acompanhar todas as mudanças e as necessidades do mercado. Também tenho concepção, que nós devemos procurar nossa qualificação, capacitação, de forma constante, sempre atrás de novos aprendizados, áreas não muito exploradas ainda pela Contabilidade. ..Por exemplo, fiz na faculdade um trabalho sobre a contabilização e o tratamento fiscal dos créditos de carbono, um assunto pouco abordado, ainda em debate, mas que é algo certo para o futuro, pois trata do meio ambiente, que envolve recursos e valores que as entidades que lidam direto com o meio ambiente tem a necessidade de mensurá-los.

DANILO LIMA CHAVES

Danilo Lima Chaves

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 31 março 2011 | 15:35

Lilian, eu ainda acredito que a tendência é a prova se tornar cada vez mais difícil, pelo menos seria esse o bom senso. Os critérios de avaliação são até bastante tranquilos, quem faz concurso público sabe como é o esquema. Por exemplo, normalmente em provas temos pouco mais de 1 minuto para resolver cada questão, proibido uso de calculadora, número de questões e alternativas maior, menor tempo para resolver além de provas discursivas (para não falar de outras coisas)

Poderia-se até comparar com o próprio exame da OAB: índice de reprovação altíssimo, sendo uma prova realmente mais difícil.

Sobre o ano passado, não houve exame pois não havia tempo hábil, entre a entrada em vigor da nova lei, a contratação da banca e elaboração das provas, tem que haver todo um planejamento. Agora eu penso que as coisas vão se estabilizando..

"Uma longa viagem começa com um único passo." (Lao Tsé)
DANILO LIMA CHAVES

Danilo Lima Chaves

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 31 março 2011 | 15:37

Professores ruins: esse é um problema que realmente existe, nas mais variadas instituições. Não tem jeito, o aluno tem que correr atrás.

"Uma longa viagem começa com um único passo." (Lao Tsé)
Washington Luiz Nascimento da Silva

Washington Luiz Nascimento da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 31 março 2011 | 15:57

Sou totalmente a favor da realização do exame de suficiência, se não vamos eliminar todos os profissionais sem qualificação pelo menos este numero será menor. Na sala de aula ficava completamente revoltado, pois tinha alunos que não sabiam fazer se quer uma regra de três simples, jogo de sinal entre outras coisas básicas, no dia de prova sentava no fundo da sala e a cola rolava solta, acho que muito mais que instituição de ensino, quem vai diferenciar o bom profissional do ruim vai ser o mercado de trabalho.

KELLY TATIANA SANTOS LIMA

Kelly Tatiana Santos Lima

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 31 março 2011 | 16:13

Então pessoal, tive muitos problemas na minha instituição de ensino também, apesar de ser uma instituição conhecida na Região do Grande ABC em São Paulo. Hoje em dia, estou correndo atrás de cursos para me especializar, pois a Receita Federal, os Conselhos de Contabilidade, a CVM estão se direcionando para a Contabilidade Internacional.
Hoje em dia, encontramos muitos escritórios não preparados para atender as novas mudanças, contadores que não respeitam as novas regras por não conhece-las.
Acho que esse exame deveria ter sido aplicado para todos os Bel. em Ciências Contábeis formados desde 2004. Afinal, deveriam testar a todos.

Tabata Roque

Tabata Roque

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 31 março 2011 | 16:31

Concordo com o Washington, o mercado de trabalho realmente vai direcionar quem é o bom profissional, quem tem capacidade, porque sinceramente tem alguns professores que não tem capacidade para dar aulas, como tem aqueles que são excelente.

Seria bom tem disciplinas voltadas para a pratica, Debito e Credito de imposto, como realmente funciona cada imposto, como que é aplicado, enfim essas coisas.

Tabata Roque.
DANILO LIMA CHAVES

Danilo Lima Chaves

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 31 março 2011 | 16:39

Mas em contabilidade, aprende-se mesmo é com a prática. Experiência em empresas, aprendizado contínuo.. é isso que complementa a teoria que foi ensinada em sala de aula.

"Uma longa viagem começa com um único passo." (Lao Tsé)
Giselle R.

Giselle R.

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 31 março 2011 | 20:58

Pessoal,

para quem tinha o registro provisório em Minas Gerais até o dia 31/12/2010 NÃO PRECISA MAIS SE PREOCUPAR COM O EXAME DE SUFICIÊNCIA.

Como o CRC - MG ficou em recesso no final do ano o prazo para adquirir o registro definitivo FOI PRORROGADO para o dia 20/04/2011.

DANILO LIMA CHAVES

Danilo Lima Chaves

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 31 março 2011 | 21:06

Muito bem, boa notícia!

E, como amanha é sexta feira, quem sabe não tenhamos o gabarito oficial pra decidir tudo de uma vez!

"Uma longa viagem começa com um único passo." (Lao Tsé)

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 13 anos Sexta-Feira | 1 abril 2011 | 09:01

Tópico trancado por motivo de piadas e bate papos.







1 de abril. DER, que nada v...
Pior q um tópico que eu tava lendo foi trancado por esse motivo hehe

Myrla Raianne Ferreira dos Santos

Myrla Raianne Ferreira dos Santos

Bronze DIVISÃO 4, Analista Financeiro
há 13 anos Sexta-Feira | 1 abril 2011 | 11:36

Boa tarde a todos.......... Antonio Carlos, tem um Professor que está colocando todas as questões resolvidas e justificado todas as respostas, sinceramente foi o q de melhor vi até o momento, e melhor ainda, pelas respostas dele justificadas, eu passei, e não é 1º de abril rsrsrsrsrs, no mais acompanhem as correções dele, Prof. Chistian Abrão de Oliveira, e depois retorne falando o q vc e os demais acharam.

antonio carlos dos santos

Antonio Carlos dos Santos

Bronze DIVISÃO 4, Agente Administrativo
há 13 anos Sexta-Feira | 1 abril 2011 | 12:07

Myrla, estou acompanhando tb, pela correção dele fiz somente 23 certas estou dependendo duas anulações nesse exame para que eu seje aprovado caso o gabarito do prof esteje correto. Como é gabarito extra oficial aindo tenho esperança nas questões 30 eu marquei a letra C e na questão 11 marquei letra C e na questão 49 marquei letra C. Vamos aguardar o gabarito oficial. E Voce marcou o que nestas questões ???

Página 14 de 36

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.